Buscar no blog
03/12/2022
“E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades”. – Romanos 11.26
A chamada divina à restauração tem a ver com o restabelecimento espiritual e social de quem se arrepende.
Ezequiel 37.1-14
1 – Veio sobre mim a mão do SENHOR; e o SENHOR me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos,
2 – e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estava sequíssimos.
3 – E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor JEOVÁ, tu o sabes.
4 – Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.
5 – Assim diz o Senhor JEOVÁ a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
6 – E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.
7 – Então, profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso.
8 – E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
9 – E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10 – E profetizei como ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
11 – Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados.
12 – Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
13 – E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair das vossas sepulturas, ó povo meu.
14 – E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o SENHOR, disse isso e o fiz, diz o SENHOR.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Na continuação do estudo de lições no livro de Ezequiel, hoje estudaremos sobre a primeira parte do capítulo 37: a visão do vale de ossos secos.
Esta visão ilustra a promessa de nova vida duma nação restaurada, tanto nacional quanto espiritualmente.
Ezequiel 37.1 e 2: “Veio sobre mim a mão do SENHOR; e o SENHOR me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estava sequíssimos”.
O povo de Israel repetia um ditado que se referia, de maneira incisiva, a desesperança dos exilados. Ezequiel 37.11: “Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados”. Eles consideravam a existência nacional de Israel encerrada. O ditado revela-nos um vislumbre do desespero dos exilados.
Os ossos secos representam uma condição do que sobrou de um povo que deveria ser luz para as nações, iluminando o mundo com a glória de Deus. Israel estava exilado e espalhado no estrangeiro, sem vida nacional e espiritual. Ezequiel teve a visão dos ossos secos e contemplou o milagre. Profetizou para que aquela multidão de ossos secos recebesse o espírito de vida. Um mensageiro do Senhor nunca faz pouco caso das misérias de alguém, das quais ele conhece a cura e a restauração. Eis o anúncio profético da restauração de Israel.
Israel se via como ossos secos e nenhum outro poder, senão Deus Todo-Poderoso, poderia restaurar-lhes a vida.
A interpretação da visão está revelada nos versículos 11 a 14. Israel se descreve como mortos, secos e espalhados. Estes ossos não poderiam, de modo nenhum, erguer-se sozinhos. Sem unidade, nunca poderiam dar-se a si mesmos, vida e movimento. Além disso, Israel sentia-se cortado das possibilidades de cura. Eles diziam: “Nós estamos cortados”. Outra expressão triste e significativa das condições do povo de Deus era: “Pereceu a nossa esperança”.
Portanto, a visão representa a condição desamparada à qual toda a nação de Israel está reduzida, porque dispersa. Eles estavam separados uns dos outros e nacionalmente cortados. A visão profética reavive a esperança com as declarações dos propósitos de misericórdia de Deus para com eles. A condição da nação é chamada de ´vale de ossos secos´ e a restauração é chamada de ´ressurreição´.
Os fatos desesperadores da nação estão diante dos olhos do povo e Ezequiel 37.3: “Poderão viver estes ossos? “.
Imaginemos o cenário: Deus e o seu servo Ezequiel sozinhos, contemplando aquele vale de ossos secos. Eis uma cena que emociona os céus e a terra! Nenhuma vida, nenhuma esperança, exceto em Deus que sonda os corações. Exceto a promessa pela graça! O que liga a promessa e os corações dos que a ouvem é a fé. Então cremos Naquele que “vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem” – Romanos 4.17. Ezequiel se posicionou em Deus e em Suas promessas: “Senhor Jeová, tu o sabes”.
Que o Senhor nos dê graça para seguirmos o exemplo de Ezequiel, então todas as promessas divinas serão em nós ´sim´. Basta-nos atender o versículo 4: “Ouvi a palavra do Senhor”.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias