Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 –01/07/2018 – Lição 1: O que é milagre

28/06/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno,  levanta-te e anda. Atos 3.6

Texto bíblico

Atos 3.1-10 

1 Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.

2 E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

3 Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.

4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

5 E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.

6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.

8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;

10 e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Pela graça e misericórdia de Deus estamos iniciando mais um trimestre de estudos e edificação para as nossas vidas.

O assunto escolhido é: Milagres de Jesus – A Fé realizando o Impossível.

Importante falarmos sobre esse tema pois em algumas igrejas, os milagres já não acontecem com tanta frequência quanto era nos tempos antigos. Em detrimento de algumas que os milagres são escassos, outras já os utilizam como ferramenta de marketing para atrair mais membros.

Que possamos aprender nesse trimestre o que é milagre e seu real sentido na obra de Deus.

I – O MILAGRE 

1 – O que é milagre?

Vamos iniciar pela definição da palavra milagre. Segundo o dicionário: ato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis naturais; acontecimento formidável, estupendo.

Milagre provém de ‘mirācŭlu-‘, que significa prodígio, maravilha, coisa extraordinária.

Biblicamente falando, os milagres são descritos como sinais vindos da parte de Deus: a criação do mundo, a existência humana, a natureza com toda a sua beleza e todas as maravilhas que nossos olhos podem contemplar são obras admiráveis através das quais o criador testifica seu poder.

Uma outra descrição bem detalhada, podemos encontrar no Dicionário Bíblico Wycliffe:  É provável que a definição mais simples seja: Uma interferência na natureza por um poder sobrenatural (C. S. Lewis, Miracles, p. 15). Uma definição de Machen também é util.Um milagre é um evento no mundo exterior, que é trabalhado pelo poder imediato de Deus (J, Gresham Machen, The Christian View of Man, d. 117). Com isto ele quer dizer que uma obra divina é milagrosa quando Deus “não usa meios, mas utiliza o seu poder criativo, como o utilizou quando fez todas as coisas a partir do nada”. Em outras palavras, um milagre acontece quando Deus dá um passo para fazer algo além do que poderia ser realizado de acordo com as leis da natureza, do modo como a entendemos, e que na verdade pode estar em desacordo com elas e ser até uma violação delas. Além disso, um milagre está além da capacidade intelectual ou científica do homem.

Nos evangelhos temos 4 (quatro) palavras gregas que nos descrevem milagre. São elas:

  • Teras: Traduzido como maravilha, fala do caráter extraordinário de Jesus;
  • Semeion: Significa sinal. Simboliza a verdade celestial e indica a imediata conexão com um mundo mais espiritual e elevado;
  • Dynamis: Significa poder. Descreve um exercício de poder divino e demonstra o fato de que forças superiores penetraram e estão trabalhando neste nosso mundo inferior.
  • Ergon: Significa trabalho. Refere-se aos feitos miraculosos que Cristo veio realizar.

2 – A função do milagre

Vamos ver logo mais no tópico II da nossa lição que não saber o real propósito do milagre, acaba se tornando um grande perigo.

Muitas pessoas hoje estão procurando milagres por motivos egoístas. Querem curas físicas, mas não se preocupam com a saúde espiritual. Querem prosperidade, mas não buscam as riquezas eternas.

Durante o ministério terreno de Jesus, Ele usou os milagres para demonstrar sua divindade, para provar que era o Enviado de Deus, para sustentar o seu Messianato, para ministrar com compaixão às multidões necessitadas e como um auxílio na instrução e preparação de seus discípulos para o ministério.

Os milagres, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, serviram como testemunhos do agir de Deus em meio a um povo incrédulo, respaldando a mensagem dos Profetas e cumprindo em Cristo a função de autoridade, tão reivindicada por eles: “Mestre, dá-nos um sinal…”.

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada