Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2022 – 11-09-2022 – Lição 11 – A sutileza das mídias sociais

10/09/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. – Romanos 12.1

VERDADE PRÁTICA

As mídias sociais devem ser usadas como ferramentas na expansão do Reino de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 12.1-3, 16, 17 

1 – Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 

2 – E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 

3 – Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. 

16 – Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos. 

17 – A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Novos tempos, novos comportamentos sociais, velha natureza adâmica…

A tecnologia da internet não tem lado, é imparcial e é neutra. Mas o crente é moralmente responsável pelo uso que se faz dela, diante de Deus, da Igreja, da sociedade e de si mesmo.

Já há a classificação da nomofobia, como um transtorno psicológico, que é o medo de estar desconectado, de ficar sem o sinal de internet disponível, o medo de esgotar a carga da bateria ou de estar sem o celular. Portanto, aceita-se que a dependência das redes sociais afeta os relacionamentos familiares, conjugais, a produtividade e desempenho no trabalho e afeta os estudos. Segundo dados da We are Social, o brasileiro dedica, por dia, 3 horas e 31 minutos em média às redes sociais.

E quanto à nossa vida espiritual, ao nosso relacionamento com o Senhor Jesus? As mídias sociais afetam a vida espiritual? É o que analisaremos nesta lição.

I – OS CRISTÃOS NA ERA DIGITAL

1 – A realidade do universo on-line

João 17.15 a 17: “Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.

De alguma maneira estamos inseridos, quer queiramos ou não, na realidade do universo on-line. Estamos conectados ao sistema virtual. Por consequência, a Igreja está neste contexto da multimídia.

Para nós sermos seguidores de Cristo, discípulos do Senhor Jesus, não precisamos manter-nos inteiramente isolados das tecnologias e afastados das realidades modernas. O cristão muito mais do que vencedor é aquele que vive no mundo, mas o mundo não vive nele.

Há quatro palavras gregas, no Novo Testamento, que se referem ao mundo:

1 – – ´terra´. No sentido físico. Usada para diferenciar a terra com os céus. Donde vem a nossa palavra em português, Geografia.

2 – Oikoumene – ´casa´, ´habitação´, significando, portanto, ´terra habitada´.

3 – Aion – tem o sentido de ´tempo´, mas por extensão inclui também o espaço. Tudo que existe no tempo e no espaço, todo o sistema ético-espiritual que, sabemos pela revelação das Escrituras, está debaixo da influência do príncipe das trevas. É a palavra usada em Romanos 12.2: “Não vos conformeis com este mundo”. Ou seja, com este sistema anti-Deus, anti-Bíblia, anti-Igreja e anti-obreiros (fiéis).

4 – Kosmos – originalmente significava o mundo físico, referindo-se especialmente à ordem ou arranjo ordenado do universo. Aponta para o universo material criado por Deus segundo os Seus propósitos. E tem, também, a ideia do universo como habitação da humanidade.

Em João 17.15, o Senhor Jesus usou a palavra kosmos. O cristão vive neste kosmos, neste mundo habitado, no meio da humanidade, e relaciona-se com ele nas parcerias comerciais, nas diversidades de negócios, nas tratativas políticas, nas escolas, em reuniões sociais. E nestas relações, andamos no mundo, mas somos distintos do mundo. Somos separados quanto à nossa conduta, nossas escolhas, nossa maneira de conversar, na ética e, sobretudo, nas questões espirituais.

Nos relacionamentos virtuais, no universo das mídias sociais e no sistema on-line, o princípio é o mesmo para as demais coisas desta vida: não precisamos sair deste ´cosmo´, deste arranjo da internet, mas devemos saber como andar nele.

2 – Cristãos conectados

Efésios 5.15: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”. 

Os desafios do cristão por estar conectado às mídias sociais são grandes. Às vezes, e muitas vezes, são mais riscos perigosos do que, exatamente, desafios.

O cristão conectado deve ser muito cuidadoso, ou seja, cuidadoso do como usa as mídias, os aplicativos, de como interage neste universo virtual. Não agir como um insensato. Paulo usa, para insensato, o adjetivo grego asophos – ´sem sabedoria´. Esteja conectado, sim, mas como um sábio em submissão ao governo, ao domínio, ao senhorio do Senhor Jesus. Não esteja conectado como um tolo que rejeita a sabedoria. O néscio é sempre imprudente.

Estar conectado nas mídias é como viajar num barco frágil por um mar perigoso. Se o piloto for sábio e vigiar, ter visão espiritual e espírito interior de oração; se tiver a âncora (convicção) orientada pela bússola (as Escrituras), navega na internet sabendo o rumo que está indo. Não deixará que os marinheiros amotinados (nossas fraquezas próprias), nem que um mapa falso (as influências do mundo, da carne e do diabo), prejudique o leme (o coração) e o casco do barquinho (nossa estrutura moral e espiritual) se desfaça antes de alcançarmos o porto seguro, o nosso Alvo – estar com o nosso amado Senhor Jesus.

II – OS DESAFIOS DE SER IGREJA NA ERA DIGITAL

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada