Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2020 – 19-10-2020 – Lição 3 – Jó e a realidade de Satanás

13/10/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles”. – Jó 1.6

VERDADE PRÁTICA

Segundo as Escrituras, Satanás é um ser real, portador de personalidade e só o venceremos com as armas espirituais.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Jó 1.1.6-12; 2.4,5

6 – E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. 

7 – Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. 

8 – E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal. 

9 – Então, respondeu Satanás ao SENHOR e disse: Porventura, teme Jó a Deus debalde? 

10 – Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua cassa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentando na terra. 

11 – Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face! 

12 – E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.

Jó 2 

4 – Então, Satanás respondeu ao SENHOR e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 

5 – Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e verás se não blasfema de ti na tua face!

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

João 10.10 – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

O patriarca Jó, em todos os seus discursos, não menciona o Diabo uma única vez. Porém, o Inimigo existe, e a sua maligna missão é roubar, matar e destruir.

Não devemos ignorar os seus empreendimentos de ataques dissimulados. E estes ataques são chamados na Bíblia, de ardis de Satanás.

No Livro de Jó aprendemos que, apesar de não ignorar a existência do Maligno, Jó sabia que Satanás não intentará contra os fiéis ao Senhor sem a expressa permissão do nosso Deus Todo-Poderoso.

Colossenses 3.3 – “…a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.

Com esta verdade na mente e no coração, o crente não vive ansioso e menos ainda amedrontados. O Inimigo não toca nenhum crente sem a permissão do Altíssimo.

I – O LIVRO DE JÓ E A NATUREZA DE SATANÁS

1 – Um ser espiritual

Jó 1.6 – “E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles”.

A maioria das traduções translitera como está na Almeida Revista e Corrigida: “os filhos de Deus”. Para melhor compreensão desta expressão, citamos que outras edições traduziram como “os seres celestiais”, “a corte celestial”, “os anjos”.

E, certamente, o significado seja este mesmo: anjos de Deus.

E num dia designado por Deus, eles vieram apresentar-se diante do Senhor, para prestar contas ao Todo-Poderoso. E logo observa-se que também Satanás deve prestar contas.

Aqui a frase: “os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR”, não significa privilégio de acesso, mas obrigação de apresentar-se, sujeito à Autoridade divina, ainda que contrariado por isso. Também não se trata de atrevimento dele, mas ordem imperativa do Altíssimo, e que o arqui-inimigo mesmo sendo também o arqui-rebelde, não ousa e nem pode desobedecer.

A Bíblia nos dá tal declaração de Satanás apresentar-se diante do Senhor, porém, não explica tal apresentação permitida às regiões celestiais. Deuteronômio 29.29 – “As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para os nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei.”  

Satanás é um ser espiritual. Diferente do homem, portanto, ele não está limitado às barreiras físicas e naturais. Movimenta-se com rapidez inimaginável, e isto explica para nós que ele está limitado ao espaço físico. O atributo da Onipresença é inerente e exclusivo de Deus. E ele também não é Onisciente – atributo exclusivo de nosso Deus. Satanás não compreendia totalmente os pensamentos de Jó. Até deduziu saber o que ia na mente e no coração do patriarca, mas enganou-se e perdeu a batalha. Ele não pode ler a mente do homem, nem ter acesso forçado a ela, a não ser que tal homem assim o permita.

Não se esqueça e imagine confusões: Satanás não está em toda a parte, nem sabe de tudo. Não ousamos subestimá-lo e, por outro lado, não é recomendável superestimá-lo.

J. Sidlow Baxter (1903-1999) assim reflete em seu livro “Examinai as Escrituras”, no volume 3, comentando do Livro de Jó. Resumimos aqui sete verdades expostas no capítulo 1º do Livro de Jó, sobre Satanás:

1 – Satanás tem de prestar contas a Deus;

2 – Mesmo a mente enigmática de Satanás é um livro aberto para Deus;

3 – Satanás tem parte nos males que amaldiçoam a terra;

4 – O maligno não é onipresente nem onisciente;

5 – Satanás nada pode fazer sem a permissão de Deus;

6 – Em toda eventual permissão divina existe uma restrição clara;

7 – Os olhos de Deus estão sempre sobre os seus fiéis, muito especialmente nos dias de tribulação.

2 – Um ser criado

Satanás não existe por si mesmo.

Ele foi criado, tendo, portanto, origem.

Nos tempos eternos, era um anjo com outro caráter: cumpria as ordens de Deus, usufruía de posição e atividade elevadas no céu e, apesar de possuir inteligência muito superior à nossa, esta tem limite. Foi criado bom. Nos tempos eternos, houve a rebelião desta criatura, e como castigo foi lançado fora do céu, juntamente com um número tão grande de anjos, que ele seduziu e alistou em seu exército infernal. Isaías capítulo 14 e Ezequiel capítulo 28 descrevem a queda de Satanás.

3 – Um ser dotado de personalidade

O fato de o Diabo ser uma pessoa, ou seja, dotado de personalidade, o que o capacita a ter conhecimento, observe que ao responder à pergunta: “Donde vens?”, diz assim: “…de rodear a terra, e passear por ela.” E nesta atividade terrena, inquieta e ininterrupta, transparece que a maldição sobre Caim é a dele também: errante e sem descanso. O conhecimento é acumulado desta inquietação de rodear a terra nas suas peregrinações de extrema maldade, cegando a mente dos incrédulos.

O comentarista anota que ele tem, comprovando –se possuidor de personalidade, perspicácia. Ou seja, uma sagacidade tal que lhe compete penetrar com agudeza nas intenções e ter percepções do homem.

Porém, observe atentamente no prólogo do Livro de Jó, que as perguntas de Deus: “Donde vens?” e “Observaste tu a meu servo Jó?” demonstram que mesmo a mente tão perspicaz de Satanás é sondada completamente por nosso Deus. O Senhor já sabia da má intenção de Satanás contra Jó, justamente porque não havia na terra alguém semelhante a ele. Como bem ensinou o teólogo Baxter: “Devemos refletir que Deus sabe tudo o que está na mente de Satanás, o tempo todo, contra qualquer dos santos”.

II Coríntios 2.11 – “Não ignoramos os seus ardis”.

A Bíblia nos dá revelação para não ignorarmos os seus esquemas, para nos anteciparmos aos seus planos malignos. Para ele não tirar vantagens contra nós, a Palavra de Deus nos revela suas sutilezas, quando ele insinua sugestões malignas, e usa homens que lhe dão brecha e estes tentam nos desviar do Senhor, quando ele tenta esconder suas intenções, quando ele tenta usar as nossas circunstâncias (apertos financeiros, abundância financeira, dias de prosperidade e dias de adversidades) para, de alguma maneira, duvidarmos e até falarmos mal de Deus, seja nos dias atribulados, quando somos tentados a murmurar, seja nos dias de bonança tal que nos esquecemos da vida da Igreja e da presença do Senhor Jesus.

Uma mãe crente, angustiada pelo mundanismo e rebeldia de um filho, pôs-lhe nas mãos uma Bíblia, e disse-lhe: “Meu filho, da maneira como você está vivendo, caminha diretamente para o inferno. Mas, não vai para lá na ignorância. Por isso eu ponho esta lâmpada para os seus pés, em suas mãos”.

II – O LIVRO DE JÓ E AS OBRAS DE SATANÁS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada