Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2020 – 04-10-2020 – Lição 1 – O livro de Jó

30/09/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”. – Tiago 5.11

VERDADE PRÁTICA

O livro de Jó não é apenas uma preciosidade da literatura universal, mas, sobretudo, uma poderosa resposta de Deus para as grandes questões da vida.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 3.16; Ezequiel 14.14,19,20; Tiago 5.11 

2 Timóteo 3 

16 – Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. 

Ezequiel 14

14 – ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor Jeová.

15 – Ou se eu enviar a peste sobre a tal terra e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para arrancar dela homens e animais;

20 – ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua própria alma pela sua justiça.

Tiago 5

11 – Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

O livro de Jó apresenta-nos o debate teológico-filosófico de um dos grandes mistérios – o do sofrimento humano em tensão com a soberania de Deus.

Pela maioria dos capítulos do livro de Jó, ecoa uma pergunta que nos alcança hoje: Por que o justo sofre?

Segundo Finis Jennings Dake (1902-1987) o livro de Jó é o 18º no índice dos livros da Bíblia, tendo 42 capítulos, 1070 versículos, 1066 versículos de história, 1 versículo de profecia cumprida, 3 versículos de profecias não cumpridas, 329 perguntas, 13 ordens, nenhuma promessa, 4 predições e 10 mensagens de Deus.

I – AUTORIA, LOCAL E DATA DO LIVRO DE JÓ

1 – O autor de Jó

Não sabemos quem escreveu o livro de Jó.

Os judeus argumentam a favor de que o escritor é Moisés, durante os anos que morou em Midiã. 

Junto com a especulação de que possa ter sido Eliú, o quarto amigo de Jó, são os dois – Moisés e Eliú – os mais conjecturados como possíveis escritores, ao longo dos anos.

Porém, registre-se que as discussões sobre quem o escreveu nunca foram incontestáveis. Concluímos que o escritor do livro de Jó é desconhecido.

2 – A pessoa histórica de Jó

A historicidade de Jó como uma pessoa real, confirma-se pelo testemunho de outros versículos:

Ezequiel 14.14 – onde o próprio Senhor Deus diz: “Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor JEOVÁ.” E a mesma afirmação é repetido nos versículos seguintes do capítulo: no 16, 18 e 20.

Moisés e Daniel foram, sem dúvidas, personagens históricos. Por que Deus os relacionaria junto com um suposto personagem de ficção?

No Novo Testamento, em Tiago 5.11 está escrito: “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.”

Portanto, aceitamos como fato verdadeiramente histórico de que Jó foi uma pessoa real.

3 – A terra de Jó

Jó 1.1 – “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal”.

Terra de Uz – a primeira menção deste nome está e Gênesis 10.23 – “Os filhos de Arã são: Uz…” onde diz-nos que Uz foi um dos filhos de Arã, e um dos netos de Sem. Tem outros dois homens com este mesmo nome: um filho primogênito de Naor, irmão de Abraão; e outro Uz, descendente de Seir, que habitou a terra de Edom.  E cada um identificado com uma região diferente: o primeiro com o Líbano, próximo a Damasco; o segundo com a Caldéia; e o terceiro com o distrito edomitas da terra da Palestina. Baseando-se nas menções posteriores de Lamentações 4.21 – “Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz” e também em Jeremias 25.20 – “E a todos os reis da terra de Uz”, que nos dois casos têm associação com Edom. Portanto, terra de Uz, certamente, refere-se a território extenso a leste do rio Jordão, que incluía Edom, ao sul, e as terras dos arameus ao norte.

4 – A época de Jó

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada