Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 12-08-2018 – Lição 7: Fogo Estranho diante de Deus

06/08/2018

Esse post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se cheguem a mim e serei santificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.” – Levítico 10.3

Verdade Prática

O Deus santo requer de seus obreiros uma postura igualmente santa, zelosa e de comprovada excelência; menos que isso é inaceitável.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Levítico 10.1-11

1 E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. 

2 Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor. 

3 E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.

4 E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, tirai vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial. 

5 Então, chegaram e levaram-nos nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés tinha dito. 

6 E Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande indignação sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o Senhor acendeu. 

7 Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do Senhor. E fizeram conforme a palavra de Moisés.

8 E falou o Senhor a Arão, dizendo: 

9 Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, 

10 para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo, 

11 e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado pela mão de Moisés.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quanto de outra edição, a mesma é mencionada.

Gálatas 6.7 – “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”

Zombar, escarnecer, ridicularizar são as três palavras mais transliteradas ao português, do grego muktérizó, verbo que é definido como zombar com desdém, desprezar desdenhosamente.

Mykter, anteposto nesta palavra grega, significa ´nariz´, porque literalmente, a palavra em Gálatas 6.7, é definida mais propriamente como ´virar o nariz como sinal de desprezo´. Ocorre somente aqui, em todo o Novo Testamento. (Strong e Léxico Grego de Thayer).

“Não erreis.” Ou seja, ´Não se engane´, ´Não se iluda´.

Tradução do verbo grego planaó, com o significado literal de ´desviar-se, sair do curso´, ou ainda, ´sair do caminho correto, vagando em erro´. Então, metaforicamente, tem a acepção de ´afastar-se da verdade´, ´ser levado ao erro´, ´enganar-se´. (Strong e Léxico Grego de Thayer).

Zombar de Deus, é iludir-se ao julgar que a sentença de Deus não atingirá o escarnecedor de Sua santidade. Tal ilusão vem:

1 – Pela noção de que não haverá consequência e nem punição;

2 – Pela ideia de que uma confissão vazia é suficiente para nos salvar;

3 – Pela fantasia de que escaparemos como anônimos na multidão;

4 – Pela confiança numa fé presunçosa e numa suposta conversão.

As leis do governo de Deus não mudam.

É tanto assim na natureza, onde a gravidade esmaga quem se opõe a ela, quanto na providência divina: o erro tem resultado ruim.

“Tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Ora, a consciência nos diz que é assim: o pecado deve ser punido. A Palavra de Deus é transparente e precisa sobre esta certeza.

E por fim, alterar tal lei, remove o fundamento das esperanças do justo.

C. H. Spurgeon (1834-1892):

“Boa semente traz boa colheita. Vamos, portanto, perguntar sobre esta boa semeadura.

Em que virtude deve ser feita?

Para Deus, nós semeamos no Espírito, na fé e na obediência.

De que maneira devemos semear?

Para os homens: em amor, em verdade e justiça.

E para si mesmo?

Busca da santidade, da pureza, domínio próprio.

Qual é a colheita no Espírito?

Vida eterna!

Semeemos sempre a boa semente. Semeemos com abundância, e colheremos em proporção. Semeemos agora!”

Nesta introdução, estão implícitos os privilégios e os deveres.

Nadabe e Abiú estão registrados sempre como importante e austera advertência de que Deus não se deixa zombar, ou escarnecer ou, como se possível fosse, nem enganar.

Gálatas 6.8 – “Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.”

I – OS PRIVILÉGIOS DE NADABE E ABIÚ

1 – Ascendência levítica

Números 3.2 e 3 – “E estes são os nomes dos filhos de Arão: o primogênito, Nadabe; depois, Abiú, Eleazar e Itamar. Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram sagradas para administrar o sacerdócio.”

Nadabe, significa ´generoso, nobre´. Era o filho mais velho de Arão.

Há quatro Nadabe na Bíblia: 1 – este filho primogênito de Arão; 2 – um filho de Jeroboão – I Reis 14.20 – 3 – um jerameelita, em I Crônicas 2.28 e 30 – 4 – um gibeonita – I Crônicas 8.30.

Abiú significa ´Deus é pai´. Um dos filhos de Arão. (The Brown-Driver-Brigss Hebrew e English Lexicon-1994).

Portanto, por estas poucas referências, vemos que tiveram o sagrado privilégio de nascerem na tribo de Levi, a qual foi chamada ao sacerdócio diretamente por Deus.

Os sacerdotes deveriam ser da tribo de Levi.

Tão grande bênção sobrepunha grande responsabilidade de conduzirem-se como padrão dos fiéis, exemplo aos israelitas.

Eram ouvidos com respeitosa e séria atenção. Tinham influência santa sobre o rebanho do Senhor. Nunca deveriam ser pedra de tropeço! 

A este tão grande privilégio acrescenta-se outro:

2 – Ascendência araônica

Além de terem nascidos na tribo de Levi, classificando-os ao sacerdócio, também nasceram na casa de Arão, nomeada por Deus para o serviço e exercício do sumo sacerdócio.

Seriam eles, Nadabe e Abiú, os sucessores de seu pai, Arão.

“O sumo sacerdote, embora de início fosse simplesmente o ´maior sacerdote entre seus irmãos´ – que é o sentido literal de Levítico 21.10 – “E o sumo sacerdote entre os seus irmãos…” – passou a assumir uma posição de considerável prestígio e poder em Israel com o passar do tempo, especialmente quando o templo foi estabelecido em Jerusalém, vindo a desempenhar um papel de destaque na vida religiosa da nação.” (Peter Campbell Craigie – 1938-1985).

Eles teriam, entre os nobres de Israel, o mais nobre ministério.

3 – Participantes da glória de Deus

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada