Buscar no blog
27/12/2017
Este post é assinado por: Rafael Cruz
Texto do dia
Texto bíblico
INTRODUÇÃO
A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog! É com grande alegria que chegamos ao fim de mais um trimestre, pela graça de Deus, e ao final de mais um ano.
Durante todo esse último trimestre apreendemos e vimos que Cristo deixou o seu legado para que continuássemos a realizar a sua obra e a proclamar o Evangelho. Assim como os discípulos vieram após Jesus, nós temos a mesma missão de continuidade na sua obra.
Como Seguidores de Cristo, vimos a necessidade de:
E para combatermos isso e muito mais, é necessário que o ensino Cristão seja cada vez mais divulgado e disseminado nas escolas, redes sociais e nos meios de comunicação.
É sobre isso que vamos falar nessa última lição.
I – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO NAS ESCRITURAS
1 – Israel e o ensino hereditário e permanente
Como podemos ver na Bíblia, o ensino hereditário sempre foi prioridade. Toda a Lei que Deus tinha entregue ao povo, deveria ser passada de pai para filho. A criança crescia sabendo da relação especial que o seu povo tinha com Deus e a importância de servi-lo. Além da parte religiosa, a história do povo judeu tinha uma importância muito grande, pois era baseado nela que a criança crescia com os princípios de família e enriquecia sua fé toda vez que as práticas familiares eram realizadas (festas) relembrando sempre o que Deus já tinha feito pelo povo (Páscoa, por exemplo).
Esse ensino judaico que é feito desde o berço, hoje pode ser comprovado o quão ele é eficaz. A psicologia moderna descobriu e demonstrou que um bebê começa a absorver impressões duradouras que moldarão sua personalidade e permanecerão com ela por toda a vida — conceito que o rei Salomão ensinava há mais de 2800 anos. Através de gerações, as mães judias faziam seus bebês adormecerem através da entoação de canções que exaltavam a beleza da Torá.
A palavra hebraica Chinuch significa muito mais do que simplesmente educação no sentido de dar à criança fatos e números para serem assimilados. Chinuch significa moldar o caráter da criança e guiá-la, passo a passo, pelos caminhos que a ajudarão a torná-la uma pessoa íntegra e um bom judeu em sua totalidade.
2 – Educação contracultural
Num período da Roma antiga, era costume dos pais romanos serem os primeiros educadores de seus filhos. Na primeira infância (até os seis anos de idade) a criança era educada pela mãe e, depois, era passada para os cuidados educacionais do pai. Nos tempos do Imperador Tibério, a criança, depois dos sete anos, ia para a escola do ludimagister aprender as primeiras letras; aos doze anos, frequentava a escola do grammaticus (lugar onde aprendia geografia, história, gramática etc.) e, a partir dos dezesseis anos, ela frequentava a do lector (nível superior).
A semelhança dos pais da Roma antiga, os pais cristãos também enviam seus filhos para a escola. Com isso é necessário acompanhar a vida estudantil dos filhos, pois é na escola que eles serão confrontados com aquilo que aprenderam com os seus pais. Isso que podemos dizer de contracultura: ir contra os ensinos seculares que estão em desacordo com aquilo que nós sabemos que é a verdade.
Não existe educação neutra. O ato de educar dentro do espaço escolar sempre corresponderá a ideologias. Para o pensamento político esquerdista, a moral judaico-cristã é um impedimento a ser removido do caminho a qualquer preço. Cabe a nós perguntar sistematicamente aos filhos o que ensinam os professores e analisar os livros didáticos, pois isso são atitudes indispensáveis nessa guerra pela educação de nossas crianças e preservação dos valores eternos no coração delas.
O link do vídeo abaixo é um pouco comprido, mas vale a pena você assistir.
https://www.youtube.com/watch?v=hZedGrgn2nc&feature=youtu.be
Por Rafael Cruz
COMUNICADO IMPORTANTE
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…
Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.
Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.
Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.
Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).
Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias