Buscar no blog

CPAD Jovens – 4 Trimestre 2019 – 15-12-2019 – Lição 11 – A cura de um coxo de nascença

13/12/2019

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO DO DIA

“Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.” (At 14.10)

TEXTO BÍBLICO

Atos 14.1-13

1 E aconteceu que, em Icônio, entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo, que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas também de gregos. 

2 Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios. 

3 Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. 

4 E dividiu-se a multidão da cidade: uns eram pelos judeus, e outros, pelos apóstolos. 

5 E, havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem, 

6 sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e para a província circunvizinha; 

7 e ali pregavam o evangelho. 

8 E estava assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o seu nascimento, o qual nunca tinha andado. 

9 Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, 

10 disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. 

11 E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. 

12 E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio, a Paulo, porque este era o que falava. 

13 E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  1. MOSTRAR como se deu a expansão do Evangelho, principalmente entre os gentios;
  1. DESTACAR a cura do coxo;
  1. REFLETIR acerca da reação da multidão diante do milagre da cura.

INTRODUÇÃO

Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

Espero que tudo esteja bem com vocês.

Durante o ministério terreno de Jesus foram escolhidos 12 discípulos para aprenderem diretamente do Mestre.

Todos foram preparados para continuar o trabalho que Jesus fez na Terra, pois além de aprenderem a teoria, tiveram inúmeras experiências práticas.

Tais discípulos foram responsáveis pela pregação do Evangelho após a morte e ressurreição de Jesus, mais precisamente, após a descida do Espírito Santo em Atos 2.

Após a escolha dos 12, o Senhor apareceu a Paulo, considerado o último dos apóstolos, pois teve uma experiência pessoal com Jesus, ainda que diferente dos demais.

Paulo foi o grande responsável pela evangelização dos gentios, ou seja, dos povos que não eram judeus.

Paulo recebera este chamado do próprio Jesus e foi fiel em tudo até o fim de sua vida.

Vamos ler um texto:

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome”. AT 9.15,16 – ARC) 

O capítulo 9 do livro de Atos nos mostra a conversão de Saulo de Tarso.

O Senhor apareceu a ele, que se converteu e foi orientado a procurar um homem chamado Ananias.

E a passagem que lemos anteriormente fala sobre o que Jesus disse sobre Paulo a Ananias.

A mudança de Paulo foi sobrenatural! Um homem que perseguia os discípulos de Cristo, após converter-se, torna-se um perseguido por pregar que a salvação viria de Jesus.

Paulo foi escolhido para levar o nome de Jesus entre os gentios, reis e os filhos de Israel.

Por causa deste texto e do trabalho de Paulo entre os gentios, ele foi conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.

Através de Paulo, o Evangelho foi pregado em muitos locais no mundo, durante as três viagens missionárias que ele realizou.

Aproveite para conversar com seus alunos sobre o que Jesus pode fazer através de uma pessoa que se coloca verdadeiramente à disposição Dele.

Como dizia um certo pastor: “Um homem cheio de Deus é como uma bomba atômica no inferno”.

1 – A EXPANSÃO DO EVANGELHO

1.1 – Icônio, Listra e Derbe

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

A Bíblia nos mostra como foi feito o trabalho missionário de Paulo.

A partir do capítulo 13 do livro de Atos, as conhecidas viagens missionárias de Paulo foram realizadas e isto trouxe muitas almas para o Reino de Deus.

Vamos ler o que a Bíblia nos mostra:

“Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram”. (At 13.1-3 – ARC) 

A cidade de Antioquia era um tipo de base missionária de Paulo, pois suas viagens tiveram como ponto de partida esta cidade.

Era a terceira maior cidade do Império Romano e também do mundo, com uma população estimada em mais de meio milhão de habitantes, depois de Roma e Alexandria. Cresceu a ponto de se tornar o principal centro comercial e industrial da província romana da Síria. Era considerada como a porta para o Oriente.

É interessante como Deus faz as coisas de forma perfeita.

Por ser um cidadão romano, Paulo tinha acesso a qualquer cidade do império com grande facilidade.

O nome hebraico do apóstolo era Saulo (do grego Shaul, como o primeiro rei de Israel) e seu nome romano era Paulo (do latim Paulus).

Com este nome e a comprovação de sua cidadania, ele tinha livre acesso a qualquer lugar.

Deus sabia que Paulo tinha esta condição. O Senhor sabe todas as coisas, sendo o grande arquiteto do universo.

Existe um texto no livro de Jó que nos mostra isto, vamos ler:

Então, respondeu Jó ao SENHOR e disse:
“Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido”. (Jó 42.2 – ARC) 

Se nos colocarmos nas mãos do Senhor Ele pode fazer coisas grandiosas através da nossa vida.

Voltando ao tema, de Antioquia Paulo e Barnabé foram para Selêucia e depois para Chipre. Salamina e Pafos eram cidades de Chipre.

O que precisamos deixar claro para os alunos é que em cada lugar por onde os discípulos passavam, a salvação era anunciada e o Senhor operava maravilhas.

A Bíblia relata a viagem para outra Antioquia, conhecida como Antioquia da Psídia e era nesta região que ficavam as cidades de Icônio, Listra e Derbe.

Haviam duas cidades com o nome Antioquia e este nome foi dado em homenagem a Antíoco, rei da dinastia Selêucida.

1.2 – Muitos creram na pregação de Paulo e Barnabé

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

A pregação genuína do Evangelho é acompanhada de salvação, porque este é o propósito do Evangelho, buscar e salvar os que se haviam perdido.

Vamos ler um texto:

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”. (Rm 1.16,17 – ARC) 

O Evangelho de Jesus Cristo é poder de Deus para trazer salvação.

É preocupante ouvir mensagens que tratam de vários assuntos, menos de Jesus.

É triste ouvir pregadores que detém conhecimento sobre vários assuntos, menos sobre a Bíblia.

A mensagem pregada por aqueles dois homens foi simples, mas era a Palavra de Deus.

Converse com os jovens e pergunte a eles como tem sido as mensagens que eles têm ouvido, quais os assuntos abordados e veja se estão ocorrendo conversões.

“E aconteceu que, em Icônio, entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo, que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas também de gregos”. (At 14.1 – ARC) 

Creu uma grande multidão…

O que está acontecendo com nossos pregadores?

Lemos nos cartazes das festividades de jovens expressões como “grande avivamento”, “milagres”, mas o que acontece não é isto.

Todo avivamento foi precedido pela pregação da Palavra e logo após uma grande salvação de almas.

Que Deus tenha misericórdia de nós…

1.3 – Muitos rejeitam a pregação de Paulo

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada