Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 20-10-2019 – Lição 3: A chamada profética de Samuel

15/10/2019

Esse post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” – I Samuel 3.10.

Verdade Prática

A verdadeira chamada divina capacita o crente fiel a ser um porta voz autêntico da Palavra de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Samuel 3.1-10

1 E o jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. 

2 E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver) 

3 e estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a arca de Deus, 

4 o Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. 

5 E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. 

6 E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. 

7 Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. 

8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. 

9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar.

10 Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nesta Lição 3 aprenderemos como Samuel começou a aprender a ouvir a Deus.

Salmo 25.14 –“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.”– Almeida Revista e Atualizada – ARA.

O Senhor preparou a Samuel para a Obra excelente e especial que na história de transição de Israel, do etapa de destaque dos sacerdotes para o período de destaque dos profetas. Da condução do governo teocrático para o governo monárquico.

Preparou-o pelas mãos de sua mãe até ser desmamado, como observamos na anterior Lição 2 – I Samuel 1.22 e 23.

Preparou-o pela comunhão com a devoção de sua família, que de ano em ano ele desfrutava, quando esta subia para adorar ao Senhor  – I Samuel 2.19 –“E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual.”

Preparou-o pelas mãos do sacerdote Eli, que certamente o instruiu a estar ocupado no serviço no Templo.

Assim, Samuel cresceu na graça e no conhecimento de Deus. Um menino, um adolescente, um jovem criado com um coração na dispensação da graça!

II Pedro 3.18 –“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!”

Meu amado irmão em Cristo, você tem sido ativo em ser influência de  bênção para os pequeninos na vida da Igreja, da sua parentela, na sua família, enfim, no seu lar?

Pense nisto!

I – DEFININDO O “PROFETA” EM ISRAEL

1 – A menção de “profeta” no livro

Implicitamente, em I Samuel 2.27 a 36, aparece um chamado ´homem de Deus´ exercendo o ministério de profeta.

Até o aparecimento deste anônimo ´homem de Deus´, nenhuma menção anterior a qualquer profeta na história de Israel é feita. Principalmente como incipiente a uma ordem de profetas.

Este mensageiro de Deus tem características especiais:

1 – o título de ´homem de Deus´;

2 – o caráter de sua mensagem.

“Homem de Deus´ é título muito específico. Mais tarde, Samuel é também assim designado. I Samuel 9.6 – “Eis que há nesta cidade um homem de Deus…”

Duas peculiaridades diz-se de Samuel nesta ocasião: que era homem honrado e sua palavra profética se cumpria.

Samuel foi um profeta aprovado por Deus:

1 – pelo seu caráter;

2 – pela sua obediência;

3 – pela sua fidelidade;

4 – pela sua irrepreensibilidade.

O irmão e a irmã tem tido discernimento em distinguir a vida de um ´homem´ ou ´mulher´ de Deus, chamando facilmente a alguém de ´homem de Deus´, iludindo-se pela aparência de piedade, mas que o testemunho nega a eficácia dela? Não se precipite em dar honra a quem você não conhece a história de vida.Honre os que honram a Deus por uma história de perseverança em servir ao Senhor com as características que mencionamos acima.

Ao final de sua vida, Samuel pode dizer com o reconhecimento do todo o Israel – I Samuel 12.2 e 4:

“E já envelheci e encaneci(cabelos brancos – anotação nossa)e eu tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje. (…) Então, disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma da mão de ninguém.”

2 – Definição de profeta

A primeira menção à palavra profeta está em Gênesis 20.7 – “…porque profeta é e rogará por ti…”. A segunda vez que ocorre profeta o seu significa se firma – Êxodo 7.1 – “…e Arão, teu irmão, será o teu profeta”. Ou seja, porta voz.

Nabi, substantivo masculino. Um porta voz. Homem inspirado. Ocorre 316 vezes no Antigo Testamento. (Strong).

Porém, registramos que no A.T. há três palavras que significam profeta: roeh, hozeh e nabi. As duas primeiras são distinguidas entre si por diferenças sutis que dizem respeito ao caráter temporário ou habitual da visão. Mas, com certeza, nabi – aquele que testemunha ou testefica em nome de  – adapta-se melhor à caracterização geral do ministério profético no Antigo Testamento.

Encontramos estas três palavras juntas em I Crônicas 29.29 – “Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente (roeh), e nas crônicas do profeta (nabi) Natã, e nascrônicas de Gade, o vidente(hozeh).”

O Dicionário Vine nos informa que ´vidente´enfatiza o meio pelo qual o ´profeta´se comunicava com Deus, mas não sublinha que seja diferente dos profetas. E acrescenta que esta palavra tem uma forma feminina ´profetisa´ – nabiah. Ocorre por seis vezes.

3 – Samuel e os demais profetas

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada