Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 23-09-2018 – Lição 13: O milagre da mulher grega e siro-fenícia

19/09/2018

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Então, respondeu Jesus e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé.  Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a  sua filha ficou sã. Mateus 15.28

Texto bíblico

Marcos 7.24-30

24 E, levantando-se dali, foi para os territórios de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, queria que ninguém o soubesse, mas não pôde esconder-se,

25 porque uma mulher cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.

26 E a mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.

27 Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.

28 Ela, porém, respondeu e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.

29 Então, ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.

30 E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, pois o demônio já tinha saído.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

A história sobre a mulher Cananeia é uma lição de persistência, humildade, e de fé. Como é lindo ver o amor de uma mãe obstinada, que “luta” com Deus pela cura de sua filha. 

Conseguiremos observar uma mulher que se humilhou totalmente, chegando até se menosprezar para chamar a atenção de Jesus. Esse milagre vai nos ensinar que se buscarmos com afinco a presença de Deus, veremos as maravilhas de Deus sendo realizadas nas nossas vidas.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

I – JESUS ENTRA EM TERRITÓRIO PAGÃO

1 – Jesus entra em território pagão

É um momento crítico do ministério de Jesus, pois seus adversários, vindos a mando das autoridades eclesiásticas de Jerusalém, o estavam acusando de transgredir a tradição dos anciãos (não a lei de Moisés), e espalhando de que ele e seus discípulos eram imundos e profanos, pois não observavam as leis cerimônias, tais como o lavar as mãos.

Jesus faz então uma outra retirada pontual, desta vez para as regiões de Tiro e Sidom. Ali o mestre ficaria algum tempo para descansar destes embates, deixar que as animosidades esfriassem e planejar os próximos passos que daria na evangelização de Israel.

Tiro e Sidom estão situadas na Fenícia (atualmente, o Líbano). Estas cidades estavam localizadas ao norte da Galileia, aproximadamente entre 65 e 95 quilômetros de Cafarnaum e fazem parte da história desde antiguidade, quando os fenícios dominavam o mundo da navegação.

O propósito salvífico de Deus, por meio de Jesus, nunca foi exclusivista (apenas os judeus), mas sempre, desde as primeiras promessas redentivas, incluíam todos os povos. O salmista (87.4) declara em alto e bom som que chegaria o dia em que o povo de Tiro e circunvizinhança haveriam de usufruir das bênçãos messiânicas.
Esta profecia já começa a se cumprir quando as pessoas desta região invadem a Galileia para poderem ouvir os ensinos de Jesus e obterem a cura de suas enfermidades. Agora é o próprio Senhor Jesus quem se faz presente entre eles.

2 – Jesus queria “esconder-se”, mas não foi possível

Jesus estava tentando ficar oculto, sem ser encontrado por ninguém, por causa da perseguição dos ultra ortodoxos da seita dos Fariseus. O Mestre estava agindo na semelhança do Profeta Elias, que também foi para Sidom, para escapar da perseguição do rei de Israel, o rei Acabe.

Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 1 Reis 17:9

Mas mesmo se retirando, Jesus não conseguia ocultar-se. Pode-se colocar uma vela debaixo dum alqueire, mas não o sol.

Enchia-se toda a casa, onde Jesus estava. Assim foi também ali, não sabemos quem era o dono daquela casa, talvez um amigo dEle. De alguma forma a mulher siro-fenícia ficou sabendo onde ele estava.

Aonde a fonte da água chega, certamente, aqueles que tem sede vão até Ele. Assim foi, a mulher assim que tomou conhecimento sobre sua estadia, foi atrás.

3 – Uma mulher procura Jesus

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada