Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2019 – 20-10-2019 – Lição 3: A cura do coxo e seus efeitos

17/10/2019

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

Atos 3.6

Texto bíblico

Atos 3.1-16

1 Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.

2 E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

3 Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.

4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

5 E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.

6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.

8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;

10 e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.

11 E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.

12 E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?

13 O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.

14 Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.

15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.

16 E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

Nessa lição vamos estudar a passagem que revela uma cura sem ouro e prata, somente pelo precioso sangue de Cristo. Foi pelo precioso sangue de Cristo que aquele coxo firmou os tornozelos, não era por causa dos apóstolos que estavam subindo ao templo, mas sim, pelo que estava dentro deles, ou seja, o Espírito Santo da verdade.

Todos os dias se deparar com a mesma situação era comum na vida daquele homem, até aparecer pessoas usadas por Deus para alterar aquela condição.

Por isso, você e eu podemos ser os que serão usados por Jesus para levar a salvação, felicidade e outras coisas semelhantes que somente o nosso Mestre pode proporcionar por intermédio da minha e sua vida.

Vamos a lição!

I–UM COXO À PORTA DO TEMPLO

1 –Uma porta chamada Formosa

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Essa é uma passagem bíblica bem conhecida por todos nós. O que conseguimos ver sem nenhuma dificuldade é justamente a demonstração do poder do Espirito Santo através apenas da fé daqueles homens. Mas vamos mais a fundo nos detalhes dessa passagem.

Que porta era essa? E onde ela ficava?

Essas perguntas são bem difíceis de responder, pois não se sabe exatamente qual das portas do Templo era chamada “Formosa” naquela época, impossibilitando sua localização precisa. Isso ocorre porque faltam informações detalhadas sobre a área do Templo após a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.

No capitulo três do livro de Neemias é descrita a reconstrução das doze portas do templo de Jerusalém, mas a porta Formosa não aparece, pelo menos com esse nome. A menção a essa porta, só aparece no livro de Atos dos apóstolos. O historiador Flávio Josefo, relaciona formosa como sendo a mesma “Porta de Jafa” ou “Porta Velha” no exterior do templo, uma pré-porta de acesso ao pátio das mulheres.

Assim, diante das dificuldades, os estudiosos apresentam pelo menos três possibilidades como alternativa para a localização da Porta Formosa.

  1. A Porta Formosa seria a também chamada Porta de Susã, localizada na muralha externa a leste do Templo. A Porta de Susã ficava próxima ao Pórtico de Salomão, do lado de fora do Pátio dos Gentios.
  2. A Porta Formosa seria uma porta que dava acesso ao Pátio das Mulheres quando se estava vindo do Pátio dos Gentios, ficando então localizada a leste do Pátio das Mulheres na muralha interna.
  3. A Porta Formosa era uma porta localizada entre o Pátio das Mulheres e o Pátio dos Homens, portanto situada numa área ainda mais interior no Templo. Essa porta também é chamada de Porta de Nicanor, apesar da segunda opção apresentada acima também ser chamada pelo mesmo nome.

Das três possibilidades apresentadas, a menos provável é a última opção, pois a narrativa de Lucas relata que, após ser curado, o homem coxo acompanhou os apóstolos Pedro e João para dentro dos pátios do Templo.

E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. Atos 3.8

Entre as opções 1 e 2, a segunda possui vantagem, e boa parte dos estudiosos entende então que a porta oriental é a Porta Formosa mencionada no livro de Atos.

2 –Uma vida de exclusão

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada