Buscar no blog
22/09/2023
“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (Emanuel traduzido é: Deus conosco)”. Mateus 1.23.
Na dispensação da graça, a Igreja deve refletir os valores do Reino de Deus no mundo.
Mateus 1.21-23; Gálatas 4.3-7
21 – E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
22 – Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:
23 – Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).
Gálatas 4
3 – Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;
4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 – para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 – E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 – Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Por que há a guerra espiritual entre a Igreja de Cristo e o império da Babilônia? Porque quando Cristo veio ao mundo e habitou entre nós, chegou o Reino de Deus. Lucas 8.1 está escrito que Jesus “…andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus…”.
Mateus 1.23: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco)”.
Ao citar Isaías 7.14: “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel”, o evangelista Mateus cita a primeira de 47 citações – a maioria messiânica – extraída do Antigo Testamento. A transliteração grega do hebraico Immanu ´El, literalmente, “Deus conosco”. O Filho de Deus não somente veio para habitar entre nós, mas também para Se identificar conosco.
Verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem – João 1.1 e 14: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou em nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.
Marcos 1.5: “[…] O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”.
A mensagem do Reino de Deus é simples: ela enfatiza o Arrependimento e Fé. Arrependimento dos pecados e fé no Senhor Jesus.
No Novo Testamento ´arrependimento´ deriva-se da palavra grega ´metanóia´, significando, conforme explica Myer Pearlman, “a verdadeira tristeza sobre o pecado, incluindo um esforço sincero para abandoná-lo; convicção da culpa produzida pelo Espírito Santo ao aplicar a lei divina ao coração, ou, ainda: sentir tristeza a ponto de deixar o pecado, mudança de ideia ou de propósito”. O arrependimento inclui três aspectos:
1 – Intelecto: mudança de pensamento. Efésios 1.18: “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”.
2 – Emoção: o sentimento de profundo pesar. II Coríntios 7.10a: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação…”.
3 – Vontade: o sentimento da necessidade de abandonar o pecado e voltar-se para Deus. I Tessalonicenses 1.9b: “…e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro”.
E a Fé, no Novo Testamento, origina-se da palavra grega ´pistis´, traduzida primariamente por ´convicção fundamentada no ouvir´. É também utilizada como confiança, fidelidade e lealdade. Ainda mais é usada também como ´corpo de doutrina´- conforme nos ensina o Dicionário VINE. Embora tenha estas acepções no Novo Testamento, para esta lição, destacamos a fé para a salvação, que é uma atitude do intelecto (razão) e do coração (emoção) para com Deus em que o homem abandona toda a confiança em seus esforços de religiosidade, de que é bom por si mesmo ou de moralidade para alcançar a salvação por Cristo Jesus. Ou seja, confia plenamente e exclusivamente na obra de salvação consumada por Cristo Jesus, operada na Cruz do Calvário.
Os valores do Reino de Deus estão expressos nas Bem-aventuranças, quando o Senhor Jesus expôs os princípios eternos do Reino de Deus, proferidas no Sermão do Monte. Nas Bem-aventuranças estão proferidos os valores espirituais, morais e eternos que fundamentam o Reino de Deus. Não é questão de conhecimento, é questão de prática. Felizes são os que praticam!
Para tal, compare os valores do ´império da Babilônia´, ou seja, do sistema mundano comparados com os valores do Reino de Deus, que são os valores do Senhor Jesus em Mateus 5.3 a 12, que diz Bem-aventurados, ou Felizes:
Valor do Mundo – Auto confiança, competência própria e segurança em si mesmo.
Valor do Reino de Deus – os pobres de espírito – versículo 3.
Valor do Mundo – os prazeres – hedonismo: o prazer como finalidade e como estilo de vida.
Valor do Reino – os que choram – versículo 4.
Valor do Mundo – orgulho, busca do poder e de importância social.
Valor do Reino – os humildes – versículo 5.
Valor do Mundo – os acomodados, adaptados, satisfeitos com o sistema moral do mundo.
Valor do Reino – os que têm fome e sede de justiça – versículo 6.
Valor do Mundo – os justos aos seus próprios olhos.
Valor do Reino – os misericordiosos, que agem com compaixão – versículo 7.
Valor do Mundo – os liberais, abertos às inovações e moralmente livres.
Valor do Reino – os puros de coração, limpos das influências contaminadoras do pecado – versículo 8.
Valor do Mundo – os agressivos e competidores.
Valor do Reino – os pacificadores – versículo 9.
Valor do Mundo – os populares, que se adaptam à modernidade.
Valor do Reino – os perseguidos por causa da justiça – versículo 10.
II – AS BÊNÇÃOS DE UMA VIDA NO REINO
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias