Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2024 – 20-10-2024 – Lição 3 – Promessas de Deus para a Igreja

18/10/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” – Mateus 16.18.

VERDADE PRÁTICA

As promessas de Deus para a Igreja são gloriosas: promessas de vida eterna, de poder e glorificação final de nosso corpo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 28.18-20; Marcos 16.15-18; Atos 1.6-8 

Mateus 28

18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 

20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! 

Marcos 16 

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 

18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 

Atos 1 

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 

E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Na sequência dos estudos sobre as promessas de Deus, hoje analisaremos sobre as gloriosas e específicas promessas divinas para a Igreja.

I – A NATUREZA DA PROMESSA DE DEUS PARA A IGREJA

1 – A promessa de sinais sobrenaturais

Hebreus 2.4: “Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? ”.  

Estas bênçãos, quais sejam: (1) sinais; (2) milagres; (3) maravilhas e (4) dons do Espírito Santo seguem, como promessas, a obra de evangelização.

Sinais – do grego semeion – significa ´marca´, ´prova´. Referem-se aos milagres didáticos, com a finalidade de ensinar lições. Um sinal tipicamente milagroso dado especialmente para confirmar, corroborar ou autenticar a origem divina da mensagem ou do propósito eterno de Deus. Ocorre por 77 vezes no N. T. (Strong).

Milagres – do grego dunamis – é o termo geral mais usado pelos crentes. Significa ´poder para executar´. E, especificamente, refere-se aos atos e obras operados por Deus, que estão além da capacidade humana. Ocorre, exatamente, por 120 vezes no N. T. (Strong).

Maravilhas – do grego téras – algo estranho que assombra a quem o observa. Também traduzido no Novo Testamento como ´prodígios´. Os prodígios e maravilhas, são feitos de Deus que provocam reação em quem os testemunha, ou seja, um evento extraordinário sobrenatural. Esta palavra ocorre por 16 vezes no N. T. (Strong).

Dons do Espírito Santo – ´dons´ são dádivas ou presentes. A ARA – Almeida Revista e Atualizada assim traduziu, ao invés de ´dons´, por ´distribuições´: “Dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade? ”.

´Dons do Espírito Santo pode ser alusão ao ´dom do Espírito´, no dia de Pentecoste, que Pedro considerou autenticação da mensagem e da esperança que pregamos – Atos 2.17: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos”. E também há referência aos dons espirituais, igualmente dados por Deus para autenticar o ministério e a mensagem da Igreja, sempre exaltando ao Senhor Jesus. No grego é o substantivo merismós, e ocorre apenas por duas vezes no N. T. (Strong), tendo duas acepções: distribuição e divisão, separação (Hebreus 4.12).

2 – A promessa de revestimento de poder

Atos 1.8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.

A promessa de revestimento de poder é o batismo com o Espírito Santo, que por sua vez é o cumprimento integral da promessa do Pai – Atos 1.4: “…esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes”. Ou seja, prossegue no versículo 5: “…vós sereis batizados com o Espírito Santo…”.

A promessa do batismo com o Espírito Santo é para todos os que creem. É a unção que não se pode dispensar para testemunhar de Cristo e de Seu Evangelho. E não se limita aos dias apostólicos, mas todo crente tem o direito a esta promessa, e a oportunidade de buscá-la ainda hoje.

3 – Promessas espirituais para uma instituição espiritual

As promessas para a Igreja são de natureza espiritual. Não são políticas, nem primariamente de prosperidade material.

A palavra portuguesa ´igreja´ é tradução do termo grego ´eclesia´, significando ´chamados para fora´. Era usado para designar uma assembleia ou congregação que fosse convocada para vários propósitos. Tem sentido duplo no Novo Testamento: refere-se àqueles que são chamados para fora, dentre as nações, ao nome de Cristo, para estarem no Corpo de Cristo, a Igreja. Neste sentido, é um organismo. Refere-se ainda aos que são chamados dentre uma comunidade a fim de obedecerem aos princípios e mandamentos de Cristo registrados nas Escrituras do Novo Testamento. Então, neste sentido é uma instituição ou organização.

Como organismo é o corpo místico de Cristo, ou como diz Atos 15.14, “um corpo para o seu nome”, o qual Deus está atualmente tirando dentre as nações. É o seu aspecto amplo.

Como instituição refere-se à igreja local, este grupo de crentes batizados nas águas, reunidos pelo Espírito Santo, abrangendo os crentes locais, unidos para o serviço de Cristo e o Seu Reino, em qualquer local cristão. É o seu aspecto local.

II – AS PROMESSAS DE DEUS PARA A IGREJA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Por meio de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada