Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2021 – 25-07-2021 – Lição 4 – Elias e os profetas de Aserá e Baal

22/07/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego”. – I Reis 18.38

VERDADE PRÁTICA

O Senhor sustenta com sua forte mão todos os que estão dispostos a proclamar a verdade de que Ele é o único Deus digno de adoração.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

I Reis 18.22-24, 26, 29,30,38,39; 19.8-14 

I Reis 18 

22 – Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. 

23 – Deem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e  o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. 

24 – Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra. 

26 – E tomaram o bezerro que lhes dera e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que se tinha feito. 

29 – E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. 

30 – Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do SENHOR, que estava quebrado. 

38 – Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 

39 – O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! 

I Reis 19 

8 – Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 

9 – E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 

10 – E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem. 

11 – E ele disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e, depois do vento, um terremoto, também o SENHOR não estava no terremoto. 

12 – e, depois do terremoto, um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada. 

13 – E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? 

14 – E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuidade do estudo dos livros de 1º e 2º Reis, hoje aprenderemos sobre o desafio proposto pelo profeta Elias contra os falsos profetas de Baal e de Aserá, conduzindo ao povo de Israel a reconhecer que o Senhor Deus é o único digno de glória e de honra!

Além desta tão elevada lição espiritual, também vamos juntos relembrar que o Senhor Deus é Todo Poderoso para sustentar seus filhos, em quaisquer circunstâncias e em tempo de quaisquer dificuldades.

Salmo 145.14 e 15: “O Senhor sustenta a todos os que caem e levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dá o seu mantimento a seu tempo”.

I – O DESAFIO NO MONTE CARMELO

1 – O zelo de Elias o pôs diante de um confronto

Como bem observou antigo pregador, os mais severos juízos, somente por si mesmos, não são capazes de transformar o coração do pecador.

O sangue precioso do Senhor Jesus Cristo é que pode expiar a culpa do pecado. E nenhum outro, senão o Espírito Santo pode dar convicção de pecado.

Apesar de três anos e seis meses de seca terrível, apesar da fome que chegara até ao palácio do rei, os israelitas ainda não davam ouvidos ao Senhor e à Sua Palavra, e continuavam na cegueira espiritual e engano da idolatria.

Então, o profeta Elias reuniu o povo no monte Carmelo, e confrontou o povo por ter abandonado a Deus e à Sua Palavra, propondo-lhes um desafio:

I Reis 18.24: “Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o podo respondeu e disse: É boa esta palavra!”

Ora, os seguidores de Baal acreditavam que este ídolo de falsidade controlava os trovões, os relâmpagos e as tempestades. Se assim era, então o profeta Elias o desafiou no cerne, ou seja, no ponto central de sua crença. A adoração a Baal era baseada na crença de que ele controlava a natureza.

O desafio do profeta Elias entrava na esfera do visível (se Baal era deus, então todos veriam seu sinal), que o engano da idolatria de Baal havia usurpado, ou seja, apropriado sem ter tal direito, nos corações dos israelitas, e o profeta Elias, com este desafio, reivindicava de volta ao Deus verdadeiro. 

“O deus que responder por fogo esse será Deus” – I Reis 18.24.

Os falsos profetas de Baal não puderam fazer nenhuma objeção a este desafio, pois Baal era, sobretudo e especialmente, identificado como o deus-Sol. Não tinham desculpas para recusar o desafio.

Meus amados, a grande necessidade da Igreja destes dias difíceis em que vivemos, é do ´fogo do Senhor´. Uma hora de batismo pentecostal é melhor e superior a um ano de discussão doutrinária ou de disputa denominacional. Em Atos 1.8, Deus prometeu o fogo: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo…” – Revista e Atualizada. Promessa nunca cancelada.

Por que precisamos de fogo pentecostal? Pelo mesmo motivo de Elias; para combater o pecado e o erro do mundanismo. Para o trabalho físico, precisamos de força física, para o trabalho mental, precisamos de capacidade e vigor mental, mas para o trabalho espiritual precisamos de poder espiritual.

2 – O problema de não saber a quem adorar

Quando não sabemos a quem adorar, significa claramente que estamos desviados do Alvo. Quando um crente chega ao ponto de concordar que ´todos os caminhos levam a Deus´, então ele precisa ser levado ao monte Carmelo, a fim de eliminar da sua mente e de seu coração, a ideia de apostasia de que é possível servir a dois senhores.

I Reis 18.21: “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada”. 

Vamos analisar as palavras ´coxear´ e ´pensamentos´, inseridas na pergunta: “até quando coxeareis entre dois pensamentos?“

´Coxear´, no hebraico é pacach, literalmente, neste versículo citado, ´mancar, ficar coxo´, portanto, por implicação figurativa: hesitar, vacilar, bambear entre duas afirmativas, demonstrar dúvidas entre duas propostas. Como alguém que pende de um lado para o outro.

´Pensamento´, no hebraico deste I Reis 18.21, é saiph, substantivo que define uma opinião dividida. ´Quanto tempo vocês vão mancar entre duas opiniões divididas, como em pernas desiguais?´.

Muitos em Israel queriam combinar uma maneira de viver que pudesse cultuar a Deus e a Baal ao mesmo tempo. Eles bem sabiam que Deus exigia inteireza de coração. Deuteronômio 6.4 e 5: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.”

Elias faz esta pergunta declarativa para mostrar a eles o absurdo disso: a tentativa de unir o Senhor Deus com Baal.

Apliquemos isso hoje ao nosso serviço a Deus. Não terminará nada bem se alguém insiste em servir a Deus e ao pecado. Como é possível servir ao domínio de Cristo e ao domínio das concupiscências carnais? São dois pensamentos, e é por extremo perigoso hesitar entre eles.

Meus amados, este vacilar pode até não ser demonstrado exteriormente, mas dissimulado, camuflado, oculto no coração. Vacila entre dois pensamentos, considerando que a Bíblia propõe opinião e não revelação. Vacila entre dois pensamentos, e assim manqueja entre a vida da Igreja e os princípios e valores do mundo, coxeia entre dois pensamentos quando diante de uma decisão, de uma escolha, de como responder dando a razão de nossa maneira de viver, de como gastar os nossos recursos, de onde irão os nossos pés. Relembramos aqui o trecho do hino 432 da Harpa Cristã: “Que meus pés somente vão, onde os santos possam ir.”

Oséias 10.2a: “O seu coração está dividido”. 

Quando um crente está com o coração dividido, então ele diz (ainda que o diga somente no seu homem interior), que encontrou um que tenha mais direitos sobre ele, encontrou um Mestre melhor para ele do que o Senhor Jesus. Porém, saiba com certeza, que isto é fatal, e é um crente andando por sua conta e risco.

3 – O desafio do fogo

Aprendemos neste capítulo 18 de I Reis, que antes de pedirmos ´fogo de Deus´, devemos consertar o nosso altar diante Dele. E pôr sobre o altar o nosso sacrifício. Entregar tudo que somos, que temos, que podemos por completo ao nosso bendito Senhor Jesus. Tudo sobre o altar e tudo mantido lá.

Isto é também chamado de ´consagração´, ou seja, nossa entrega a Deus para sermos santificados, limpos, revestidos de poder, enfim, cheios do Espírito Santo. Em Mateus 23.19, o Senhor Jesus diz que ´o altar santifica a oferta´.

O poder de Deus, ilustrado aqui pelo fogo, opera, ao menos, as seguintes bênçãos:

1 – Refina – refinar com o sentido de purificar, alimpar. Ezequiel 36. 25 a 27: “Então, espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificareis. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os observeis.” O Espírito Santo remove quaisquer manchas de pecados de nossa vida, assim glorificando ao nome do Senhor Jesus.

2 – Ilumina – A presença do Espírito Santo traz luz, e isto é fonte de alegria. Ora, meus amados, a luz da razão, a luz dos intelectuais segundo o mundo, a luz dos políticos, dos magistrados não é suficiente para transformar nenhuma pessoa em nova criatura. Mas, a luz da presença do Espírito Santo faz fugir as trevas, entra nos cantinhos mais escuros do nosso ser, trazendo-nos paz e segurança em Cristo Jesus.

Israel, no antigo passado, cansou-se do pão do céu, chamando-o de pão vil. Números 21.5: “Nossa alma tem fastio deste pão tão vil”, disseram eles. Pão vil quer dizer ´pão sem valor´, ´pão comum´. Vil é algo que não presta mais. Porém, o Salmo 78.25, chama o ´maná´, que Deus dava desde os altos céus toda manhã para Israel, quando andava pelo deserto, de ´pão dos poderosos´, noutra tradução, ´pão dos anjos´ e ainda de ´pão dos príncipes´. Quantos crentes, nestes últimos e difíceis dias de ser crente, estão cansados do que chamam de mesmice, e para os tais, nossos cultos não prestam mais, e são iludidos por propostas de cultos diferentes. Os tais fazem eco do povo no deserto, dizendo modernamente: “Nossa alma tem canseira deste pão tão sem valor”. Ora, meus amados, sempre respondo aos crentes, ainda que muitas vezes sinceros, mas sinceramente equivocados, que o que mais precisamos, como nunca antes, não é de invencionices e novidades, mas sobretudo precisamos de poder de Deus. Batizados com o Espírito Santo, somos zelosos de boas obras. Revestidos de poder, temos ousadia para testemunhar. E quando testemunhamos do Senhor Jesus, vemos milagres! 

II – A ORAÇÃO DE ELIAS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada