Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 08/07/2018 – Lição 2: O propósito dos milagres no ministério de Jesus

05/07/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20.31

Texto bíblico

Lucas 4.14-24 

14 Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.

15 E ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado.

16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

19 a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

20 E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

21 Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

22 E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José?

23 E ele lhes disse: Sem dúvida, me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo o que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum.

24 E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Vimos na aula passada o significado de milagre, os perigos que rondam o milagre e o contraste da religiosidade com o verdadeiro evangelho.

Os milagres não designam simplesmente a capacidade de Jesus fazer maravilhas, mas sim o messiado de Cristo. O objetivo do ministério de Cristo não era realizar milagres e sim buscar e salvar o que se havia perdido.

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10

I – A EXPECTATIVA JUDAICA 

1 – O chamado de Abraão e o povo da promessa

Para compreendermos com mais clareza o propósito dos milagres realizados por Jesus, vamos explorar aqui a história do povo de Israel.

Tudo começou quando Deus chamou um homem chamado Abraão e prometeu dar uma terra aos seus descendentes, que seriam o seu povo especial. Essa terra seria Canaã, onde Abraão viveu como estrangeiro pelo resto da vida.

Abraão teve um neto chamado Jacó, que teve seu nome mudado por Deus para Israel, que significa “ele luta com Deus”. Israel teve 12 filhos que deram origem às 12 tribos de Israel. Muito tempo depois, a terra de Canaã também teve seu nome mudado para Israel.

A família de Jacó passou 400 anos no Egito e se tornou um grande povo, apesar de ser escravizado. Pela mão de Moisés, Deus tirou os israelitas do Egito e os levou através do deserto para a terra prometida. Nesse tempo, Deus deu sua Lei aos israelitas, ensinando-os a viver de maneira diferente de outros povos.

40 anos depois, liderados por Josué, eles conquistaram Canaã e se estabeleceram no território. Vários outros povos moravam no território de Israel e houve muito conflito. Mas, após alguns séculos, os israelitas se tornaram o povo dominante da região.

2 – O propósito de Israel

Após a libertação do povo da escravidão do Egito, Deus usa Moisés para deixar claro ao povo o seu papel na história da humanidade.

A frase “reino sacerdotal e o povo santo”, escrita no original com apenas quatro palavras hebraicas – mamlechet Kohanim v’goy kadosh – se tornou a menor, a mais simples e a mais desafiadora tarefa do povo de Deus.

A primeira parte desta frase fala de um “reino de sacerdotes”. De fato, o sacerdócio não foi atribuído a todo o povo, mas era uma tarefa dada por Deus a Arão e seus filhos.

Podemos então definir que assim como os filhos de Arão traziam o sacerdócio para os filhos de Jacó, de forma semelhante os Israelitas eram verdadeiros sacerdotes em relação ao restante da humanidade.

Este é o nosso sacerdócio, de buscar de Deus por meio da Sua palavra e ensinar ao mundo o caminho do Senhor, para fazerem o que é justo é o que é correto.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9

3 – O fracasso de Israel em representar Deus e a expectativa judaica

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada