Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 01/07/2018 – Lição 1: Levítico, Adoração e Serviço ao Senhor

28/06/2018

Este post é assinado pelo pastor Eliel Goulart

Texto Áureo

“E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará.” – Levítico 26.11

Verdade Prática

A verdadeira adoração a Deus compreende, necessariamente, o nosso serviço voluntário, santo e amoroso ao Seu Reino.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Levítico 27.28-34

28 Todavia, nenhuma coisa consagrada que alguém consagrar ao Senhor de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda coisa consagrada será uma coisa santíssima ao Senhor. 

29 Toda coisa consagrada que for consagrada do homem não será resgatada; certamente morrerá.

30 Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores são do Senhor; santas são ao Senhor. 

31 Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará o seu quinto sobre ela. 

32 No tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor. 

33 Não esquadrinhará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se em alguma maneira o trocar, o tal e o trocado serão santos; não serão resgatados.

34 Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!

Neste terceiro trimestre de 2018, estudaremos juntos o livro de Levítico, sob a perspectiva da Nova Aliança, da Dispensação da Graça. “Adoração, Santidade e Serviço.” Adoração ao Senhor Jesus. Santidade diante Dele e Serviço a Ele.

Todas as citações bíblicas são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra edição, esta é mencionada.

Levítico apresenta ao Senhor Jesus como nosso sacrifício pelo pecado.

Todas as figuras deste livro apontam para a obra de Jesus Cristo. E Levítico é, sobretudo, um livro de figuras de Deus, destinadas aos filhos de Israel, com a finalidade de instruí-los no serviço de culto.

Observamos, porém, que Levítico é também um livro pessoal, e Levítico 1.2 indica isso: “…Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor…”.  Trazer oferta a Deus é importante, mas também a maneira de traze-la é importante.

A essência do ensino em Levítico é garantir que a santidade de Deus possa pontuar e dirigir cada área de nossa atividade.

Henrietta Mears (1890-1963), comentando este livro, assim escreve na Introdução:

“Ao abrir este livro, encontramos os filhos de Israel ainda no Monte Sinai.  Deus continua dando suas instruções para o culto no tabernáculo.

Em Gênesis vemos o homem perdido.

Em Êxodo, o homem remido.

Em Levítico, o homem cultuando.”

Portanto, nesta prestação de culto, aprenderemos em Levítico, como o povo remido deve aproximar-se de Deus através da adoração e preservar esta comunhão. Levítico, de modo geral, ensina que a aproximação é pelo sangue e manter a comunhão é através da santidade.

I – SOBRE O LIVRO DE LEVÍTICO

1 – Canonicidade

Canonicidade refere-se à legitimidade, a veracidade do livro de Levítico.

Êxodo 17.14 – “Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué…”

Este terceiro livro da Bíblia é, juntamente com os demais do Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Números e Deuteronômio – fartamente citado em outros livros do Antigo Testamento, como escritos por Moisés. Verifique em Josué 1.7 e 8, 23.6 – I Reis 2.3 – II Reis 14.6 – Esdras 3.2 e 6.18 – Neemias 8.1 – Daniel 9.11 a 13.

É chamado o Livro das Leis.

A palavra no início do livro em hebraico wayyiqrã“E chamou”, foi usada para dar nome ao livro pelos judeus.

A Septuaginta ( versão grega do Antigo Testamento ), designou o livro como Leuitikon  – “relativo aos levitas”, e depois, a tradução ao latim, pela Vulgata ( versão antiga em latim ), chamando-o de Liber Leviticus, definiu o nome em Português – Levítico. (Roland K. Harrison – 1920 – 1993 ).

Coroando este livro como inspirado, infalível e inerrante, o próprio Senhor Jesus o citou, referindo a Levítico 19.18 – “…mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”, quando citou o segundo mandamento que resume toda a Lei, em Marcos 12.31 – “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Além da citação de Lucas 10.27.

2 – Gênero Literário

Levítico é um manual de referência para o sacerdote do Antigo Testamento, apresentando duas divisões bem organizadas: os quinze primeiros capítulos expõem os princípios e o processos sacrificiais sobre a remoção do pecado e a restauração do pecador à comunhão com Deus. E os onze últimos capítulos destacam com vigor a ética e a santidade. E todos são unificados justamente neste tema: a santidade de Deus e a exigência de que os crentes expressem em suas vidas, este atributo divino.

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada