Buscar no blog

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 30-09-2018 – Lição 14: Deus continua realizando milagres

25/09/2018

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Atos 5.12a

Texto bíblico

Marcos 16.15-20

15  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17  E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18  pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

19  Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.

20  E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor, querido leitor do nosso blog!

Chegamos, pela graça e misericórdia de Deus, na última lição desse abençoado trimestre. Vimos e estudamos alguns dos milagres de Jesus e no final de tudo veremos se eles ainda podem ser vistos em nossos dias.

Jesus claramente prometeu que sinais iam acompanhar crentes, mas seria para todos?

Jesus não prometeu todos os dons para todos os crentes. Não temos direito de acrescentar palavras que Jesus não usou. Se algumas pessoas expulsaram demônios e outras falaram em línguas enquanto ainda outras pegaram em serpentes ou beberam coisas venenosas, a palavra de Jesus foi cumprida. Os sinais citados acompanharam os que criam. No mesmo capítulo, o autor comenta sobre os apóstolos: “E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam” (Marcos 16:20).

Mesmo na época dos apóstolos, nem todos os crentes operaram estes sinais. Antes de Atos 6, somente os apóstolos realizaram milagres (Atos 2:43; 5:12). Enquanto algumas outras pessoas receberam alguns sinais, continuaram sendo ligados principalmente ao trabalho apostólico (2 Coríntios 12:12; Hebreus 2:3-4). Paulo claramente mostrou que nem todos recebiam estes sinais (1 Coríntios 12:28-30).

O importante é termos sempre a fé de que Deus ainda realiza milagres.

I – A CONTINUIDADE DA MISSÃO DE JESUS CRISTO PELA IGREJA

1 – A Grande Comissão

A obra de Jesus Cristo não terminou com ele. Ao subir ao céu, foi nos deixado uma missão para que o seu legado continuasse, agora realizado por nós. Jesus deu esse comando aos Apóstolos logo depois de ascender aos céus. Esse comando praticamente resume o que Jesus esperava que os Apóstolos, e os Seus seguidores depois dos Apóstolos, fizessem em Sua ausência.

O nome “Grande Comissão” não aparece na Bíblia. Mas o nome não é errado. Uma comissão é uma ordem para fazer alguma coisa. Jesus deu uma grande ordem aos discípulos, uma grande comissão.

Ser igreja é cumprir a Grande Comissão. Jesus não deu a Grande Comissão só aos apóstolos. Jesus mandou os discípulos fazer mais discípulos, que obedecem a todos os Seus mandamentos. Um desses mandamentos é fazer mais discípulos.

Se me amais, guardai os meus mandamentos. João 14:15

2 – Um elenco ou exemplos de sinais?

Muitas dúvidas surgem quando citamos esse texto, pois já pensamentos que acreditam que os sinais só foram nos tempos dos apóstolos e que com o fim deles, houve também o fim dos sinais. A isso chamamos de cessacionismo.

Um dos argumentos cessacionistas é que os dons espirituais descritos no Novo Testamento tinham a função de autenticar a mensagem apostólica. Por isso, segundo essa ideia, como o cânon bíblico fechou-se, não havendo mais novas revelações, eles não teriam mais razão para existir, pois já não há mais o que autenticar.

Segundo o argumento cessacionista, os sinais descritos nessa passagem eram autenticadores da pregação apostólica. Portanto, cessando a pregação apostólica, obviamente os sinais também cessariam.

Esses sinais existem, de fato, tanto para que os crentes, em sua vida concreta e em sua experiência direta com Deus, se confirmem na verdade, como para que os não crentes se convençam dela. A razão de existir dos sinais continua a mesma! Isso porque esses sinais não acompanham a mensagem dos apóstolos, mas a mensagem de Deus, sobre a qual os apóstolos se referiam. E se a mensagem de Deus permanece até hoje, os sinais que a acompanham permanecem também.

3 – A ascensão do Senhor e a cooperação divina

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada