Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2022 – 02-10-2022 – Lição 1 – Ezequiel, o atalaia de Deus

01/10/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pis me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho”. – I Coríntios 9.16

VERDADE PRÁTICA

Além de guardar e cuidar, a missão do atalaia é anunciar tanto o julgamento divino como as Boas-Novas.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Ezequiel 3.16-21, 27 

16 – E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do SENHOR a mim, dizendo: 

17 – Filho do Homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirása palavra e as avisarás da minha parte. 

18 – Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. 

19 – Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma. 

20 – Semelhantemente, quando o justo se desviar a sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque, não o avisando tu, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei. 

21 – Mas, avisando tu o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado, e tu livraste a tua alma. 

27 – Mas, quando eu falar contigo, abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir deixe, porque casa rebelde são eles. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Neste último trimestre de 2022, estudaremos o Livro do profeta Ezequiel. O tema do livro se resume assim: soberania de Deus e responsabilidade do homem.

Ezequiel foi chamado por Deus para alertar o povo de Judá contra a apostasia – o desvio deliberado – e convidar o Reino de Judá à conversão a Deus pelo arrependimento, vivendo em comunhão com o Senhor.

Hoje, nesta Dispensação da Graça, nos últimos dias que antecedem o arrebatamento da Igreja, somos alertados pela mensagem do profeta Ezequiel a como vivermos e estarmos preparados para este glorioso evento.

I – SOBRE O LIVRO DE EZEQUIEL

1 – Primeira parte

O livro de Ezequiel segue uma ordem clara. Nos três primeiros capítulos temos a visão inicial e a chamada divina do profeta. A seguir, o capítulo 4 até o capítulo 24, estão ligados aos juízos de Deus sobre Jerusalém e o povo da aliança, e estes capítulos foram escritos antes da queda de Jerusalém.

Portanto, do capítulo 1º ao 24, lemos dos juízos sobre Jerusalém. Há subdivisões nesta primeira parte:

A) Do capítulo 1º ao 3 – visão e chamada;

B) Do capítulo 4 ao 7 – Analogias (comparações) e mensagens de condenação iminente (próximas de acontecer);

C) Do capítulo 8 ao 11 – descrição de uma visão do templo e de Jerusalém profanados pelas idolatrias e pelos pecados do povo, e a glória de Deus deixando o templo e a cidade;

D) Do capítulo 12 ao 24 – Mais analogias e profecias de juízos, inclusive, de sentenças que já estavam acontecendo.

A primeira parte termina na metade exata do Livro.  

2 – Segunda parte

Dos capítulos 25 a 32, lemos da soberania de Deus sobre as nações, cujos destinos são profetizados, portanto, escritos antecipadamente.

O profeta profere os juízos que viriam sobre países que eram potências entre as nações, naqueles dias: Amom, Moabe, Edom, Filístia (capítulo 25); Tiro e Sidom (capítulos 26 a 28); Egito (capítulos 29 a 32).

 3 – Terceira parte

A terceira seção do Livro do profeta Ezequiel vai dos capítulos 33 ao 48.

No capítulo 33, Ezequiel volta a profetizar, novamente, para a sua própria nação – Ezequiel 33.1 e 2: “E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos do teu povo e dize-lhes…”. Deste capítulo 33 até o capítulo 39, o profeta trata do futuro de Israel.

Nesta altura, Jerusalém está caída – Ezequiel 33.21: “…veio a mim um que tinha escapado de Jerusalém, dizendo: Caiu a cidade”. Almeida Revista e Atualizada. As profecias de Jeremias e de Ezequiel se cumpriram!

Os capítulos 36 a 39 são uma maravilhosa profecia de que Deus reunirá a nação, abençoará com renovação espiritual a este povo terreno de Deus. Também, há uma profecia surpreendente nos capítulos 38 e 39, de que no final dos tempos, de Gogue e Magogue (que muitos estudiosos identificam com a Rússia e seus confederados) combatendo contra Israel. E estes capítulos terminam com todas as nações reconhecendo o Senhor como Deus verdadeiro, através de seus extraordinários feitos em relação a Israel.

Os nove últimos capítulos, que completam a terceira divisão do livro do profeta Ezequiel, tratam do último templo, do culto e da cidade. O reerguimento do Templo e a glória renovada. Também descrevem o novo culto e o rio santo, a nova divisão da terra e a cidade de Deus.

De todo o livro a expressão chave é: “Saberão que eu sou o SENHOR”.

II – SOBRE O PROFETA

1 – Identidade

Ezequiel – no hebraico Yechezkel, significando ´Deus fortalece´. Tem dois Ezequiel no Antigo Testamento: o primeiro é um sacerdote que serviu na décima nona turma, designado no tempo do rei Davi, registrado em I Crônicas 24.16.

E este profeta e sacerdote, cujo livro é tema deste quarto trimeste. Seu nome ocorre por duas vezes: Ezequiel 1.3 e Ezequiel 24.24.

Assim como o profeta Jeremias, Ezequiel era ao mesmo tempo sacerdote e profeta. Foi levado cativo juntamente com o rei Joaquim, por Nabucodonozor, uns dez anos antes da destruição de Jerusalém. Ele contava, nesta ocasião, 25 anos de idade. Cinco anos depois, aos 30 anos, teve a visão junto ao rio Quebar, conforme Ezequiel capítulo 1º. Em Babilônia, morava num lugar chamado Tel-Abibe – Ezequiel 3.15 -, onde ministrava aos exilados, aos quais, na maioria, resistiam muito às suas pregações proféticas, iludindos com a falsa esperança de que regressariam rápido do exílio.

Conforme a tradição, Ezequiel foi morto por um dos exilados, que ele repreendeu por causa da sua idolatria.

2 – Procedência

Ezequiel, estando exilado, não morava na cidade de Babilônia, mas na terra de Babilônia. Ele mesmo informa que residia em Tel-Abibe, nas margens do rio Quebar. O nome Tel-Abibe significa ´monte das espigas de trigo´, talvez indicando a região fértil para a agricultura. Hoje, este rio Quebar tem outro nome, qual seja, Kabour.

Ezequiel era o filho de um sacerdote de Zadoque. Foi deportado para a Babilônia no ano 597 a. C., juntamente com o rei Joaquim. A esposa do profeta Ezequiel morreu no dia em que o cerco da cidade de Jerusalém começou, no ano 588 a. C.

Ezequiel tinha 30 anos quando começou a escrever. A soberania de Deus e o apelo ao arrependimento são os propósitos duplos de seu livro.

Deus nunca se deixa sem testemunhas a favor de seu povo! Jeremias, Ezequiel e Daniel destacam-se como os servos de Deus que serviam aos propósitos divinos naqueles dias. Jeremias profetizava em Judá, mais exatamente na cidade de Jerusalém. Daniel profetizava no palácio real, na grande cidade de Babilônia e o profeta Ezequiel servia profetizando junto ao povo exilado.

III – SOBRE O ATALAIA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada