Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2023 – 16-07-2023 – Lição 3 – O perigo do ensino progressista

15/07/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos”. –  2 Timóteo 3.1.

VERDADE PRÁTICA

Os ensinos progressistas buscam descontruir a fé cristã por dentro e afastar as pessoas do verdadeiro cristianismo bíblico, tornando-as meras militantes de causas sociais.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 3.1-9. 

1 – Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; 

2 – porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 

3 – sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 

4 – traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 

5 – tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 

6 – Porque desse número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, 

7 – que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 

8 – E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 

9 – Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nós cremos que a Bíblia Sagrada é a revelação da vontade de Deus para a salvação de todo o que crer. Cremos que a Bíblia é a única regra de fé para a vida e o caráter cristão. Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, infalível, inerrante e de inspiração verbal e plenária.

Por outro lado, sobretudo nestes últimos dias, Satanás tem atacado a Bíblia Sagrada, através da teologia liberal, negando-lhe a veracidade e propondo dar-lhe novos significados e interpretações contrárias à doutrina dos apóstolos.

I – A DESCARACTERIZAÇÃO DO CRISTIANISMO

1 – A deterioração moral

Descaracterizar algo é tentar tirar-lhe o que lhe é próprio, o que lhe distingue e diferencie de modo particular, dando outros significados aos seus sinais.

II Timóteo 3.1 a 5, Paulo lista as características dos que andam segundo o curso deste mundo, sob o espírito de Babilônia. O quadro deste mundo, ou seja, desta época em que estamos a viver está bem descrito nestes primeiros cinco versículos de II Timóteo 3, de maneira profética.

As pessoas serão “amantes de si mesmas”, ou seja, egoístas. Preocupadas somente com os seus interesses próprios. Serão avarentos, amantes do dinheiro, ou literalmente apaixonados pelo ganho pessoal de ter dinheiro (no original, philaraguros – ´amantes da prata´).

“Presunçosos”, no sentido de terem uma aparência de grandeza, de opinião demasiado alto de si mesmo. Soberbos, mostrando-se acima dos outros. Do grego hyperéphanos: que brilha demais, além de sua medida própria.

“Blasfemos”, que falam mal de Deus e da doutrina bíblica, invertendo as realidades espirituais e morais da Palavra de Deus. O blasfemo é especialmente ímpio.

“Desobedientes a pais e mães”, originalmente, resistentes a serem convencidos, persuadidos. Resistentes aos conselhos e mandamentos paternos, porque realmente não acreditam nos seus valores espirituais e morais.

Ingratos”, no sentido de não dar valor à graça. O ingrato está fora da graça. O original tinha, inclusive, o sentido de uma pessoa desagradável.

“Profanos”, são as pessoas sem reverência pelo que é santo, desrespeitosos com o que é sagrado.

“Sem afeto natural”, sem afeições familiares, desamorosos, ou seja, pessoas de corações duros. Irreconciliáveis, alguém que não admite trégua, incapaz de ter acordo, que não cede.

“Caluniadores”, do grego diábolos, um diabo que acusa falsamente, fala mal, acusa para ferir, e agem para romper a comunhão.

“Incontinentes”, são as pessoas sem controle, que não se contém, indisciplinados e dados aos excessos.

“Cruéis”, ocorre somente aqui em II Timóteo 3.3, com o significado de alguém de coração feroz, que age como um selvagem, e sem nenhuma mansidão.

“Sem amor para com os bons” – esta expressão é a escolhida pelo tradutor para dar sentido a uma só palavra: aphilágathos – um odiador do bem, descrevendo alguém hostil às coisas de Deus, um opositor do Reino de Deus.

“Traidores”, com este próprio significado mesmo de sem lealdade, infiéis e em quem não se pode confiar. Obstinados, ou seja, precipitados, de paixões desenfreadas.

“Orgulhosos”, literalmente, inchados. Vaidosos, arrogantes e de mentalidade confusa. Alguém disse que o orgulho é o pecado predileto de Satanás.

“Mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” – que preferem os prazeres carnais e mundanos, do que serem amigos de Deus. São os mundanos, que amam o mundo e as coisas que no mundo há.

“Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” – nestes últimos dias, as pessoas terão aparência de religiosidade, mas, em verdade, o temor de Deus está longe de seus corações. A piedade cristã não terá influência nas suas condutas morais e no seu caráter. São os cristãos nominais, que desonram a Cristo com a maneira de viver. Causam muito dano ao testemunho do Evangelho.

“Destes, afasta-te” – nenhuma comunhão, nenhuma sociedade, nenhuma aliança de amizade. Não há como andar juntos, pois não há acordo e os destinos são muito diferentes.

2 – A erosão da ortodoxia

Erosão aqui é usada no sentido figurado, de algo que se desgasta gradualmente. E ´ortodoxia´ é apresentada neste subtópico como a crença conforme a retidão da verdade da Bíblia. O contrário é a doutrina escolhida conforme o gosto individual de cada um.

O título desta Lição 3 utiliza a palavra ´progressista´, porque tal se contrapõe ao ´conservador´. O ´progressista´ se gaba de reinterpretar a Bíblia, adequando-a aos nossos dias. Na verdade, distanciam-se da doutrina dos apóstolos. O cristão é sobretudo um ´conservador´ como o ´sal da terra´ – Mateus 5.13: “Vós sois o sal da terra”. Bem sabemos que uma das propriedades do sal é o de conservar.

Os assembleianos subscrevemos a ortodoxia cristã da nossa Declaração de Fé das Assembleias de Deus. São os pontos doutrinários inegociáveis. Os progressistas teológicos reduzem a Bíblia a um livro que precisa ser atualizado. Que a mensagem da Bíblia precisa ser adaptada aos padrões mundanos atuais.

Duas expressões, sobretudo, são correntes na multimídia sinalizando o progressismo teológico nesta atual geração evangélica:

1 – Se funciona, então é bom;

2 – Se a pessoa está feliz, então é bom.

Provérbios 14.12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. 

A ortodoxia é a verdade teológica pregada através dos séculos. Cuidemos de nossa alma. O que eu creio se liga ao meu destino. A voz que seguimos define o nosso destino.                                                                                                               

3 – A corrupção da fé

O termo corrupção tem várias acepções, todas ruins. Aqui, certamente, é no sentido de adulteração, decomposição, degradação.

Entre nós há os que cristãos dizem ser, que deixaram de ser sal da terra e luz do mundo. São os falsos cristãos.  

A corrupção da fé dá-se, por exemplo, entre os que cristãos dizem ser, e até teólogos e que pastores dizem ser, quando entre os evangélicos há quem defenda a assassinato intrauterino através do aborto. Ou seja, alguém que já nasceu que matar quem não nasceu. O quadro de II Timóteo 3.1 a 9, texto bíblico desta Lição, apresenta-nos a corrupção da fé nestes últimos dias difíceis de ser crente.

II – AS TEORIAS PROGRESSISTAS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada