Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 16-09-2018 – Lição 12: A cura da mulher que tinha um fluxo de sangue

10/09/2018

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

Lucas 8.46

Texto bíblico

Marcos 5.25-34

25 E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue,

26 e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior,

27 ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta.

28 Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei.

29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.

30 E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes?

31 E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?

32 E ele olhava em redor, para ver a que isso fizera.

33 Então, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.

34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Quando no assunto em questão temos mulheres envolvidas, é sempre bom lembrar que aquela época era bem diferente da nossa.

A sociedade Judaica da época de Jesus e dos Apóstolos, já havia se afastado muito dos objetivos principais que os mandamentos da Lei de Deus tinham, quando foram revelados a Moisés no monte Sinai. A maioria dos Judeus tinham se tornados em religiosos extremamente envolvidos pela religiosidade da tradição oral, a chamada “lei oral”, ou “tradição dos anciãos”.

Passaram a discriminar as mulheres de uma forma muito intensa, que não se comparava a nenhuma nação vizinha a Israel, naquela época. A mulher era vista como fonte de “contaminação”, por causa de seu período menstrual.

Os homens, e mesmo outras mulheres, evitavam a todo custo de tocar em uma mulher, ou em qualquer objeto tocado por uma mulher, pois ela poderia estar no seu período menstrual e “transmitir impureza”.

Então o que para nós parece um milagre ‘simples’, naqueles dias foi uma grande demonstração de fé, ousadia e coragem daquela mulher.

I – UMA ATITUDE OUSADA DE ALGUÉM QUE PADECIA

1 – Um sofrimento que já durava doze anos

A Bíblia nos garante que o período total da doença dessa mulher foram longos 12 anos. Durante todo esse tempo ela já tinha gastado todos os seus bens com médicos, buscando a cura, sem sucesso. Certamente esta mulher vivia mais reclusa em casa do que as outras mulheres.

A perda contínua de sangue causa muita fraqueza no enfermo. Entretanto, a dor maior era talvez não da doença física, mas da doença social. Não poder se confraternizar, viver sem amigos, não poderia se casar. A própria família evitaria contato com ela, pois eram todos religiosos. E solitária, os anos iam se passando.

Assim a mulher do fluxo de sangue, em uma busca incessante por sua cura, de médico em médico, em uma medicina baseada no empirismo, que mal conhecia a anatomia humana, pois a lei cerimonial não permitia que se tocasse em mortos, mesmo que fosse para estudar o corpo humano.

A Mulher do Fluxo de Sangue permaneceu nessa luta por doze anos. Reclusa em casa, pois poderia ser apedrejada se tocasse as pessoas na rua. Porém quando ouviu falar que o messias prometido, Jesus, estava por perto, a fé genuína se acendeu no seu íntimo.

2 – Uma ousada atitude

Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã. Mateus 9:21

Ela, na sua aflição, toma uma decisão de ir até Jesus. E decide enfrentar a multidão, o preconceito, não se deixa vencer pela discriminação, pelos apontamentos de dedos, porque ela descobre que há alguém em quem pode confiar.

Certamente aquela mulher já tinha ouvido falar de Jesus e em todos os seus feitos e era uma conhecedora da Palavra de Deus. Em Malaquias temos:

Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. Malaquias 4:2

No original Hebraico a palavra ASA tem o mesmo significado para ‘extremidade das roupas’, ou seja, ‘irá trazer a cura na extremidade das roupas’.

A mulher do fluxo de sangue reconheceu aquilo que uma nação inteira de religiosos não conseguiu enxergar.

E compreendeu que aquela profecia falava de Jesus Cristo, e ao se deparar com Ele, se prostrou, em uma atitude de humildade, e tocou na orla, nas extremidades de suas roupas.

3 – O porquê de a mulher ter tomado aquela atitude

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada