Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2020 – 30-08-2020 – Lição 9 – Como vencer as oposições à obra de Deus

26/08/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.  Romanos 8.37

VERDADE PRÁTICA

Quando depositamos nossa confiança em Deus, descobrimos que Ele é muito maior do que todos os obstáculos que encontramos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Neemias 4.8-20; 1 João 4.4; 5.5 

Neemias 4 

8 – E ligaram-se entre si todos, para virem atacar Jerusalém e para os desviarem do seu intento.

9 – Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.

10 – Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos acarretadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro.

11 – Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.

12 – E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram que, de todos os lugares, tornavam a nós.

13 – Peque que pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o povo, pelas suas famílias, com as suas espadas, com as suas lanças e com os seus arcos.

14 – E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.

15 – E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.

16 – E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus moços trabalhava na obra, e a outra metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá.

17 – Os que edificavam o muro, e os que traziam as cargas, e os que carregavam, cada um com uma mão fazia a obra e na outra tinha as armas.

18 – E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.

19 – E disse eu aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Grande e extenso é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.

20 – No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.

 I João

4.4 – Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

5.5 – Quem é que vende o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Quando os judeus retornaram do exílio da Babilônia, os samaritanos habitavam a região, e agiram com resistência, perseguição e inimizades contra o Povo de Deus, por causa da obra de reconstrução do muro e das portas de Jerusalém.

Os judeus venceram usando as armas espirituais da fé, da vigilância e da oração.

Vamos, na continuação das lições com aplicações para os nossos dias, aprender juntos que a busca do avivamento espiritual encontra oposição. Que o Senhor levante sempre obreiros do mesmo perfil de Neemias: trabalhador, íntegro, bondoso, sábio, humilde, desprendido da ambição dos bens materiais, fervoroso, piedoso e zeloso de boas obras.

O triunfo na carreira cristã é dado aos que lutam com perseverança, fé, confiança e temor de Deus. Três virtudes se destacam na vida do líder Neemias:

1 – Neemias atendeu ao conselho da Palavra de Deus;

2 – Neemias não fugiu das lutas;

3 – Neemias confiou em Deus.

I – QUAL A PROCEDÊNCIA DESTES ATAQUES?

1 – A Bíblia revela a verdadeira força por trás destes ataques

Efésios 6.12 – “Não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

Que há uma luta, isto é certo! A questão é se o cristão luta contra o que é visível e material, ou contra o reino do mal. Se lutamos contra o poder humano ou contra o reino invisível das trevas. Nossa luta não é contra homens, mas contra as forças diabólicas. Por mais que aparentem serem poderosos, cruéis e assustadores, não lutamos contra homens, e nem contra os apetites carnais, da nossa natureza caída. Essencialmente, lutamos contra os principais de toda a hierarquia infernal, que usa homens maus, que usa as concupiscências carnais para causar danos e derrotas aos crentes.

Contra principados – os principais que vem antes dos demais. Tem o sentido de governantes. Donde estudiosos bíblicos entendem referir-se aos que governam os exércitos malignos no reino espiritual. É provável que alude às ordens a quais pertenciam antes da Rebelião, fileira que eles ainda retêm. Principados indicam os principais chefes.

Contra as potestades – contra os poderes e os governantes das legiões satânicas lideram. Os liderados seriam espíritos malignos num mundo espiritual organizado. Observemos que lideram legiões, palavra de cunho militar, sugerindo grande número e ações organizadas. Esta palavra é citada para as legiões de espíritos malignos em Marcos 5.9, Marcos 5.15 e Lucas 8.30.  E sempre são citadas com profundo apelo de seriedade.

Contra os príncipes das trevas deste século –Satanás e seus liderados governam este mundo sombrio e em escuridão. ´Deste século´, quer dizer, desta era, desta época que estamos vivendo. Este governo das trevas logo findará, o limite de sua duração está profetizado em Ezequiel 21.27 – “…até que venha aquele a quem pertence de direito…” Aleluia!

Contra as hostes espirituais da maldade – a palavra ´maldade´ está ligada às dores causadas pela iniquidade, ou seja, à soma das depravações do pecado. Os espíritos maus, assim como os demônios, são impuros, mentirosos, soberbos, maliciosos e enganadores. “Lugares celestiais” é uma transliteração adequada, haja vista que estão habitando os ares.

São inimigos de posição poderosa. O ofício deles é de domínio nessa escuridão de iniquidades. Este é o caráter essencial de cada posição da hierarquia do inferno: são espíritos maus. Como bem comentou certo antigo teólogo: “Seu apetite pelo mal somente excede sua capacidade de produzi-lo.”

2 – Qual a orientação que a Bíblia dá diante desta luta?

Efésios 6.13 – “Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.

Já antes, no versículo 11, Paulo exortou: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus…”

Por que a Bíblia nos dá tal orientação?

1 – Porque quanto mais perigos, mais vigilância;

2 – A guerra espiritual é perigosa;

3 – Todos somos convocados à batalha espiritual;

4 – Os inimigos espirituais são terrivelmente maus;

5 – Nada temos de nós mesmos para intimidá-los;

6 – O diabo é nosso principal inimigo;

7 – Deus nos concedeu armas espirituais para lutarmos.

Efésios 6.13 termina animando-nos: “…para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

Para não sermos desanimados e paralisados pelos ardis do Inimigo: Resistir no dia mau!

Para aparecermos vitoriosos na presença do Senhor Jesus: tendo feito tudo!

Para termos bom ânimo pela esperança da glória: ficar firmes!

3 – Nesta luta contra o mundo invisível a arma mais eficaz é a fé

I João 5.4 – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

O crente não é governado pelo mundo. Não aceita os seus argumentos, não pratica os seus costumes, não se submete aos seus preceitos. Somos livres em Cristo Jesus para não mais sermos escravizados pelo mundo e as coisas que no mundo há. Somos livres para não mais pecar.

Poderíamos chamar a vitória da fé de a vitória das vitórias. A Bíblia sempre alertou ao crente que as batalhas são difíceis. O novo convertido, comparando-o ainda a um recruta da fé no exército celestial, e mesmo este quando começa os primeiros passos na fé, percebe que a batalha espiritual é para a vida toda. Ao final da carreira, o vencedor alcançou a vitória das vitórias!

O crente vence o mundo pela fé, quando o mundo quer legislar para ele. Quando o mundo quer que o crente siga as leis mundanas. Ora, o crente é aquele que nada contra a corrente. O crente, quando tem diante dele uma lei deste mundo, ele se pergunta apenas: Isto agrada ou desagrada ao meu Senhor? E ainda que fique isolado e sozinho numa conduta, mas esta é agradável a Deus, pela revelação das Escrituras, ele se firma na convicção da sua fé.

Para o crente que vence o mundo pela fé, o certo é sempre certo, ainda que todos estejam contra. E o errado é sempre errado, ainda que todos estejam a favor.

Uma pessoa que teve a oportunidade de viajar por outros países, foi questionado se não admirava a estrutura de um edifício de aparência majestosa. “Não me surpreende… já vi construções bem mais superiores em beleza e majestade! ” Sua resposta não tinha intenção de arrogância, mas era tão somente, expressão da verdade: em outras cidades por outros tantos países, ele viu edifícios extraordinários. Pois bem, comparei sua resposta a quando o mundo tenta o crente com visões sedutoras, e o crente despreza as propostas mundanas, pois já pela fé que vence o mundo, ele anteviu o céu, morada do Altíssimo. Nada neste mundo o seduz, porque ele é capaz de ver as coisas que o olho não viu, as que não subiram ao coração do homem, as que Deus preparou para os que O amam, incomparavelmente mais excelentes do que quaisquer perspectivas deste mundo. Sim, esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé!

4 – Nesta luta as armas devem ser espirituais (2 Co 10.4)

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada