Buscar no blog

CPAD Adultos – 4 Trimestre 2021 – 12-12-2021 – Lição 11 – O zelo do apóstolo Paulo pela sã doutrina

09/12/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. – I Timóteo 4.16

VERDADE PRÁTICA

A Igreja de Cristo é a única instituição divina na terra que preserva e defende a sã doutrina diante dos enganos e males das heresias.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

I Timóteo 6.3-6, 11; 2 Timóteo 3.14-17 

I Timóteo 6 

3 – Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade, 

4 – é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais, nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 

5 – contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais. 

6 – Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 

11 – Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 

2 Timóteo 3 

14 – Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. 

15 – E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 

16 – Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, 

17 – para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

IMPORTANTE LER – MUDANÇA DE PLATAFORMA

Estimado(a) assinante da EBD Comentada.

Você será inserido no grupo do WhatsApp denominado “ASSINANTES EBD COMENTADA” por ter assinado um dos planos. Temos uma mensagem importante para lhe passar.

Estamos de casa nova e você também!

Trabalhamos muito por alguns meses para lhe oferecer a melhor experiência em estudos bíblicos baseados nas aulas da Escola Bíblica Dominical e hoje lhe oferecemos a nova plataforma para os seus estudos – o NUTROR!

Pedimos que leia e assista atentamente o texto e os vídeos para que possa acessar esta nova plataforma e extrair o máximo da sua nova área do assinante.

CRIAÇÃO DO SEU ACESSO A NOVA PLATAFORMA 

Gentileza seguir os passos abaixo para criar o seu cadastro na nova plataforma. Não levará mais que 3 minutos.

1 – Clique no link abaixo para fazer o seu cadastro:

https://www.nutror.com

2 – Insira o seu nome completo;

3 – Insira o mesmo email cadastrado na assinatura do seu plano;

4 – Insira uma senha conforme recomendado no cadastro e confirme redigitando-a no próximo campo;

5 – Marque a caixinha do Termos de Uso e no botão CADASTRAR.

PRONTO! Finalizado o seu cadastro. Agora é só acessar o Nutror através do mesmo link (https://www.nutror.com) utilizando os dados de email e senha que forneceu.

Se tiver qualquer problema no momento do cadastro ou utilização da plataforma, gentileza nos chamar no WhatsApp através dos números 34 99230-2795 ou 34-99707-0770. Estamos prontos para te servir.

NOVIDADE IMPORTANTE

Além do acesso pelo computador, os esboços da EBD Comentada poderão também ser acessados via aplicativo celular/tablet.

Baixe o aplicativo NUTROR para o seu dispositivo através da Play Store (Android) ou App Store (iOS – iphone, IPad). Utilize os dados que inseriu no seu cadastro (email e senha).

OBSERVAÇÃO: Para visualizar os esboços é necessário possuir um programa leitor de PDF (recomendamos o uso do FOXIT tanto para o computador quando para o celular/tablet). Para visualizar as apresentações das aulas é necessário ter o Microsoft PowerPoint instalado nos dispositivos.
Assista o vídeo clicando no link abaixo para aprender a usar o aplicativo NUTROR em seu dispositivo móvel. Não se preocupe; é mais fácil do que você imagina.

https://youtu.be/0aahDEeGIpQ

Assista este outro vídeo no link abaixo sobre como usar o ambiente NUTROR pelo computador (browser de internet).

https://youtu.be/2oPWtdW1qeA

Dúvidas, gentileza entrar em contato através do email: contato@ebdcomentada.com ou pelo WhatsApp (34-99230-2795 ou 34-99707-0770).

Deus abençoe!

Equipe EBD Comentada

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na sequência dos estudos de lições da vida e ministério do apóstolo Paulo, hoje veremos como ele declara a segurança da doutrina de Cristo e seu zelo por mantê-la sadia.

“Está escrito” ocorre mais de noventa vezes no Novo Testamento, afirmando assim a autoridade divina da Bíblia, a sua inerrância, inspiração, infalibilidade e unidade.

Falando da suficiência da Bíblia, Spurgeon assim falou: “Se quando eu chegar ao céu o Senhor me disser: ´Spurgeon, quero que você pregue por toda a eternidade´, responderei: ´Senhor, dá-me uma Bíblia – é tudo de que preciso´”.

I – ORTODOXIA VERSUS HETERODOXIA

1 – Dois termos técnicos importantes

Ortodoxia e heterodoxia são nomenclaturas que não usamos maiormente e até estranhas para a maioria dos cristãos. Porém, são duas palavras de aplicação importante e há a necessidade de conhecê-las, até porque estão implicitamente arraigadas no Novo Testamento, haja vista que a doutrina de Cristo, continuada pelos apóstolos, se contrapõe e condena:

1 – A ´doutrina dos fariseus´ – Mateus 16.12;

2 – As ´doutrinas que são mandamentos de homens´ – Marcos 7.7;

3 – A ´todo o vento de doutrina´ – Efésios 4.14;

4 – As ´doutrinas dos homens´ – Colossenses 2.22;

5 – As ´doutrinas de demônios´ – I Timóteo 4.1.

Estas palavras ´ortodoxia´ e ´heterodoxia´ não são bíblicas, porém são utilizadas para separar e contrastar a sã doutrina das heresias.

2 – Conceito de ortodoxia

Ortodoxia, é a tradução equivalente em português da palavra grego orthodoxia: de orthós – ´certo´, e doxa – ´opinião´, com o sentido, portanto, de crença correta em contraste com as heresias, as falsidades, enganos, erros e outros males doutrinários.

A palavra ´ortodoxia bíblica´ expressa o sentido de que há declarações bíblicas que afirmam com exatidão e retidão o conteúdo das Escrituras quanto às verdades reveladas e, portanto, são regra de fé e de conduta para a Igreja.

Conforme II Timóteo 6.3 a doutrina ortodoxa é aquela que se conforma com “as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade”.  

3 – Conceito de heterodoxia

Heterodoxia é de origem grega, heteros ´diferente´, e doxa, com o sentido ´de opinião diferente´. Traz a ideia de uma ação que toma uma coisa por outra. Em termos bíblicos, um erro de opinião, oposta às Escrituras e caracterizada pela diversidade de opiniões.

A igreja é ortodoxa, ou seja, vive de acordo com a Palavra de Deus e não se guia por opiniões diversas. Não somos conduzidos por nenhum conjunto de ideias particulares. Nestes dias difíceis de ser crente, observamos quantos avaliam que os mandamentos bíblicos são opcionais, aos quais escolhemos conforme nosso gosto. Nada mais falso e venenoso do que isto, pois nós precisamos crer, mas crer conforme as Escrituras. João 7.38 está escrito as palavras clamadas por Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura…”. Não basta crer, é necessário crer na verdade. “Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade” – João 17.17.

Portanto, como bem ensina o comentarista da Lição, pastor Elienai Cabral, ´a Doutrina Cristã é ortodoxa enquanto for coerente (que esteja ligada, anotação nossa) com o que Cristo e os apóstolos ensinaram´.

II – A AMEAÇA DE CORRUPÇÃO DOUTRINÁRIA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada