Buscar no blog
09/11/2024
“Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” – Isaías 53.4
Jesus é o Médico dos médicos e não há enfermidade que Ele não possa curar.
Isaías 53.1 – 5; Mateus 8.14 – 17; Tiago 5.14,15
Isaías 53
1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?
2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
3 Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.
Mateus 8
14 E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre.
15 E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu-os.
16 E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos,
17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.
Tiago 5
14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
A promessa de cura divina não pode ser confundida com imunidade do crente a doenças. O propósito da promessa de cura divina é a glorificação do Nome do Senhor Jesus.
Isaías 53 é o quarto dos Cânticos do Servo deste livro – além de 42:1-9, 49:1-13 e 50:4-11. Isaías 53 é composto por cinco seções, três versículos cada, começando com Isaías 52:13. Esta é a passagem bíblica que o etíope estava lendo que lhe desvendou o mistério do Messias, graças ao oportuno estudo bíblico feito por Filipe em Atos capítulo 8. Este é o capítulo que, nas palavras de um conhecido evangelista aos judeus, “mais do que qualquer outro tem sido usado por Deus para trazer o povo judeu a Si mesmo. ” Ele tem a ver com a essência da missão de Jesus e Sua morte substitutiva na cruz pela humanidade.
Este capítulo, colocado em pauta sete séculos do nascimento de Cristo, até parece ter sido escrito por uma testemunha da crucificação. O apóstolo Pedro preferiu citar trechos deste capítulo a resumir os relatos das testemunhas oculares – 1ª Pedro 2.21-25. Sete citações deste capítulo são feitas no Novo Testamento à Pessoa de Jesus Cristo. Declara-se oito vezes, neste capítulo, a doutrina da expiação vicária [substituta], que se resume na expressão de II Coríntios 5.21: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.
Mateus 8.14 a 17. Marcos e Lucas relatam mais especificamente que era no sábado, e que nosso Senhor havia, anteriormente, ensinado na sinagoga e libertado um endemoninhado. Os filhos de Zebedeu e de Jonas estavam presentes, e terminada a reunião, forma à casa de Pedro. A sogra de Pedro estava com febre, e o Senhor Jesus a curou plenamente.
Jesus aprova o ministério da hospitalidade. Pedro residia em Cafarnaum, e o Senhor Jesus hospedou-se com ele. Pedro tinha uma casa. O Mestre não tinha uma. A sogra de Pedro, curada, lhe ministrou hospitalidade. Mais do que de nossa casa, Cristo aceita a hospitalidade de nosso coração. A sogra de Pedro, antes de servir a Cristo, foi capacitada por Ele – Mateus 8.15: “E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou e levantou-se e serviu-os”.
Depois, o Senhor Jesus curou a todos os enfermos. Antes, a febre reconheceu o toque o Médico dos médicos e fugiu. Mateus 8.16 diz: “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos”. Os judeus não traziam seus enfermos antes do pôr do sol, pois era dia de sábado, portanto, viriam somente o sábado terminar. O Senhor Jesus focou Seu amor nas necessidades deles e não nos seus preconceitos. Há uma distinção forte neste versículo: os espíritos dos demônios são expulsos e as doenças são curadas. Mateus 8.17: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades se levou as nossas doenças”.
Tiago 5.14 e 15: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”.
Por primeiro, os crentes em Jesus não estão isentos das doenças. Os crentes, amados de Deus, tem seus dias de aflições. “Chame os presbíteros da igreja”, porque o primeiro cuidado de um crente deve ser com a sua alma. Os médicos devem ser chamados, mas não por primeiro, na vida do crente. Antes, os obreiros devem ser chamados a orar, interceder, clamar pelo doente.
O mais necessário numa visita ao doente é orar. A instrução é para ungir o doente e não a doença. E fazer isso em nome do Senhor. Todos os milagres confirmados na vida da Igreja foram em nome do Senhor Jesus. Toda oração intercessória a um enfermo, toda visita ao doente, é para a glória de Cristo.
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias