Buscar no blog

CPAD Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 17/06/2018 – Lição 12: Uma vida exemplar diante de Deus e dos homens

14/06/2018

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu. 2 Tessalonicenses 3.6

Texto bíblico

2 Tessalonicenses 3.6-15 

6  Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu.

7  Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,

nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós;

9  não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.

10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.

12 A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.

13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.

15 Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog.

Em uma sociedade cada vez mais ‘complicada’, nos perguntamos: como o jovem cristão deve se portar?

Dentre as diversas características de um cristão verdadeiro, o amor um para com os outros deve ser a principal.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35

O cristão que verdadeiramente ama a Deus tem prazer e alegria em obedecer sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

I – EXISTE UM MODELO A SER IMITADO 

1 – Cristo é nosso supremo exemplo

Em tudo da nossa vida que procuramos fazer sempre temos alguém como referência. Por exemplo: Se você quer elaborar uma receita, basta procurar um vídeo na internet de alguém fazendo e pronto, você já terá um referencial de como fazer a receita. E isso serve para qualquer área da nossa vida, inclusive a nossa vida cristã.

Como cristãos, nosso principal modelo e referência é Cristo! Vamos ver a passagem de Mateus 17. 24 – 27

E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. Mateus 17:24-27

Jesus não precisava pagar o imposto do templo, afinal, Ele era o Filho de Deus. Os reis da terra não cobravam impostos de seus filhos, mas dos outros. Logo, Jesus, como Filho do Rei dos reis, não era obrigado a pagar, mas o fez para não escandalizar os cobradores.

Jesus fez coisas que, por ser Filho de Deus, não precisava ter feito, mas Ele Se esvaziou da Sua glória.

Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-Se; mas esvaziou-Se a Si mesmo, vindo a ser servo, tornando-Se semelhante aos homens. Filipenses 2.6,7

Nosso Senhor deixou a eternidade para vir à terra, viver como um de nós e mostrar que é possível ter uma vida que agrada ao Pai. Ele é o nosso maior exemplo. E a nossa atitude deve ser a mesma de Cristo Jesus, para que também consigamos ser exemplos para outros.

2 – Os heróis da fé devem ser nosso modelo

No capítulo 11 do livro de Hebreus, o autor fundamenta sua argumentação de que a fé é superior e por ela viverá o justo. Para isso ele nos mostra uma lista de personagens do Antigo Testamento: os Heróis da Fé.

Pela fé esses servos de Deus foram capazes de esperar o que Deus prometeu ou caminhar na direção determinada por ele. Era preciso ousadia e determinação para prosseguir em direção do futuro planejado por Deus.

Nós também vivemos esse confronto a cada dia, correndo o risco de sermos dominados pelas tribulações e tentações da realidade visível, muitas vezes contrária ao que cremos e esperamos.

Mas é através desses homens que percebemos quantas dificuldades eles passaram. Por isso tiveram grandes experiências e, em cada uma delas, conheciam o Senhor um pouco mais.

A vitória dos heróis da fé não se resume a este mundo. A história de Abel, por exemplo, parece um fracasso: trouxe uma oferta ao Senhor e foi assassinado pelo irmão.

A história de Abraão também pode parecer decepcionante. Depois de viajar para a terra prometida, não tomou posse dela. Ficou morando lá em tendas, mudando-se de um lado para outro.

Muitos deles morreram sem alcançar a promessa, mas foram fiéis até a morte, crendo que o Senhor lhes preparou uma cidade celestial.

Muitos esperam que a fé lhes proporcione uma vida abastada neste mundo, mas Deus não nos prometeu isso. Precisamos ter os olhos fitos no céu, pensando nas coisas que são de cima, ajuntando tesouros no céu, aguardando a nossa entrada na glória celestial, sabendo que não somos deste mundo, assim como Jesus não é.

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 3:1-4

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada