Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2022 – 31-07-2022 – Lição 5 – A sutileza do materialismo e o ateísmo

29/07/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Porque as suas coisas invisíveis desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como  a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”. – Romanos 1.20

VERDADE PRÁTICA

Tanto o materialismo quanto o ateísmo são expressões máximas de um coração endurecido pelo pecado e de olhos cegados por Satanás.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 1.18-23 

18 – Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens, que detém a verdade em injustiça; 

19 – porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 

20 – Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 

21 – porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 

22 – Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 

23 – E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuação dos estudos sobre as sutilezas dos ataques de Satanás contra a Igreja de Cristo, hoje analisaremos juntos a visão de mundo pelo Materialismo e Ateísmo, que influência e impõe uma cultura contra as verdades da Bíblia e contra os valores cristãos.

I Pedro 3.15: “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estais sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.

Os crentes reconhecemos a Santidade de Deus, e por isso, nós nos conduzimos com reverência e temor. O temor a Deus exclui de nós o medo dos homens. “Em vosso coração” é a interpretação cristã para o Emanuel, de Mateus 1.23: “Deus conosco”. A consequência de santificar a Deus em nosso coração é que, em nenhum momento, qualquer questionador nos encontre despreparados para falarmos da razão de nossa fé.

“E estais sempre preparados para responder…” – a palavra ´responder´ deste versículo é do grego ´apologia´. No antigo passado, esta palavra era jurídica: defesa verbal num tribunal. Com a dinâmica dos significados que as palavras ganham, passou-se a significar também ´uma resposta bem fundamentada, uma resposta bem pensada” e, no Novo Testamento, tem o sentido de ´fornecer evidências e defesa da fé cristã´.

Neste sentido, o Materialismo e a Ateísmo nos chamam ao tribunal, nestes últimos dias tão trabalhosos, a prestarmos contas de nossa esperança. Esperança porque muito do que cremos tem conexão com o futuro.

I – COMPREENDENDO O MATERIALISMO E O ATEÍSMO

1 – O Materialismo

O materialismo acredita que tudo é matéria ou reduzido a ela. Os teístas (os crentes em Deus) afirmam que uma Mente superior produziu a matéria, e os materialistas declaram que a matéria produziu a mente.

O que diz a teoria do materialismo?

Diz que a matéria é eterna. Que surgiu do nada e por meio do nada. Que é autossustentada e autocriada. Seus defensores fazem estas afirmações sem se preocuparem em prova-las. Afirmam e arrogam que suas afirmações são fundamentadas nas próprias afirmações e, como se diz, e pronto! Porém, a matéria não é eterna. Os próprios cientistas que creem na teoria Big Bang da origem do universo, afirmam e demonstram que a matéria teve princípio. Ou seja, o universo teve uma causa. Ele não se causou a si mesmo, mas foi causado. Portanto, a causa de toda a matéria não pode em si ser matéria. Então, algo mais do que matéria deve existir.

A teoria materialista é incoerente. Recomendo a leitura do livro de C. S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples. Lewis contradiz o materialismo dizendo que a teoria materialista não é feita de matéria, ou seja, de átomos ou moléculas. Isto é, a teoria sobre a matéria não contém matéria. A ideia de que tudo é feito de matéria não consiste em si de átomos ou moléculas. Para se pensar sobre a matéria, o pensamento deva estar além e acima do objeto pensado. A mente ou o pensamento somente pode ir além da matéria se for mais do que ela. E se é mais do que ela, então não existe apenas matéria.

Todos os argumentos a favor do materialismo são contraditórios. Qualquer tentativa de negar que há uma realidade além da matéria implica que uma realidade não material existe. A mente existe. O Materialismo é uma posição insustentável.

2 – O Ateísmo

No antigo passado da história da humanidade, o politeísmo dominou a cultura e o pensamento grego. No período histórico da Idade Média, o pensamento cristão, por sua vez, dominou com o teísmo: a crença num Deus eterno, pessoal, criador e que intervém milagrosamente na História. Neste mundo moderno o ateísmo tem frutificado. Tanto o ateísmo prático quanto o ateísmo teórico.

O ateísmo prático caracteriza aqueles que vivem como se Deus não existisse, como se não pudesse intervir na nossa vida. Até evitam dizer que Deus não existe, mas vivem como se não existissem. Este é o ateu prático.

O ateísmo teórico, ou filosófico, identifica os que elaboram conceitos contra a existência de Deus. Afirmam que Deus não existe. Nem sempre o ateu teórico se identifica assim. Alguns atribuem-se o nome de materialista, humanista, agnóstico e cético.

O cético diz: “Eu duvido que Deus existe”. O agnóstico diz: “Eu não sei e não posso saber se Deus existe”. Mas o ateu afirma que sabe que Deus não existe. Porém, os argumentos de todos são iguais.

Ainda que haja variações, todos têm em comum serem anti-teístas, ou seja, contra a crença de que exista um Deus único e verdadeiro.

O ateísmo argumenta razões para crer que não existe Deus no universo. Portanto, aqui falaremos sobre os ateístas filosóficos em vez de ateus práticos, que tão somente vivem como se não houvesse Deus ou que Deus não poderia intervir na nossa vida.

II – RAÍZES DO MATERIALISMO E ATEÍSMO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada