Buscar no blog
11/10/2024
“E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” – Gênesis 12.3
Ainda que a queda espiritual tenha ocorrido com Israel, há uma gloriosa promessa ao remanescente fiel.
Gênesis 12.1 a 3; Romanos 9.1 a 5
1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Romanos 9
1 Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):
2 tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
3 Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
4 que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas;
5 dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Na continuação dos estudos sobre as promessas de Deus, hoje veremos as promessas de Deus exclusivas ao povo de Israel.
Abraão morava em Ur da Caldéia, onde habitava um povo idólatra e que praticava a feitiçaria. Abraão é mencionado 308 vezes na Bíblia, 234 no Antigo Testamento por 16 livros e 74 vezes no Novo Testamento, por 11 livros – o que demonstra a sua importância.
O pano de fundo da história de Abraão é Babel. Deus o chamou, na Sua soberania, para sair de Ur dos caldeus para uma terra que lhe mostraria. Deus ordenara que Abrão (ainda não lhe mudara o nome) deixasse a casa de seu pai e a sua parentela e fosse em direção à terra de Canaã. Porém, o patriarca Abraão desobedeceu, inicialmente, a duas ordens, pois não apenas levou seu pai Tera consigo e sua parentela, como também demorou indefinidamente em Harã. Este lugar era o último posto utilizado antes do imenso deserto arábico. Esta cidade ficava a 100 km do rio Eufrates. Era também idólatra, adorando o deus e deusa lunares, como fazia Ur.
Abraão ficou ali, mas Deus interviu e seu pai, Tera, morreu. Depois disso, Abrão continuou a sua jornada. O nome Tera significa ´atraso´. Somente Deus sabe o tamanho das multidões de crentes que deixaram Ur – símbolo do mundo e sua idolatria, atrativos que seduzem – e demoraram em Harã (cujo significado em hebraico em ´caminhos que se cruzam´, ou ´caminho de comércio´), símbolo da indecisão, da hesitação na fé, ´negociando´ a antiga maneira de viver.
Atos 7.2 a 4: “E ele disse: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então, saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora”.
A primeira promessa de Deus a Abraão foi: “Far-te-ei uma grande nação”. Desde então, vemos que Deus tem cumprido esta promessa, pois Israel é a única nação que, desde a Antiguidade, tem se preservado, geração após geração, mantendo a sua identidade étnica, cultural e religiosa.
Em Babel, o pano de fundo da história de Abraão, o grito foi – Gênesis 11.4: “…façamo-nos um nome…”. Até hoje esta é uma das propostas de Satanás – fama. As outras duas, são riqueza e prazer. “Engradecerei o teu nome” – meu amado irmão, deixa Deus lhe engradecer. Descansa no Senhor e no Seu poder.
“E tu serás uma bênção”, faz parte da segunda promessa dada por Deus a Abraão, ou seja, de que seu nome seria engrandecido. Esta promessa foi feita a todo o povo de Israel, pois, como bem ensina o escritor aos hebreus, todos os israelitas estavam no lombo de Abraão quando a promessa foi proferida – Hebreus 7.9 e 10.
A terceira promessa de Deus ao patriarca Abraão é a de que ele seria uma bênção e não há dúvida de que os israelitas sempre foram uma bênção para a humanidade. Foram eles os portadores dos valores morais que, depois, incorporados pelo Cristianismo, deram origem à civilização cristã que, de longe, é a mais perfeita organização social que já se teve na história humana, tanto que, com base neles, é que se construiu toda a teoria dos direitos humanos.
Podemos acrescentar a atuação de judeus ao longo da história da humanidade tem contribuído para o bem-estar, não só diretamente, mas também indiretamente através das descobertas efetuadas. Basta relembrarmos de Albert Sabin, médico mais conhecido por ter desenvolvido a vacina oral (conhecida no Brasil como ´gotinha´) contra a poliomielite. E poderíamos citar Albert Einstein, físico pensador da Teoria da Relatividade, que é um dos que revolucionou a Ciência no Século XX. Os judeus são ganhadores de 25 prêmios Nobel. E ainda as sementes híbridas, que fazem com que frutas amadureçam mais cedo e sejam mais resistentes a doenças. O scanner de câncer (1954) para a detecção do câncer de mama.
“E amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” – Ao longo da história, temos visto como os inimigos dos judeus são derrotados e arruinados, enquanto os amigos do povo de Israel são alvo da bênção divina.
O Brasil é um exemplo disto. Tendo sido um dos principais países a ajudarem Israel a ressurgir como país, por meio de Oswaldo Aranha, que, em 1947, presidia a Assembleia Geral da ONU quando da votação da criação do Estado de Israel, viveu o Brasil um grande crescimento e desenvolvimento desde então, que culminou com “o milagre econômico” entre 1970 e 1974.
Em 1974, a política externa brasileira foi alterada e começamos a nos distanciar de Israel, apoiando seus adversários, e, não por coincidência, ingressamos numa profunda crise econômica que gerou a chamada “década perdida” e que só começaria a se dissipar cerca de vinte anos depois.
Em 2019, assumiu um governo que voltou a estreitar laços com Israel e o resultado foi uma retomada de um crescimento econômico, mesmo tendo havido a pandemia do COVID-19, tendo, inclusive, pasmemos todos, a haver lucros nas tradicionalmente deficitárias empresas estatais. Em 2023, retomou-se, e agora mui agressivamente, a inimizade com os israelitas e, não por acaso, está nosso país numa mui provável irreversível derrocada: “abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”.
Em João 4.22 disse-nos o Senhor Jesus que a salvação vem dos judeus. O nosso bendito Senhor Jesus nasceu judeu – Romanos 9.5: “…dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém! “.
Esta promessa se refere ao Senhor Jesus Cristo, Senhor e Salvador de todos nós. Em Gálatas 3.8, o apóstolo Paulo ensina que este versículo de Gênesis 12.3, Deus anunciava o evangelho primeiro da Abraão quando disse: “E em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias