Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 09-09-2018 – Lição 11: A cura do homem que tinha uma das mãos mirrada

06/09/2018

Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do Dia

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E eles calaram-se.

Marcos 3.4

Texto bíblico

Marcos 3.1-6

1 E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.

2 E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.

3 E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio.

4 E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E eles calaram-se.

5 E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a mão, sã como a outra.

6 E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Chegamos a mais um milagre de Jesus, onde esse vem acompanhado de vários confrontos de Jesus com os fariseus, visto que, eles faziam isso para poder pegar Jesus em alguma palavra a fim de entrega-lo a ser preso.

Mesmo diante de um cenário tão difícil e em meio a contritos, Jesus não se intimida, mostra seu poder e realiza o milagre da a cura do homem que tinha uma das mãos mirradas.

I – OS FARISEUS À ESPREITA DE JESUS

1 – A frequência do Senhor nas sinagogas

Era sábado quando Jesus entrou na Sinagoga, provavelmente situada em Cafarnaum. O sábado para o judeu tem um significado muito importante, mais importante que o domingo para nós cristãos. É mais importante que a sexta-feira para os mulçumanos.

Do ponto de vista dos fariseus e judeus, guardar o sábado era lembrar-se do que Deus havia feito, fazendo memória, uma forma de honrar toda a obra do Senhor.

De fato, a palavra Sábado, em hebraico, é “shabbat” e vem do verbo “cessar”, “parar” (de fazer alguma coisa). Significa aquilo que nós exprimimos com o verbo “guardar” lembra o “cuidar” e o “recordar”.

Porém, Jesus quando vem, de forma alguma quer ab-rogar a lei, mas cumprir (Mateus 5.17). Isso significa que Deus não veio desrespeitando o sábado dos Judeus, mas provou que até do sábado ele é Senhor (Mateus 12.8).

Cristo não queria que os fariseus tomassem apenas o sábado dizendo que naquele dia “santificado” ia adorar ou dedicar ao Senhor, más Ele queria que todos os dias fossem assim, ou seja, não adianta guarda um dia se todos os outros são sem dedicação a Deus. Isso pode ser claramente explicado pelo seguinte texto:

Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Gálatas 4.10

2 – Jesus destaca a presença de um homem “invisível”

Mirrada significa literalmente seco, ou seja, aquele homem tinha uma das mãos secas, como se tivesse sem carne humana nela, Lucas 6.6 nos revela que era a mão direita.

A vida daquele homem não era normal, para o judaísmo, qualquer que fosse a enfermidade era sinal que você estava errado ou tinha feito algo para Deus. Com isso, imagine por onde ele passar ser lembrado que “estava em pecado”.

O mesmo, não tinha acesso livre a todos os locais, pois, aqueles que eram acometidos por enfermidades não podiam entrar em qualquer lugar. Provavelmente, esse homem ou estava do lado de fora ou em um canto da sinagoga, o mais recomendável é que fosse do lado de fora, pois naquele tempo dentro de sinagogas, não podia entrar enfermidade.

Apesar da vida dele não ser boa, apesar de não ter acesso a tudo, apesar de nem mesmo conseguir ver os ensinamentos de Cristo naquele dia perto dele, Deus foi capaz de olhar e ver a situação que vivia.

3 – Os fariseus acompanham os passos de Jesus

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada