Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

CPAD Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 10-02-2019 – Lição 6: O pecado da rebelião

07/02/2019

Este post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15.23

Texto bíblico

Números 12.1-14 

1 E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita, que tomara; porquanto tinha tomado a mulher cuxita.

2 E disseram: Porventura, falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR o ouviu.

3 E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

4 E logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três.

5 Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles saíram ambos.

6 E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.

7 Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

8 Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras; pois, ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?

9 Assim, a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e foi-se.

10 E a nuvem se desviou de sobre a tenda; e eis que Miriã era leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que era leprosa.

11 Pelo que Arão disse a Moisés: Ah! Senhor meu! Ora, não ponhas sobre nós este pecado, que fizemos loucamente e com que havemos pecado!

12 Ora, não seja ela como um morto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade da sua carne já consumida.

13 Clamou, pois, Moisés ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.

14 E disse o SENHOR a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial; e, depois, a recolham.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor querido leitor do nosso site!

A rebelião é como o pecado de feitiçaria porque desvia as pessoas de Deus. O feiticeiro rejeita Deus, procurando a ajuda de outros espíritos. Da mesma forma, o rebelde rejeita Deus, desobedecendo a Seus mandamentos.

Quando a Bíblia diz que a rebeldia é como o pecado de feitiçaria, está falando sobre a rebeldia contra Deus (1 Samuel 15:23). Todos devemos obediência a Deus, porque Ele nos criou e sabe o que é melhor para nós. Quem desobedece a Deus, sabendo que o que está fazendo é errado, entra em rebelião contra Deus. Essa pessoa rejeita a autoridade de Deus em sua vida.

I – UM POVO DE DURA CERVIZ

1 – Inveja na família do líder

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com 

Miriã, mais velha que seus irmãos Moisés e Arão, era profetisa (Êxodo 15:20), esperta, talentosa e ambiciosa. Arão havia acompanhado Moisés em seu ministério, e fora designado por Deus para o alto cargo de titular do sacerdócio entre o seu povo, cargo esse que deveria continuar a ser desempenhado exclusivamente pelos seus descendentes.

O casamento com a cuxita (seu nome não é dado) rebaixou Moisés aos olhos de Miriã e Arão, de quem Moisés era o irmão mais novo. Parecia ser um problema familiar, mas trouxe à tona os ciúmes que sentiam pela posição e influência de Moisés sobre o povo e eles próprios.

Eles então procuraram pôr-se em pé de igualdade com Moisés, declarando que o SENHOR não havia falado só por Moisés, mas também por eles. No hebraico o verbo “falaram” (versículo 1) está no feminino singular, indicando que Miriã foi quem tomou a iniciativa.

Antes de criticarmos os outros, pensemos bastante em nossos motivos: muitas vezes o que justificamos como “crítica construtiva” não passa de ciúmes destrutivos, pois a maneira mais fácil de nos elevar é baixar a reputação alheia.

O SENHOR mandou que os três saíssem à tenda da congregação (era um assunto de família). Quando os três chegaram lá, Ele também desceu na coluna da nuvem e se pôs à porta, chamando Arão e Miriã até a Sua frente. Ele então mostrou que havia uma enorme diferença entre seu relacionamento com Moisés e o que tinha com seus irmãos: Ele se fazia conhecer e falava aos profetas (como Arão e Miriã se consideravam) em visão e em sonhos, mas a Moisés falava frente a frente, claramente, e não por enigmas, porque ele era fiel em toda a casa de Deus.

No caso de Miriã, ela ficou toda leprosa instantaneamente: prova que era de origem sobrenatural, um julgamento da parte de Deus. Arão não foi feito leproso, provavelmente por causa do seu cargo de sumo-sacerdote: o povo precisava dele no tabernáculo. Além disso, Miriã foi quem havia iniciado a insubordinação.

2 – Teimosia

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com

E disse-me o Senhor: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos.
Deuteronômio 1:42

A mais ultrajante das reclamações de Israel contra Deus era que Ele queria que seus filhos morressem (Nm 14.31). Entretanto, o Senhor demonstrou Seu amor e Sua fidelidade ao povo quando protegeu aqueles que tinham menos de vinte anos, a fim de que pudessem herdar a terra. Naquela época, as pessoas muito jovens eram consideradas completamente imaturas (Is 7.15), daí serem vistas por seus responsáveis como presas fáceis para os inimigos. Mas, ao proferir que apenas os meninos poderiam futuramente tomar posse da terra, Deus mostrou novamente Sua compaixão (Nm 14-18).

Ao declarar pecamos contra o Senhor, os israelitas mostraram pesar, mas não o verdadeiro arrependimento. Além disso, a ousadia expressa na sentença nós subiremos e pelejaremos expõe a confiança deles em si mesmos. Logo, observa-se que continuavam ignorando as ordens de Deus.

O Senhor não protegeria os israelitas. Portanto, a vitória seria impossível. Contudo, pela afirmação falando-vos eu, não ouvistes […] e vos ensoberbecestes, fica claro que o povo teve uma atitude arrogante e autossuficiente, pois não se submeteu ao Senhor.

3 – Murmuração

Por Rafael Cruz

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada