Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2020 – 27-09-2020 – Lição 13 – A vigilância conserva pura a igreja

24/09/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai”. – Marcos 13.37.

VERDADE PRÁTICA

Através da vigilância, a Igreja se manterá pura e não se afastará do modelo traçado por Cristo, rejeitando assim as inovações e o mundanismo dos nossos dias.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 25.1-13 

1 – Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 

2 – E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. 

3 – As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 

4 – Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 

5 – E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. 

6 – Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! 

7 – Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. 

8 – E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 

9 – Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. 

10 – E, tendo elas ido compra-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 

11 – E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos a porta!

12 – E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 

13 – Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Terminando o estudo de lições extraídas dos livros de Esdras e de Neemias, com foco nos princípios divinos em tempos de crise, ou seja, a reconstrução de Jerusalém e o avivamento espiritual dos que voltaram do cativeiro da Babilônia, como exemplos para os nossos dias, o comentarista destaca a relação que há entre vigilância e conservação do avivamento.

Vamos relembrar de crentes daquela época histórica de Israel, que foram padrão dos fiéis no amor, no trato, no procedimento, na fé, na pureza e no espírito e na Palavra: Jeremias, Ezequiel, Daniel, Zorobabel, Jesua (mais conhecido como Josué), Ageu, Zacarias, Esdras e Neemias.

As principais características destes servos do Senhor foram;

1 – Perseverança em seguir ao Senhor;

2 – Convicção nos princípios da Palavra de Deus;

3 – Conservação da fé;

4 – Busca da santificação (separação do mundo e das coisas que no mundo há);

5 – Vigilância diária diante das armadilhas do Inimigo.

E todos foram vigilantes e fiéis em tempos de crise e em circunstâncias difíceis de serem crentes. Preservaram a identidade como servos de Deus até o fim, vivendo e convivendo em meio a uma sociedade dos judeus em restauração.

Pela Palavra de Deus, pelo exemplo dos fiéis, pela fé que uma vez nos foi dada para seguir ao nosso Senhor Jesus, pela esperança renovada e pelo amor de Deus derramado em nossos corações, somos despertados, ao final deste trimestre, a vigiar em todo o tempo. 

I – MEIA-NOITE: O DIA QUE JÁ PASSOU

O dia que já está para terminar é o referido em Lucas 21.24 – “…até que os tempos dos gentios se completem.”

À meia noite no relógio de Deus se dará o arrebatamento da Igreja. Quando as trevas deste mundo estiverem tão densas, e permeando todas as nossas atividades, ouviremos o grito: “Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!” – Mateus 25.6b.

Meia noite é um horário de trevas espessas, o horário mais escuro do dia. E nesta meia noite espiritual, quando tudo parece-nos tão difícil, é tempo de vigilância através de consagração ao Senhor.

Meia noite na Bíblia significa que a plenitude dos gentios está se findando.

Há versículos que denotam tanta tristeza, que é mesmo desesperador ao nosso coração, se tão somente imaginarmos o significado deles. Entre os versículos mais tristes da Bíblia, na minha lista pessoal, três estão neste capítulo 25 de Mateus:

Mateus 25.8b – “…porque as nossas lâmpadas se apagam”. 

Mateus 25.10b – “E fechou-se a porta”.

Mateus 25.12 – “Em verdade vos digo que não vos conheço” – ARA.

São ilustrativos da meia noite como o dia que já passou. A oportunidade perdida para sempre!

II – MEIA-NOITE: INÍCIO DE UM NOVO DIA

1 – A manhã chegará

I Coríntios 1.8 – “O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Há três períodos distintos ensinados por Paulo na Introdução desta carta aos Coríntios:

1 – I Coríntios 1.4 – “Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.”  O tempo em que a Graça de Deus nos foi dada;

2 – I Coríntios 1.7 – “De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.” Este tempo presente, que se chama Hoje, enquanto esperamos a manifestação, ou seja, a vinda do Senhor Jesus, adornados com os dons (nenhum dom falta à Igreja!) que Ele nos concedeu para esta peregrinação;

3 – I Coríntios 1.8 – “O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.”  Este é um dia futuro – o Dia de nosso Senhor Jesus Cristo – quando estaremos para sempre com o Senhor.

“O qual vos confirmará…” – Confirmará, no original grego, tem o sentido de garantir. Significa literalmente ‘caminhar onde é sólido e seguro´. Portanto, o Senhor Jesus nos certifica e podemos ter plena confiança Nele.

“Até ao fim…” – ou seja, até a vinda do Senhor Jesus.

Trata-se de Cristo nos confirmando no caminho sólido da santidade. Guardados de cair ou de perecer espiritualmente, temos segurança em Cristo até ao momento repentino do arrebatamento, preservados para a vida eterna.

“Para serdes irrepreensíveis…” – A palavra ´irrepreensível´ não significa ´perfeito´. Tem o sentido de alguém contra o qual não há acusação de que vive em estado de pecado. Irrepreensível, porque Deus guarda e capacita ao crente a dar testemunho de um caráter cristão, que o livra totalmente da condenação do juízo final. I Tessalonicenses 1.10 – “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” 

“No Dia de nosso Senhor Jesus Cristo” – II Tessalonicenses 1.10 explica esta expressão: “No dia em que ele vier, receberá glória de seu povo santo e louvores de todos os que creem. E isso inclui vocês, pois creram naquilo que lhes dissemos a respeito dele” – Nova Versão Transformadora.

2 – A noite vem

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada