Buscar no blog
30/09/2019
Este post é assinado por Eliel Goulart
“E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.” – I Samuel 1.18
Nos livros de Samuel, aprendemos a servir, a adorar e a amar a Deus de todo o coração, apesar das circunstâncias adversas.
I Samuel 1.1-8
1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.
2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.
3 Subia, pois, este homem da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos, em Siló; e estavam ali os sacerdotes em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
4 E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
5 Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
6 E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
7 E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do Senhor, assim a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
I Samuel e II Samuel apresentam a Jesus Cristo como Nosso Rei.
I Samuel trata da escolha do homem: Saul.
II Samuel trata da escolha de Deus: Davi.
Há a proposta de dividir o livro de 1 Samuel de acordo com os seus três principais personagens: Samuel – do capítulo 1 ao 7; Saul – do capítulo 8 ao 15 e Davi – do capítulo 16 ao 31.
II Samuel é o livro do reinado de Davi. É o livro dos quarenta anos do reinado de Davi.
Estes dois livros estão incrustados de preciosas lições didáticas, com seus elementos biográficos e históricos, que ensinam verdades pelo exemplo. Tem também elementos proféticos, com previsão tipológica do futuro e instruções para hoje.
Cada capítulo dos dois livros está cheio de significados para as duas dimensões de nossa vida: a celestial e a terrena. A espiritual e a material. O que somos e o que fazemos.
Que o Senhor nos abençoe com a visitação de Sua glória nas salas da Escola Dominical!
A Vulgata Latina – a tão conhecida tradução da Bíblia para o latim, escrita por Jerônimo (347-420), num período entre o final do Século IV e início do Século V – aceita mesma divisão proposta pela Septuaginta, com Samuel e Reis em dois livros cada um, porém com títulos diferentes dos que conhecemos: Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto Livros dos Reis.
Porém, na Septuginta, embora chamados assim também, no final do nome está ´Livros dos Reinos´, e não ´dos Reis´, por entender a distinção entre os dois reinos: Judá e Israel.
E foi mesmo pela Septuaginta que esta divisão em dois livros cada um, como hoje nós temos acesso a eles, originalmente se deu com esta famosa tradução das escrituras hebraicas para o grego, no Século III a. C..
Mas, nos manuscritos hebraicos, 1 e 2 Samuel formam apenas um livro.
O que predomina nestes dois livros é que eles tem personagens que vivenciaram experiências tanto bem aventuradas e de angustiosas tristezas, e como eles foram provadas na crença em Deus.
Originalmente, portanto, eram um só livro. Porém, esta divisão como a temos hoje, é de excelente mérito. Apesar dos registros se sobreporem, em nada dificulta para o leitor, a divisão em dois livros quanto a apreender as lições e entender as histórias.
Ambos tem personagens que são exemplos para nós na firmeza e convicção de conhecer e ter comunhão com Deus.
Os personagens principais do livro são, como se evidencia, Samuel, Saul e Davi.
Samuel, o último dos juízes. Suas características são as de amor pela nação de Israel, juiz de coração humilde e profeta consagrado ao Senhor. Servo submisso e obediente a Deus.
Saul, o primeiro rei. As características mais marcantes deste rei foram o egoísmo, sem controle emocional, os ciúmes, a deslealdade e a infidelidade a Deus.
Davi, o sucessor ungido. Quanto às característica de Davi, há o próprio testemunho divino: um homem segundo o coração de Deus – Atos 13.22.
Um jovem que, certamente, o conhecia ainda mocinho, disse dele em I Samuel 16.18 – Bíblia Viva – “Um deles disse que conhecia um rapaz em Belém, filho de um homem chamado Jessé; esse rapaz não somente era um ótimo tocador de harpa, como também tinha boa aparência e era corajoso e forte. Tinha uma maneira muito boa e firme de julgar as coisas. “Acima de tudo”, acrescentou o auxiliar de Saul, “ele vive em comunhão com o Senhor.”
Esforçava-se por uma vida de oração e louvor a Deus. Homem provado, disciplinado, perseguido e coroado rei de todo o Israel.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias