Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2022 – 14-08-2022 – Lição 7 – A sutileza da relativização da Bíblia

10/08/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”. – II Timóteo 3.16

VERDADE PRÁTICA

A Bíblia é a inspirada, a inerrante e a infalível Palavra de Deus. Por isso, não podemos relativizá-la.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 3.14-17 

14 – Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. 

15 – E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 

16 – Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, 

17 – para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Desde Gênesis capítulo 3, o diabo tenta relativizar a Palavra de Deus. Ele disse à mulher, através da serpente: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?“. Desde então, o diabo questionou a autoridade da Palavra de Deus como verdade absoluta. Isto é o princípio da tentativa de relativizar a Bíblia Sagrada.

A Bíblia é a Palavra de Deus, revelando a Sua vontade para a salvação da humanidade e única regra de fé e de conduta para a vida e o caráter do homem.

Na sequência das lições sobre os ataques de Satanás contra a Igreja do Senhor Jesus, hoje veremos a sutileza do ataque contra a inerrante, infalível e inspirada Palavra de Deus.

I – A BÍBLIA E O ESPÍRITO DESTA ERA

1 – A desconstrução

O sistema mundano deste século em que estamos a viver, tem o desconstrutivismo como uma das estratégias para desconstruir a estrutura dos significados, dos valores cristãos. Demolir a forma de viver sedimentada, através dos séculos, num padrão cristão. A multimídia ataca diariamente os fundamentos bíblicos e os valores morais e éticos pregados conforme a revelação da Bíblia.

Romanos 12.2 está escrito: “E não vos conformeis com este mundo”. Em outras palavras, não copiem, não se amoldem ao mesmo padrão desta era. Neste período de tempo (longo), não vivam (quanto à conduta, às escolhas e mentalidade) conformados com esta maneira de viver.

2 – O relativismo

De mãos dadas com a filosofia do desconstrutivismo, está o relativismo. O que isto significa? Em síntese, é o conceito de que não há verdade e nem moral absolutas e permanentes. Não há padrão inabalável e que abranja a todos. Esta visão é muito popular. Certamente o aluno já ouviu a expressão: “Isto é relativo. Isto depende…”. O relativismo afirma que tudo é relativo. E isto é contraditório. Pois a verdade relativa só é verdadeira, então, para mim, mas não necessariamente para todas as outras pessoas. Portanto, o relativismo que afirma que tudo é relativo, então é, na realidade, é absolutista. Ou seja, ele acredita ao menos nesta verdade absoluta: de que tudo é relativo!

Pilatos perguntou: O que é a verdade? (João 18.38). A Bíblia afirma que a verdade absoluta existe. Ou seja, verdade para todos, em todo o lugar e em todos as épocas. Deus é a verdade.

Salmo 119.151: “Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade”.

II – A BÍBLIA E O POLITICAMENTE CORRETO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada