Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2020 – 13-09-2020 – Lição 11 – Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra

09/09/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E provaram a boa palavra de Deus”. Hebreus 6.5a

VERDADE PRÁTICA

A Palavra de Deus é semelhante a uma afiada espada; é poderosa e penetrante.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Esdras 8.1-12

1 – Estes, pois, são os chefes de seus pais, com as suas genealogias, os que subiram comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes:

2 – dos filhos de Fineias, Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel; dos filhos de Davi, Hatus;

3 – dos filhos de Secanias e dos filhos de Parós, Zacarias, e com ele por genealogias se contaram até cento e cinquenta homens;

4 – dos filhos de Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zeraías, e, com ele, duzentos homens;

5 – dos filhos de Secanias, o filho de Jaaziel, e, com ele, trezentos homens;

6 – e dos filhos de Adim, Ebede, filho de Jônatas, e, com ele, cinquenta homens;

7 – e dos filhos de Elão, Jesaías, filho de Atalias, e, com ele, setenta homens;

8 – e dos filhos de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e, com ele, oitenta homens;

9 – dos filhos de Joabe, Obadias, filho de Jeiel, e, com ele, duzentos e dezoito homens;

10 – e dos filhos de Selomite, o filho de Josifias, e, com ele, cento e sessenta homens;

11 – e dos filhos de Bebai, Zacarias, o filho de Bebai, e, com ele, vinte e oito homens;

12 – e dos filhos de Azgade, Joanã, o filho de Hacatã, e, com ele, cento e dez homens.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nesta Lição 11 estudaremos os eventos dos capítulos 7 e 8 do livro de Esdras.

Esdras sobe de Babilônia e vai a Jerusalém para ensinar a Lei.

I – ARTAXERXES ENVIA ESDRAS

1 – Os judeus sob o domínio dos persas

O capítulo 7 de Esdras inicia assim, versículo 1º: “Passadas essas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia.” Das coisas que se passaram, a principal foi a história de Ester. O Assuero do livro de Ester, que se casou com ela, trata-se de Xerxes, filho de Dario I, o mesmo que referendou o decreto anterior de Ciro para a reconstrução do templo de Jerusalém, citado no capítulo 6 de Esdras. E este Artaxerxes de Esdras capítulo 7, objeto de nosso estudo hoje, é filho de Xerxes, neto de Dario I.

Entre o final do capítulo 6 de Esdras e o início deste capítulo 7, há um intervalo de quase 60 anos.

Os judeus foram vencidos e exilados para a Babilônia, sob o domínio dos babilônios, mas estes, posteriormente, foram derrotados e dominados pelos medo-persas. Estes eram mais simpáticos aos judeus, e não tinham a índole de crueldade dos babilônios.

“Passadas estas coisas…” Uma delas que se passou, foi a maldade de Hamã, que exercia posição correspondente hoje a primeiro-ministro, tentando destruir todos os judeus, no reinado de Xerxes. Deus operou grande livramento ao Seu povo, e Hamã fracassou nos seus intentos malignos. O plano de destruição física dos judeus foi um ardil de Satanás, pois, destruindo a semente de Abraão fisicamente, a profecia de que o Messias seria descendente de Abraão e de Davi, não se cumpriria.

Isaías 43.13, no final do versículo está escrito: “Operando eu, quem impedirá?”

Agora, outro ardiloso plano infernal está a ocorrer. Se não foi possível destruir os judeus fisicamente, então, o Inimigo ataca para os destruírem espiritualmente. Eliminar gradualmente, inclusive pela mistura com outros povos moradores da região, os valores, os princípios e as crenças.

Para enfrentar este ataque diabólico, o nosso Deus levantou a Esdras, que nasceu e sempre morou na Babilônia, e agora, na direção celestial, sobe a Jerusalém para resgatar o ensino da Palavra de Deus.

2 – Esdras é enviado a Jerusalém, para ensinar a lei de Deus

Esdras era de linhagem sacerdotal, informando-nos que descendia do sumo sacerdote Arão – Esdras 7.5.

Esdras, cujo nome significa “auxiliador”, era, segundo nos informa o historiador judeu Flávio Josefo, muito estimado pelo rei e amado pelo povo judeu lá na Babilônia. E mesmo gozando de tanto prestígio, sem que a Bíblia explique detalhadamente o porquê, ele subiu a Jerusalém, cuja viagem levou quatro meses. Nesta altura, o templo já estava construído a 58 anos.

Esdras nasceu na Babilônia. Seus ascendentes principais são relacionados por ele em Esdras 7.1 a 5. Lá nos diz que era filho de Seraías, mas, conforme o costume da época, significa que era descendente, talvez neto ou até bisneto de Seraías, o qual foi o último sumo-sacerdote a ministrar no templo de Salomão.

Como nosso Deus é maravilhoso em Seus planos! Na destruição de Jerusalém e no exílio de Judá para Babilônia, Esdras ainda não existia. Nasceu na Babilônia, ainda no exílio, e lá alcançou ser escriba, ou seja, originalmente, “estudioso da lei de Deus com a finalidade de ensiná-la”. Homem versado nas Escrituras Sagradas. Esdras é o primeiro de uma linhagem de respeitados e admirados mestres eruditos nas Escrituras. Foi um homem fora do comum. Organizou o sistema de educação, a diplomacia, a administração pública, é tido como o criador das sinagogas, onde se estudava as Escrituras, mas se ensina as crianças o idioma hebraico, que assim foi preservado. 

Deus sempre tem um servo que é útil aos Seus propósitos para salvação de muitos. Nas famílias dos crentes, isto também ocorre. Deus sempre tem um servo na parentela que é como um farol dando direção aos demais, ou como uma flor entre tantas crises na parentela para exalar o bom cheiro de Cristo, ou como uma rocha que fundamenta, suporta tudo, para os descendentes se voltarem ao Senhor Jesus.

3 – A importante carta que o rei enviou com Esdras

Esdras 7.12 a 26 está, originalmente, escrito em aramaico. Trata-se de cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras.

Da leitura desta importante carta, indica para nós um espírito de:

1 – Grande reverência para com Deus;

2 – Profundo respeito pela Lei de Deus;

3 – Sinceridade em relação à adoração a Deus;

4 – Apreciação do caráter de um homem bom;

A liberalidade econômica do rei Artaxerxes, que não era crente em Deus, é um exemplo para nós e repreende a mão fechada para as contribuições de muitos de nós.

II – ESDRAS ENSINA A PALAVRA AO POVO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada