Buscar no blog
08/05/2019
Este post é assinado por Rafael Cruz
Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis 2.24
Gênesis 2.21-25
21 Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Paz do Senhor querido leitor do nosso site!
O sexo é uma dádiva divina. Foi algo que o Senhor deu aos homens com o fim primário da procriação, porém dotou ao homem com capacidade de ter prazer no sexo. Muitas vezes pessoas casadas possuem uma sensação interior que o sexo é algo impuro. Entretanto, dentro do casamento não é. É bom que se diga que o sexo é uma dádiva divina e prazerosa para ser desfrutada no casamento.
Existe um pensamento antibíblico e que traz muita culpa é de que o pecado original do homem foi o sexo, e que o fruto foi a maça, dando a este uma conotação sexual. O pecado original foi a desobediência de Adão e Eva em comerem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e não o sexo.
Dr. Gaye Wheat em seu livro “Sexo e intimidade” nos diz: “Você tem permissão de Deus para desfrutar do sexo dentro do casamento. Foi ele que inventou o sexo; foi Ele quem teve a ideia em primeiro lugar”.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com
Adão (do hebraico “vermelho”, adom), termo similar ao usado para designar ‘terra’ (hb. ‘adama), foi assim chamado pois Deus criou o homem do barro, da terra.
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7
O verbo yatsar ‘formou’ sugere o trabalho de um artesão moldando a sua obra em barro. Deus se envolveu pessoalmente com a criação do homem, enquanto modelava o corpo humano do barro, e após, soprou em suas narinas o fôlego de vida. Diferentemente de todo o restante da criação, onde Deus simplesmente utilizara o termo ‘haja’, com o homem o Senhor demonstra profunda consideração e planejamento.
O Eterno emprega a frase ‘façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança’. Deus estabelece um padrão moral altíssimo para o ser humano, padrão referenciado e assemelhado ao próprio Deus. Agora havia chegado o momento ápice de toda obra criadora, tudo que foi criado anteriormente era destinado a comportar, sustentar e manter a vida da joia prima da natureza.
Adão era o único ser em que Deus utilizou a sua própria imagem, uma criatura feita para refletir a sua glória. Deus colocou o homem na terra como o símbolo vivo dele mesmo, para representar o seu reino e o seu domínio, pois nós segundo à sua imagem, somos o Seu reino, o reino de Deus está em nós. E nós fomos feitos conforme à sua semelhança, ou seja, somos o reflexo da majestade divina na terra. Deus criou um ser pessoal, com objetivos, com propósitos bem claros e definidos.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com
Como diz o conhecido Pastor Claudio Duarte: ‘O homem tem uma cabeça cheia de caixa, compartimentos, já a mulher tem uma cabeça cheia de fio desencapado, um encostando no outro, ligando várias coisas ao mesmo tempo’. É assim mesmo, Deus nos criou diferentes homem e mulher, com um simples objetivo: nos completarmos.
O homem é um ser racional e a mulher um ser emocional. Isto não significa dizer que as mulheres são menos inteligentes do que os homens; apenas que os homens pensam e agem diferente. Está provado que elas são tão inteligentes ou mais que os homens. Da mesma forma, não quer dizer que os homens são seres sem emoções. O homem é um ser emocional tanto quanto a mulher, mas, na maioria das vezes, é a razão quem guia suas atitudes. Logo, a mulher é um ser racional tanto quanto o homem, mas na maioria das vezes, permite que as emoções a controlem.
Essas diferenças podem ser bem acentuadas quando falamos na área sexual. O homem é estimulado principalmente pela vista. Apenas um olhar é suficiente para que tudo comece a acontecer. Basta ver a esposa trocar de roupa para que os estímulos sexuais o coloquem em estado de alerta. Mesmo que o homem nem esteja pensando em sexo, uma rápida olhada, um pequeno gesto ou um pequeno descuido da mulher ao sentar-se, já basta para excitá-lo.
Já com a mulher, o estímulo vem pelo tato, por exemplo. Ela precisa ser tocada e acariciada para que o processo de excitação sexual se inicie; para ela não basta ver. Além do tato, a mulher é estimulada pelo ouvir: uma palavra de carinho faz com que a mulher comece a pensar na possibilidade da relação sexual e aciona o processo de excitamento. O olfato é outro sentido que deve ser levado em consideração no estímulo sexual. O discreto perfume do marido excita a mulher e a leva ao desejo. Como um ser emocional, a mulher é também estimulada pelas emoções. Para ela, não basta apenas receber um beijo interessado no fim do dia ou um elogio mecânico e programado. Ela precisa estar completamente bem emocionalmente para que a relação tenha a sua participação efetiva.
Toda a criação envolvendo o homem e a mulher nos ensina a importância sobre o relacionamento conjugal.
Por Rafael Cruz
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias