Buscar no blog
31/05/2018
Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. (2 Tessalonicenses 2.2)
2 Tessalonicenses 2.1-12
1 Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele,
2 que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto.
3 Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
4 o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
6 E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado;
8 e então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
9 a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira,
10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
11 E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira,
12 para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade.
A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!
Após uma certa confusão entre os irmãos de Tessalônica, Paulo faz do capitulo 2 uma correção sobre o Dia do Senhor e a pessoa do Anticristo.
Os tessalonicenses estavam ficando muito perturbados pelo falso ensino sobre os acontecimentos futuros, e Paulo procura trazê-los de volta a sã doutrina e a vida correta, tirando suas dúvidas e explicando com mais detalhes sobre o Dia do Senhor.
Quantos de nós já escutamos pessoas dizendo: ‘Ah minha vó falava que Jesus vai voltar, mas até agora nada!’ Muitos zombam e menosprezam a volta de Cristo que nunca foi um assunto ultrapassado em seu tempo.
Falar da volta de Cristo é um assunto que deve sempre estar nas nossas pautas de conversas. Esse tema nos leva a ter uma vida cada vez mais vigilante e temente a Deus, caso contrário, viveremos uma vida sem propósito nenhum. Não pensar na volta de Cristo, sempre vai nos remeter para vivermos o agora, o tão falado Carpe Diem.
Essa é uma frase que foi dita na época do império Romano, que significa: Aproveite o dia. Muitos a tem usado justamente para justificar suas atitudes na busca incessante dos prazeres da carne, mas se enganam por não conhecerem a história, onde a frase foi veiculada justamente em um momento de queda do império. O real sentido era aproveite o dia porque amanhã talvez você não o tenha, ou como é um ditado mais famoso: ‘viva o dia como se fosse o seu último, por que um dia, vai ser mesmo’. Essa era a ideia: a decadência do império era tão grande que foi dito para as pessoas aproveitarem a vida sem preocupação nenhuma quanto ao dia do amanhã.
Infelizmente, como esse assunto não é muito tratado nas igrejas, o povo é consumido por esse pensamento imediatista de ‘aproveitar a vida’ e exigir de Deus milagres instantâneos (e olha que nem o miojo é instantâneo hein…risos). Esperar, definitivamente não combina com os crentes de hoje. Vivemos num mundo que a pressa está em todo lugar. Esse evangelho fast-food está criando crentes desnutridos, obesos espirituais, carentes de vitaminas que ajudem no crescimento cristão.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Mateus 24:42-44
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Mateus 24:36
Ninguém. Qualquer tentativa de prever não passará de soberba e heresia, loucura e engano. Todos os que tentaram predizer a data da vinda do Senhor ou do fim do mundo caíram em vergonha e descrédito porque a afirmação de Jesus é inconfundível.
Há sinais indicando que a volta de Jesus e a consumação de todas as coisas está próxima. Estão acontecendo coisas importantes que não podem ser ignoradas. Considerá-las fatos corriqueiros da vida pode ser considerado uma enorme falta de discernimento.
A luz da palavra de Deus, podemos citar alguns desses fatos para que não nos confundamos.
“Então lhes disse: Então levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino” (Lc 21.10)
“E haverá grandes terremotos, fomes e pestilências em vários lugares, e coisas espantosas” (Lc 21.11)
3 – Aumento do pecado
“E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mt 24.12)
4 – A multiplicação do conhecimento
“Muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará” (Dn 12.4)
5 – A pregação do Evangelho pelo mundo inteiro
“E quando este evangelho tiver sido pregado no mundo inteiro, então virá o fim” (Mt 24.14)
Se ficarmos atentos a palavra de Deus não seremos enganados por vãs doutrinas!
Por Rafael Cruz
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias