Buscar no blog
16/05/2018
Este post é assinado por Rafael Cruz
Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos.
(1 Tessalonicenses 5.15)
1 Tessalonicenses 5.12-22
12 E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
13 e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
14 Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos e sejais pacientes para com todos.
15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos.
16 Regozijai-vos sempre.
17 Orai sem cessar.
18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19 Não extingais o Espírito.
20 Não desprezeis as profecias.
21 Examinai tudo. Retende o bem.
22 Abstende-vos de toda aparência do mal.
A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!
Chegamos ao último capítulo da primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses, onde depois de diversos ensinos e admoestações, vemos Paulo dando conselhos preciosos para aqueles irmãos. São conselhos simples, mas que todo cristão e toda igreja têm que ponderá-los cuidadosamente.
Após falar da volta de Cristo, Paulo traz um ensino recomendando que a igreja deve amar sinceramente aqueles que a dirigem. Homens e mulheres que estão à frente do trabalho, muitas vezes entregando suas vidas e saúde pelo bem-estar da igreja, devem ser continuamente amados e respeitados.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4:11,12
Para adentrarmos no assunto de constituição de líderes na igreja, precisamos saber que para estar nessas posições é necessário ter o dom dado por Deus para isso. Então vamos falar aqui sobre os dons ministeriais.
Dom, no grego, é “charisma”, o que literalmente significa: “presente oferecido de boa vontade”. O apóstolo Paulo chamou de charisma um revestimento especial espiritual para a vida da comunidade e o serviço no reino de Deus. Ele usa esse termo 16 vezes nas suas cartas.
No grego a palavra “Apostellein”, ou seja, “Apóstolo”, significa “aquele que é enviado”, “mensageiro” ou “embaixador”, aquele que representa a quem o enviou.
No sentido primário em que a Bíblia usa a palavra, o profeta, do hebraico נָבִיא (nabí), era uma pessoa que estava no conselho do Senhor, que ouvia a Sua palavra e que como resultado, falava o que vinha da boca do Senhor e o fazia com verdade. A palavra grega “prophetes”, significa “aquele que expõe”, “fala sobre certo assunto”, que vem de Deus.
Evangelista é o que proclama as boas novas, do grego “Euaggélion“. Obedecendo a ordem de Jesus Cristo, o evangelista anuncia a palavra de Deus ao mundo apresentando o único caminho para a salvação eterna.
Não existe um significado real da palavra Pastor, mas pode-se dizer pela tradição linguística do povo hebreu que Pastor é “aquele que vê”. Ele enxerga além do que suas ovelhas enxergam e por isso, as conduz, protege e as alimenta. A figura do pastor deve ter como modelo o próprio Jesus Cristo, qualificado como “o bom pastor”.
Mestre vem do latim “magister” e do hebraico “Rabino ou Rabbi“, significa “professor de grande saber“, “perito ou versado” em qualquer ciência ou arte. O mestre nem sempre é um pastor, ele pode ensinar em um seminário, instituto bíblico, classe de escola bíblica, estudo nos lares, grupos familiares, etc.
Com isso vemos que é Deus que constitui lideres sobre a igreja para que ela cresça e frutifique. Não adianta você querer ser pastor, se o seu dom é para ser evangelista. Com o governo certo, a igreja cresce e o nome do Senhor é glorificado!
Se agora sabemos que a liderança é um dom dado por Deus, onde é Ele quem escolhe a pessoa para a execução de sua obra, podemos dizer com toda certeza que a obra é dEle!
É bom nós darmos uma ênfase que a obra é do Senhor, pois infelizmente, vemos muitos que se consideram os ‘donos da igreja’. A oportunidade vem, mas não querem saber da vontade de Deus, fazem com que as pessoas sigam seus pensamentos e suas vontades. Disso só vemos o resultado de tantos que abandonam o evangelho alegando terem sido enganados.
A igreja tem que ser guiada pela palavra de Deus e ser direcionada para o seu alvo: o Reino de Deus. O verdadeiro evangelho tem que ser pregado e não essa mensagem de triunfalismo humano, onde o ‘vem pra cá e pare de sofrer’ é mais importante que a palavra de salvação.
As pregações de hoje, em sua maioria, pouco falam das mansões celestiais, da Jerusalém celestial, da volta de Cristo, do alvo real da Igreja e dos cristãos que é deixar esta vida e habitar com o Senhor para sempre. Já é chegada a hora de nós, que já conhecemos e seguimos a Cristo há um bom tempo, despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. Romanos 13:11
Por Rafael Cruz
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias