Buscar no blog

CPAD Adultos – 4 Trimestre 2021 – 17-10-2021 – Lição 3 – A conversão de Saulo de Tarso

15/10/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” – Atos 9.3,4

VERDADE PRÁTICA

A verdadeira conversão a Cristo leva em conta o arrependimento, a fé em Jesus e uma completa transformação no pensamento, vontade e ação do homem.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 9. 1-9 

1 – E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo-sacerdote, 

2 – e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. 

3 – E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 

4 – E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 

5 – E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 

6 – E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-se-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. 

7 – E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. 

8 – E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. 

9 – E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

A conversão de Saulo, o maior perseguidor da Igreja nos seus primeiros anos, faz-nos perguntar: até onde vai a graça salvadora do Senhor Jesus? Ela vai até mesmo onde está o pior dos pecadores.

I Timóteo 1.15: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

A graça do Senhor alcançou a Saulo quando ia para a cidade de Damasco. Ele respondeu a esta graça com arrependimento e fé. E o Senhor Jesus operou em sua vida a transformação poderosa. O processo da salvação se deu em Paulo pela regeneração, adoção, justificação, santificação e a esperança da glorificação.

I – A CONVERSÃO DE SAULO: UM ATO DA GRAÇA DE DEUS

1 – A conversão de Saulo e sua experiência sobrenatural

Atos 9.3 e 4: “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?“ 

Havia duas rotas de ida a Damasco, nos dias do apóstolo Paulo. Ou poderia viajar pela estrada romana, que era mais direta e mais frequentada. Saia de Jerusalém, passava por Sicar, e pelas margens do mar da Galiléia, ainda por Cesaréia de Filipe, contornando as encostas do Hermon, chegando a Damasco. E a segunda rota era pelo vale do rio Jordão, escolhida pelos judeus que queriam evitar passar por Samaria. Não sabemos por qual caminho Paulo e seus companheiros escolheram ir a Damasco, então.

Por um ato triunfante da graça de Deus, chegando perto de Damasco, com a mente de Paulo focada em como deveria começar a perseguir os cristãos, quando entrasse na cidade, então “o cercou um resplendor de luz do céu”. O clarão de luz foi suficiente para ofuscar a luz do sol do meio-dia. Atos 26.13: “Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo”. O Senhor Jesus apareceu a Paulo, e ele viu a Cristo glorificado!  Isto foi dito por:

1 – Ananias em Atos 9.17: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas…”;

2 – Por Barnabé em Atos 9.27: “Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara…”;

3 – Ele mesmo, Paulo, em Atos 26.16: “…porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha…” e I Coríntios 9.1: “Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo, Senhor nosso?“.

Esta experiência transformou por completo toda a sua vida e existência!

A convicção anterior de Paulo, depois deste encontro impressionante com o próprio Senhor Jesus – qual seja, a sua errada convicção de que Cristo era um enganador, que falsamente seus discípulos alegavam ter ressuscitado dos mortos – esta convicção foi inundada enchendo sua alma, sua mente e seu coração pela glória celestial, em meio ao brilho divino ofuscante demais para os olhos humanos, que o pôs cego.

“Saulo, Saulo, por que me persegues?“ – Atos 9.4.

Há sete nomes repetidos por Deus na Bíblia:

1 – Abraão, Abraão – Gênesis 22.11;

2 – Jacó, Jacó – Gênesis 46.2;

3 – Moisés, Moisés – Êxodo 3.4;

4 – Samuel, Samuel – I Samuel 3.10;

5 – Marta, Marta – Lucas 10.41;

6 – Simão, Simão – Lucas 22.31;

7 – Saulo, Saulo – Atos 9.4.

E por três vezes o Senhor clama: “Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do SENHOR!“ – Jeremias 22.29. 

“Saulo, Saulo…” – Atos 9.4 – O Senhor Jesus bem conhecia a Saulo antes dele conhecer a Jesus. Aleluia! O Senhor Jesus conhecia a Saulo por nome. Conhecia por nome, também, a Zaqueu, a Cornélio em Atos 10.3, e também a cada um de nós nos conhece pelo nome. Se não percebermos a ternura com que nos fala é o nosso coração ainda não se abriu para Ele.

2 – A iniciativa de Jesus para transformar a mente de Saulo

Paulo ouviu a voz amorosa do Senhor Jesus, e todas suas convicções foram abaladas, e foram desfeitas a loucura e pecado de suas perseguições contra Cristo, que minutos antes ele considerava aceitáveis a Deus.

Paulo não teve isso em sua imaginação e nem foi uma alucinação. Imaginação e alucinação não transformam a convicção mental de um homem de coração tão duro como o que Paulo tinha. O sobrenatural de Deus está aqui nesta visão, a qual, anos depois, o próprio Paulo testemunho diante do rei Agripa, em Atos 26.19: “Não fui desobediente à visão celestial”.

O homem que agora adentra em Damasco não é o mesmo que saiu de Jerusalém. Que entrada diferente, pois o homem está diferente: impactado no físico, na mente e no homem interior. A presença do Senhor Jesus no coração de Paulo fez toda a diferença!

Como sabemos que este é um homem transformado?

No caminho a Damasco vinha um homem com a pompa e o esplendor de membro famoso do Sinédrio. O encontro com o Senhor Jesus tanto o abalou que, agora, entra na cidade conduzido por outros, cego, abatido, desencorajado de tudo que antes o animava. A chama da fúria se apagou. Logo veremos este homem, porém um homem transformado pelo poder da Palavra do Senhor Jesus, ouvindo e aprendendo humildemente aos pés de um simples discípulo de Jesus.

A aparição pessoal do Senhor Jesus causou impacto, abalo, transformação tão tremenda em Paulo, que esteve sem ver, sem comer e beber por três dias. Os olhos de Saulo foram cegados, mas se abriram os olhos espirituais. Mais tarde Paulo escreveu aos Efésios 1.18: “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento”. Não comeu. Porém, foi despertado na fome espiritual por Cristo. O Senhor Jesus falou em João 6.57: “…assim quem de mim se alimenta também viverá por mim”. Da sede física, não se lembrou. Porque dessedentava-se da fonte da salvação. João 7. 37: “Se alguém tem sede, que venha a mim e beba”.

3 – A graça salvadora se manifestou a Saulo

Tito 2.11: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”.

“A graça de Deus se há manifestado”. ´Manifestado´ é a tradução do verbo grego epiphainõ, ´aparecer´. Com o sentido de aparecer para atingir a finalidade de um caso em particular (Strong). 

E a aparição da graça de Deus é geral – “a todos os homens” – com propósito específico: “trazendo salvação”. Uma transliteração mais literal diria assim: A graça de Deus apareceu trazendo salvação a todos os homens. Faz-nos comparar com Isaías 9.2: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”. E também com Isaías 60.1: “Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti”. E ainda mais com Malaquias 4.2: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas…”.

A graça de Deus, aqui mencionada, é o favor de Deus para com os homens que andam na ignorância deste mundo e nas trevas da incredulidade, sobre a qual toda a obra da redenção está baseada, com a finalidade de transformar o homem para Deus.

Vamos meditar brevemente sobre a graça de Deus.

O homem pecou. E Deus amou. Quando unimos estes dois fatos, o Evangelho da graça de Deus se manifesta. Porque a graça é a expressão do amor de Deus. O amor inerente a Deus, a princípio, é abstrato. A graça de Deus aparece, se manifesta, dando-lhes substância. “Deus é amor” – I João 4.8. Quando o amor de Deus se expressa a favor do homem, torna-se graça. Por exemplo singelo: Você diz que ama o mendigo. Até tem pena dele e sente simpatia por ele. Mas, este amor pode continuar no seu interior de maneira abstrata. Se este amor não se expressar em vestuário, comida e oportunidade, o máximo que se abstrai é você dizer que o ama. O amor é interior, porém, a graça é exterior. Ela se manifesta. A graça como sentimento é amor. O amor em ação é graça. A graça é ato de amor pelo necessitado. Nós sabemos que Deus ama ao Filho e aos anjos, por exemplo. Mas não há graça nesta relação. Por que não há graça entre eles? Porque não há necessidade. Nós somos pecadores. Não temos necessidade da salvação. Nós não temos como resolver o problema do pecado por nós mesmos. Quando o amor flui no mesmo nível então é somente amor. Quando flui para baixo, para o necessitado, então é graça. O amor de Deus manifestou em graça por meio da obra redentora do Senhor Jesus. João 1.17: “…a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.  I Coríntios 1.4: “Sempre dou graças a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus”. Atos 15.11: “…somos salvos pela graça do Senhor Jesus…”. I Pedro 1.13: “…esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo”.

II – SAULO E A DOUTRINA BÍBLICA DA CONVERSÃO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada