Buscar no blog

CPAD Adultos – 4 Trimestre 2021 – 26-12-2021 – Lição 13 – A gloriosa esperança do apóstolo

24/12/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação”. – 1 Tessalonicenses 5

VERDADE PRÁTICA

A esperança gloriosa da volta de Jesus traz sobriedade para as nossas vidas, e disposição para exercer a fé e o amor em esperança.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 4.6-8; 1 Tessalonicenses 5.1-11 

2 Timóteo 4 

6 – Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 

7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 

8 – Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 

1 Tessalonicenses 5 

1 – Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; 

2 – porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como ladrão de noite. 

3 – Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 

4 – Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; 

5 – porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 

6 – Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. 

7 – Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. 

8 – Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação. 

9 – Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 

10 – que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. 

11 – Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.

AVISO IMPORTANTE

A EBD Comentada comunica a todos que os esboços do próximo trimestre estarão disponíveis apenas na Nova Plataforma – NUTROR.

Caso ainda não tenha realizado o seu cadastro, orientamos que faça o mais rápido e após fazê-lo, entre em contato conosco pelo WhatsApp para que possamos liberar o acesso. O contato é extremamente importante para que possamos ajustar o seu acesso.

Contato WhatsApp: 34-99707-0770 ou 34 99230-2795.

PASSO A PASSO PARA A CRIAÇÃO DO SEU ACESSO A NOVA PLATAFORMA – NUTROR 

Gentileza seguir os passos abaixo para criar o seu cadastro na nova plataforma. Não levará 3 minutos.

1 – Clique no link abaixo para fazer o seu cadastro:

https://www.nutror.com

2 – Clique na opção CADASTRO

3 – Insira o seu nome completo;

4 – Insira o mesmo email cadastrado na assinatura do seu plano;

5 – Insira uma senha conforme recomendado no cadastro e confirme redigitando-a no próximo campo;

6 – Marque a caixinha do Termos de Uso e no botão CADASTRAR.

7 – FINALIZE – PRONTO! Finalizado o seu cadastro.

Agora ENTRE EM CONTATO CONOSCO pelo WhatsApp e nos avise que concluiu o seu cadastro no NUTROR para que possamos LIBERAR O SEU PLANO de assinante na nova área de estudos da EBD Comentada.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nesta última lição deste trimestre, terminamos o estudo sobre a vida e o ministério do apóstolo Paulo. E vamos estudar sobre a esperança da vida futura.

Em Jesus Cristo nós descasamos, sem jamais temer o futuro, pois Ele é a nossa esperança!

I – A CONSCIÊNCIA DE PAULO DIANTE DA MORTE

1 – Uma morte como oferta de sacrifício (2 Tm 4.6)

II Timóteo 4.6: “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo”.

Paulo diz neste versículo que a sua vida era derramada como uma oferta a Deus, e que a hora de sua morte estava próxima.

Em sua primeira prisão em Roma, Paulo considerou como provável o seu martírio. Filipenses 2.17 confirma este comentário, quando ele escreveu: “E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós”. Libação, biblicamente, era um líquido derramado ou aspergido em adoração a Deus. A oferta em vinho derramada que acompanhava o sacrifício dos judeus. Era usada para ilustrar a rendição total do crente a Deus, derramando um líquido para simbolizar a entrega plena a Deus, até mesmo a morte. Porém, ainda na carta aos Filipenses, era algo provável de acontecer. Mas, aqui em II Timóteo 4.6, “eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício”, é já realidade que o seu martírio virá.

O momento da morte, de sua partida para estar com Cristo, está próximo. Paulo usou a palavra ´minha partida´, referindo-se à sua morte, usando um termo emprestado das práticas da marinha e, em todo o Novo Testamento, ocorre somente aqui em II Timóteo 4.6: significa o levantamento da âncora do navio, que o segurava, para que possa partir em viagem rumo ao seu destino.

Conta a história que dois irmãos em Cristo iam viajar de navio para o Canadá, e na noite anterior à partida, dormiram num alojamento muito pobre. Um dos irmãos resmungava: “Que cama dura! Que quarto apertado! Que lugar sufocante e horrível”. Ao que o outro o animou dizendo: “Meu irmão, pense no nosso destino. Nós não vamos morar aqui. Estamos de passagem. Amanhã será a nossa partida”. Pensemos o mesmo deste mundo. O tempo de nossa partida está próximo. Miquéias 2.10: “Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso”. Se o tempo de nossa partida está próximo, pois qualquer intervalo que se interponha entre nós e a morte, sempre quão curto será! Então, se o tempo de nossa partida está próximo, é melhor, no que depender de nós, estar em comunhão e paz com os irmãos em Cristo. Se o tempo de nossa partida está próximo, sejamos humildes e nada de soberba por quaisquer breves prosperidades temporais. Se o tempo de nossa partida está próximo, seja pelo arrebatamento ou por dormir em Cristo, sejamos testemunhas fiéis do Senhor Jesus.

2 – “Combati o bom combate” (2 Tm 4.7)

II Timóteo 4.7: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

Paulo usa outra metáfora, trazendo a que lhe era favorita, a do atleta competindo nos jogos olímpicos. O tempo do verbo ´combati´, no original grego, é o perfeito: “eu tenho combatido”. O mesmo combate do passado que lutou com fidelidade e perseverança, era a luta igualmente sustentada até ao fim. Paulo usa a imagem de um estádio, onde o atleta corria na pista olímpica, e disse: “acabei a carreira”. Eu já terminei o a minha corrida!

E foi uma carreira de um nobre do Evangelho:

1 – Seu Líder era bom;

2 – Sua Causa era boa;

3 – Seu testemunho era bom;

4 – Sua armadura era boa;

5 – Sua vitória foi boa!

3 – Gratidão e esperança (2 Tm 4.7,8)

II Timóteo 4.7 e 8: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

Ao findar a carreira ministerial e de serviços a Cristo, Paulo está diante da expectativa gloriosa em relação à recompensa da vida:

1 – Em valor, era a mais alta possível, ´coroa´;

2 – Em princípio cristão, a mais incontestável: ´a coroa da justiça´;

3 – A mais honrosa, pois dada pelo Senhor, justo juiz;

4 – A ocasião celestial mais solene: ´Naquele Dia´;

5 – Em associação com ´todos os que amarem a Sua vinda´.

Meus amados, as posições de honra para os crentes no reino vindouro de Cristo serão determinadas pela fidelidade, consagração, comunhão, serviço e santificação. Paulo sempre falou da glória futura reservada com Cristo, aos fiéis. Certa vez ele escreveu que “os sofrimentos deste tempo presente não se comparam à glória que está por vir” – Romanos 8.18.

O Novo Testamento se refere a pelo menos cinco coroas: a da vida, mencionada duas vezes, pela fidelidade do crente diante da morte. Será dada aos que morreram por causa do Nome do Senhor Jesus – Tiago 1.12; a coroa incorruptível – I Coríntios 9.25 a 27 – que fala do serviço ao Reino de Deus; a coroa da alegria, dada ao ganhador de almas – I Tessalonicenses 2.19; a incorruptível coroa de glória, citada em I Pedro 5.1 a 4, recompensa a quem nunca se desviou e foi padrão dos fiéis diante do Rebanho; e a quinta, esta citada na lição, em II Timóteo 4.8: coroa da justiça. A noiva ideal espera com ansiedade pelo seu noivo, guardando-se somente para ele. A noiva ideal, em geral, ocupa-se muito com os preparativos do dia do casamento. Da mesma maneira ilustrativa, a coroa da justiça será dada aos crentes que em esperança, alegria e em antecipação à segunda vinda de Cristo, guardarem-se em santificação (separação deste mundo tenebroso) e em preparação diária para o momento repentino do arrebatamento.

A DOUTRINA BÍBLICA DE PAULO SOBRE A VOLTA DO SENHOR

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada