Buscar no blog

CPAD Adultos – 4 Trimestre 2021 – 05-12-2021 – Lição 10 – Paulo e seu amor pela igreja

03/12/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Porque o amor de Cristo nos constrange”.  – Coríntios .5.14a

VERDADE PRÁTICA

O amor cristão não é um sentimento egoísta, mas o sacrifício dos próprios desejos para o bem dos outros.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Tessalonicenses 6.1-1-10 

1 – Paulo, e Silvano, e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo; graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 

2 – Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações. 

3 – Lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,

4 – Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; 

5 – Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. 

6 – E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, 

7 – De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia. 

8 – Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos  necessidade de falar coisa alguma; 

9 – Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro. 

10 – E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.  

IMPORTANTÍSSIMO – MUDANÇA DE PLATAFORMA NÃO DEIXE DE LER

Olá, professores(as), Paz do Senhor.

Queremos agradecer o interesse e o amor envolvido com o ensino bíblico e a obra missionária por cada um de vocês.

A EBD Comentada está em processo de mudanças e a nossa atual plataforma será descontinuada em breve. Se tudo correr conforme previsto, pretendemos estar na nova plataforma a partir da próxima lição. A nova plataforma será muito mais intuitiva e fácil de utilizar. Mas para isso, precisaremos de um pequeno favor de você assinante.

Gentileza acessar o link abaixo e criar o seu cadastro na nova plataforma. Insira o seu nome completo, o email cadastrado na assinatura do seu plano e uma senha conforme recomendado no cadastro. Clique na caixinha do Termos de Uso e PRONTO! Finalizado o seu cadastro e você estará apto a utilizar a nova plataforma Nutror quando ela estiver disponível.

https://www.nutror.com

Lembre-se que este cadastro é da nova plataforma e que estará disponível na próxima lição.

A nova plataforma possibilitará que acesse os nossos esboços através do aplicativo para celular ou tablet. O aplicativo Nutror poderá ser baixado para o seu dispositivo através da Play Store (android) ou Apple Store (ios – iphone, ipad). Caso o seu acesso seja pelo browser de um computador tradicional (google chrome por exemplo), não tem problema, é só clicar no mesmo link acima, depois clicar no botão ENTRAR e utilizar os dados que inseriu no seu cadastro.

Estamos preparando um vídeo tutorial que lhe ensinará como extrair o máximo da nova plataforma, mas como dissemos acima, ela é tão intuitiva que o tutorial será apenas um detalhe.

Para saber mais sobre a mudança, gentileza nos chamar no WhatsApp através dos números 34-34 99230-2795 ou 34-99707-0770.

Veja algumas telas da nova plataforma (versão desktop):

Veja abaixo algumas telas da nova plataforma (versão celular):

Tudo muito melhor e mais moderno para você professor(a) sentir-se mais à vontade na EBD Comentada.

Vamos a aula desta semana… 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Chegamos à Lição 10 deste último trimestre de 2021, dando sequência ao estudo de lições da vida e ministério do apóstolo Paulo.

Aprenderemos juntos sobre o amor de Paulo pela Igreja, que se traduziram em cuidados e zelo.

Nós vivemos e servimos a Cristo na vida da igreja local. Esta igreja local é a expressão visível da Igreja de Cristo. E, através dos ensinos do apóstolo Paulo, aprenderemos que devemos amar a igreja em que congregamos.

I – O PAULO PELA IGREJA

1 – O Amor como o de um pai para um filho

I Tessalonicenses 1.2 e 3: “Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai”.

Neste versículo, Paulo repete os três grandes princípios permanentes da prática da vida cristã: fé, esperança e amor. Comparamos com I Coríntios 13.13: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”. E a maneira prática que eles se manifestam no crente: obra, trabalho e paciência.

Estes eram os sentimentos de Paulo pelas igrejas em geral, onde ele pregou o Evangelho, nas suas viagens missionárias. Sentimentos paternos. Palavras repetidas pelo Senhor Jesus à igreja de Éfeso, em Apocalipse 2.2: “Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência…”. Paulo se via, e de fato era, como ´pai espiritual´ que gerara ´filhos espirituais´ em Jesus Cristo. Paulo nutria a ternura amorosa de um pai pelos seus filhos.

2 – O amor motivado pelo modo de viver o Evangelho

I Tessalonicenses 1.6: “E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo”.

A primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses apresenta-nos uma igreja fundamentada na doutrina e unida em amor. Os principais aspectos daquela igreja enchiam-lhe o coração de alegria. Era uma igreja que manifestou fé prática, amor altruísta e firmeza em Cristo Jesus, mesmo “recebendo a palavra em muita tribulação”. Eles deixaram os ídolos, converteram-se ao Senhor e serviam ao Deus vivo e verdadeiro.

O testemunho da igreja dos tessalonicenses repercutiu na igreja primitiva. A igreja acolheu a Paulo como um filho acolhe ao pai a quem ama. Motivados pelo amor, foram exemplos para todos os fiéis – I Tessalonicenses 1.7: “De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis…”.

Não é diferente de nossos dias. O que nos motiva a viver o Evangelho senão o amor? Exemplo gera exemplos. Ser padrão dos fiéis, gera outros crentes padrões dos fiéis. Temos influenciado esta geração no meio de nosso viver, ou estamos sendo influenciados por ela? Hoje, parece que a mídia é quem dita as regras de conduta. As pessoas ao nosso redor, estão olhando para os crentes, e eles estão ´lendo´ a Bíblia, a Palavra de Deus, pela nossa maneira de viver. Que o Espírito Santo faça de mim e de você, um filho amado de Deus que vive de maneira digna do Evangelho, de maneira digna de ser imitado, pela dignidade de Jesus em sua vida.

3 – O amor deve nortear a nossa vida na igreja local

Alguém listou quarenta versículos no Novo Testamento, como mandamento para viver a vida da Igreja local, viver em comunhão com outros crentes. Os mandamentos bíblicos são suficientes para convencer-nos a amar a igreja onde congregamos. Não me é possível expor aqui todos os quarenta versículos, mas o último citado é Hebreus 10.25: “Não deixemos de congregar-nos.… – Almeida Revista e Atualizada. 

Nós estamos a viver os últimos dias profetizados pelo apóstolo Paulo, em II Timóteo 3.1: “É importante para você saber isto também, Timóteo, que nos últimos dias vai ser muito difícil ser crente” – Bíblia Viva.  Os últimos dias serão dias duros de ser crente. E nestes últimos dias vemos irmãos ressaltando as imperfeições, apontando somente as fraquezas da igreja local, do dirigente local e dos que servem voluntariamente na congregação local. Nós devemos amar a congregação onde o Senhor nos pôs. Quantos obreiros e cooperadores nas congregações locais estão sofrendo, chorando e maltratados pelas incompreensões, pelas acusações – na maioria, precipitadamente injustas – até por eventuais falhas, coisas que podemos aconselhar a pôr em ordem, mas são tratados sem misericórdia. Se um crente ama a Cristo, ele ama a igreja local.

O Senhor Jesus planejou a igreja para nós caminharmos juntos, para sermos companheiros na peregrinação, consolando uns aos outros, mais excelente se feito pelo Espírito Santo. Na congregação nós ajudamos, socorremos, auxiliamos, servimos com alegria. Claro que numa congregação existem queixas e conflitos, porque somos pecadores que estamos sendo aperfeiçoados em Cristo Jesus. Permita-me relembrar o que Paulo ensinou em Colossenses 3.13: “Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”.

Congregar é uma bênção que nos levar a parecer mais e mais com o Senhor Jesus, porque nas queixas e nos conflitos aprendemos a amar, suportar e a perdoar.

II – AMOR E FÉ NA IGREJA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada