Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 24/06/2018 – Lição 13: Conselhos para a vida

20/06/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

1 Tessalonicenses 5.24

Texto bíblico

1 Tessalonicenses 5.23-28 

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

25 Irmãos, orai por nós.

26 Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.

27 Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos.

28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém. 

 

2 Tessalonicenses 3.16-18 

16 Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós.

17 Saudação da minha própria mão, de mim, Paulo, que é o sinal em todas as epístolas; assim escrevo.

18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém! 

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!

Pela graça e misericórdia de Deus chegamos ao fim de mais um trimestre. Até aqui o Senhor tem nos ajudado.

Tenho convicção que tanto você professor, quanto você aluno, aprenderam muito nesse tempo em que estivemos juntos estudando as cartas de Paulo aos Tessalonicenses.

Agora no final, só nos resta agradecer a Deus e pedir que nos dê força para mais um trimestre a frente. Vamos a lição!

I – O DEUS QUE FAZ O EXTRAORDINÁRIO POR NÓS 

1 – Torna-nos santos

É de nosso conhecimento que o processo pelo qual passamos ao aceitarmos a Cristo segue na ordem: Justificação (aceitamos o sacrifício na cruz e somos justificados pela fé) e a Santificação, pois uma vez os pecados perdoados precisamos ter uma vida reta e integra perante Deus.

A palavra “Kadosh” (santo) significa algo que é “outro” (diferente) – o oposto daquilo que é comum. A palavra vem carregada de um sentido de santidade e consagração.

Contudo, nós precisamos separar o que é santidade, daquilo que só tem aparência de santidade.

Assim como os Fariseus na época de Jesus, ainda hoje muitas pessoas tentam demonstrar sua santidade através das roupas que vestem, das músicas que ouvem, dos programas que assistem e dos lugares que frequentam ou deixam de frequentar. Porém, quem geralmente tenta demonstrar uma santidade através de usos e costumes acaba se esquecendo de que a santidade ensinada pela Bíblia não é algo para ser exibido e muito menos feito para se receber elogios.

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. Efésios 5:8-10

Andar em santidade é não se deixar dominar pela inveja, orgulho, egoísmo, cobiça, ganância, raiva, incredulidade, medo, preguiça, mentira, idolatria, vícios, ou qualquer outro tipo imoralidade e depravação, principalmente na área sexual, como libertinagem, promiscuidade, lascívia (sensualidade), fornicação, masturbação e pornografia.

Santidade é a separação e afastamento do mal em todos os aspectos, sejam das vontades da nossa carne, sejam dos valores do mundo.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:15-17

2 – Dá-nos abundantemente sua graça

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

“A minha graça te basta” significa que a graça de Jesus é suficiente para nos sustentar, mesmo nos momentos mais difíceis. A graça de Jesus é mais poderosa que qualquer dificuldade. Podemos sempre confiar na graça de Deus.

O contexto desse versículo fala sobre o apóstolo Paulo, que tinha recebido visões do Céu mas depois tinha ficado com um espinho na carne, que o atormentava. Ele orou três vezes a Deus para que retirasse o espinho mas Deus lhe respondeu que a Sua graça lhe bastava. Assim Paulo aprendeu a encontrar alegria em Deus, mesmo no sofrimento.

Paulo descobriu que, em Jesus, até o sofrimento podia ser usado para seu bem. Sua dor aproximou-o de Deus e ajudou-o a confiar mais na graça de Deus. O exemplo de Paulo não significa que Deus quer nos fazer sofrer nem que Ele não vai nos livrar.

Nos tempos difíceis, podemos confiar que Deus vai fazer o melhor para nós, quer isso seja retirar o sofrimento ou usar o sofrimento para nosso bem. Para o crente, todo sofrimento é temporário mas a graça de Deus é para sempre.

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada