Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2021 – 19-09-2021 – Lição 12 – O reinado de Josias

17/09/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu”. – 2º Reis 22.8

VERDADE PRÁTICA

Nos dias de hoje, Deus ainda levanta homens e mulheres dispostos a combater a cultura da idolatria que se perpetua através das gerações.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Reis 22.3-5,8; 23.2-5, 21,22,25 

2 Reis 22 

3 – Sucedeu, pois, que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à Casa do Senhor, dizendo: 

4 – Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à Casa do SENHOR, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo. 

5 – E que o deem na mão dos que têm o cargo da obra e estão encarregados da Casa do SENHOR, para que o deem àqueles que fazem a obra que há na Casa do SENHOR, para repararem as fendas da casa. 

8 – Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu. 

2 Reis 23 

2 – E o rei subiu à Casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se achou na Casa do SENHOR. 

3 – E o rei se pôs em pé junto à coluna e fez o concerto perante o SENHOR, para andarem com o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras deste concerto, que estavam escritas naquele livro e todo o povo este por este concerto. 

4 – E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas dos umbrais da porta que se tirassem do templo do SENHOR todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o bosque, e para todo o exército dos céus; e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles a Betel. 

5 – Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus. 

21 – E o rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao SENHOR, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto. 

22 – Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgavam a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá. 

23 – E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro tal.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Em sequência aos estudos de lições dos livros de Iº e IIº Reis, hoje estudaremos sobre o reinado de Josias, que reinou por 31 anos.

Sete fatos resumem a história deste rei bom e justo:

1 – Foi o mais piedoso rei desde o rei Davi;

2 – Mais ainda, foi o último rei piedoso da história do Reino de Judá;

3 – No início de seu reinado, achou-se o livro da Lei do Senhor, que estava perdido dentro da Casa do Senhor;

4 – Após ler o Livro achado durante a reparação do templo, o rei Josias liderou toda a nação de Judá num reavivamento;

5 – Teve a iniciativa de conduzir a maior celebração de Páscoa, maior do que a que estudamos na lição anterior, a do rei Ezequias, seu tataravô;

 6 – No seu reinado, cumpriu-se a profecia de 315 anos, quando um homem de Deus clamou contra o altar de Betel, e profetizou em I Reis 13.2: “E clamou contra o altar com a palavra do Senhor e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e os ossos de homens se queimarão sobre ti”;

7 – O rei Josias foi morto numa batalha contra Faraó Neco, do Egito.

I – JOSIAS REPARA O TEMPLO

1 – “Achei o livro da Lei no Templo do Senhor”

II Reis 22.8: “Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu”.

Josias significa ´Jeová sara´ (Davis) ou ´A quem Jeová cura´ (Strong). Após 57 anos do término do reinado de seu tataravô Ezequias, que estudamos na lição anterior, com apenas dois reis neste período, quais sejam, Manassés e Amon, começa o governo com duração de 31 anos do rei Josias. Tinha ele tão pouca idade quando começou a reinar, o que chamamos de ´tenra idade´, pois ainda criança de 8 anos, e sua mãe Jedida foi a responsável fundamental nos primeiros anos do reinado. No Antigo Testamento dificilmente cita-se o nome de mulher nas genealogias. Mas Jedida, mãe de Josias – cujo nome significa ´amada´ – é citada e, certamente, tutelou a Josias até o tempo de ter maturidade suficiente para começar a governar. Por tão pequeno, ele não foi influenciado para as maldades de seu avô Manassés e nem pelas de seu pai Amon. Ao contrário, percebeu os seus erros e a graça de Deus se manifestou em sua vida, e estes erros do pai e do avô foram advertências para não seguir os seus passos.

“Achei o livro da Lei na Casa do Senhor”. Era a cópia do templo que havia sido colocada ao lado da arca da aliança no lugar santíssimo. Durante os reinados perversos de Manassés, Amon e até o de Acaz, quando o próprio templo fora profanado com ídolos, e a arca foi removida de seu lugar, este livro se perdeu e, agora, na reparação do templo por ordens do rei Josias, o sumo sacerdote Hilquias o achou incidentalmente, ou seja, não que o estivesse procurando. Os comentaristas judeus desde o antigo passado, acreditam que foi lida a Josias, o livro de Deuteronômio capítulos 28, 29 e 30, em que consta a renovação espiritual da aliança da nação de Israel com o Senhor, e uma lista das bênçãos e maldições contra todos que violaram a Lei.

“Achei o livro da Lei na Casa do Senhor”. Observe este versículo na sua reversão: foi o livro quem os encontrou! E este ainda é até hoje o grande milagre da Bíblia: é ela quem nos encontra! Quem nos sonda, quem revela o nosso coração e quem mostra as coisas que devem acontecer.

Quando a Bíblia nos encontra, então conhecemos a Deus, naquilo que Ele quis revelar-Se a nós. O que Deus nos revela sobre o pecado, a vontade Dele para salvação de nossa alma e tantas outras doutrinas. Por isso, digo que é o Livro quem nos encontra! Aleluia. A Bíblia nos encontra e, pelo Espírito Santo, conduz-nos ao desejo de servir ao Senhor e fazer a Sua vontade. A obediência é o caminho para conhecer mais do Senhor. A Bíblia nos encontra suprindo a nossa maior necessidade: ter Deus no coração. A presença de Deus. Ter experiências de comunhão com Deus.

  • A Bíblia nos encontra no pensamento mais profundo do homem – conhecer a Deus.
  • A Bíblia nos encontra no desejo mais profundo do homem – servir a Deus.
  • A Bíblia nos encontra na necessidade mais profunda do homem – ter comunhão com Deus.

2. O rei rasgou suas vestes

II Reis 22.11: “Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes”.

Josias foi tão impactado quando o escrivão Safã leu a revelação da vontade do Senhor escritas nos rolos sagrados, que rasgou as suas vestes. Ele discerniu de imediato que a desobediência traria maldições de calamidades sobre a nação, e a obediência traria bênçãos.

Rasgar as roupas era expressão de desespero, tristeza e arrependimento. Então, alarmado com as palavras do livro da Lei, Josias rasgou as suas vestes e enviou uma delegação de seis homens até a casa da profetisa Hulda, que residia no entorno do palácio, e ela consultou ao Senhor a favor do rei.

O fato marcante é que este livro estivera perdido, e perdido dentro da Casa do Senhor! O sumo sacerdote Hilquias o encontra, mas para nosso espanto, não o lê. Repassa ao escrivão Safã, que demonstra mais devoção e lê o livro, e depois o entrega ao rei Josias que, imediatamente, também o lê.

II Coríntios 3.3 diz-nos que “vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”. I Coríntios 6.19 ensina-nos que “o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós”. Nestes dias difíceis de ser crente, quantos há que estão ´perdendo´ a Palavra de Deus dentro de si. Não a tem com referência, como padrão para o caráter e a conduta, para as escolhas, nem como luz para o seu caminho. Lucas 4.4 registra: “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”. Quantos entre nós, mesmo sabendo que a vida espiritual depende da nutrição da Palavra, não meditam nela, tem canseira em ouvi-la e, como a pior das condutas, arriscam-se a viverem como se a Bíblia não existisse.

Qual o valor que o irmão e a irmã têm dado à Bíblia?

Que o Senhor nos ajude a não a perder dentro de nosso homem interior!

Ilustração – Conta-se que um homem da Inglaterra, muito rico, idoso, sem mulher e sem filhos, sozinho e sem descendentes, quis presentear todos os empregados de sua mansão. Convidou-os para jantar e, após a refeição, assentados ao redor da mesa, pôs à frente de cada um, uma porção de dinheiro e uma Bíblia, perguntando em seguida: “O que cada um prefere receber de presente, este valor em dinheiro ou esta Bíblia? Com liberdade, pode escolher o que quiser”. O primeiro a se manifestar foi o zelador da casa: “Muito gostaria de escolher a Bíblia, mas como não tive oportunidade de estudar, o dinheiro será mais útil para mim”. O segundo foi o jardineiro: “Minha esposa está muito doente, e por esta razão eu tenho mais necessidade do dinheiro. Se não fosse isso, eu escolheria a Bíblia, com certeza”. Por terceiro, foi a cozinheira quem se manifestou: “Patrão, ler é uma das coisas que até mais gostaria de fazer. Porém, trabalho tanto que nem consigo folhear uma revista, quanto mais esta Bíblia! Eu vou aceitar o dinheiro”. Por final, havia o garoto que cuidava dos animais criados naquela mansão. O homem milionário, sabendo que aquele menino era de família muito pobre, adiantou-se e disse: “Eu entendo que você escolha o dinheiro, pois sei que pode comprar alimentos, roupas e sapatos para sua família”. Porém, o garoto surpreendeu a todos, dizendo: “Seria ótima ter comidas saborosas para dividir com meus pais e irmãos. E estou precisando de sapatos novos. Mas, mesmo assim, vou escolher a Bíblia, porque sempre quis ter uma. Minha mãe nos ensina que a Palavra de Deus vale mais do que o ouro mais fino e é mais saborosa do que um favo de mel”. Após receber a Bíblia em suas mãos, o menino a folheou e encontrou dentro dela dois envelopes: no primeiro, havia um cheque com valor 10 vezes maior do que o dinheiro posto em cima da mesa ao lado da Bíblia, como presente. No segundo envelope, havia um documento que fazia daquele que escolheu a Bíblia, herdeiro de toda a fortuna e bens do homem rico. Diante da emoção do garoto e da surpresa dos demais empregados, o milionário leu diante de todos: “O temor do Senhor é puro e dura para sempre. As instruções do Senhor são verdadeiras e todas elas são corretas. São mais desejáveis que o ouro, mesmo o ouro puro. São mais doces do que o mel, mesmo o mel que goteja do favo” – Salmo 19.9 e 10 – Nova Versão Transformadora. 

3 – Entendendo a vontade de Deus

II Reis 22.13a: “Ide e consultai ao Senhor por mim, e pelo povo, e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou”.

O rei Josias percebeu a seriedade que resultaria da desobediência à vontade do Senhor. O rei Josias não se limitou a buscar a salvação para si mesmo, mas queria salvar a nação de Judá. A nação fora longe demais contra a revelação da Palavra de Deus, e logo viria a manifestação da ira de Deus contra o Seu povo. Enviou uma delegação até a casa da profetisa Hulda, e esta consultou ao Senhor por ele.  A mensagem foi direta: de fato, o mal previsto pelas desobediências viria sobre o Reino de Judá, sobre todo aquele povo. Mas, Deus pouparia ao rei Josias, pois este humilhara-se no temor do Senhor e buscara ao Senhor. Portanto, tais castigos viriam após a sua morte.

Malaquias 3.18: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve”.

Outros profetas, além da profetisa Hulda, ministravam nos dias de Josias. O profeta Jeremias era dois anos mais velho do que Josias e já começara o seu ministério profético. Se Josias contava 26 anos nesta ocasião, então Jeremias estava com 28 anos. Também Habacuque e Sofonias profetizaram durante o reinado de Josias. Porém, não se explica o porquê da escolha de enviar delegação até a profetisa Hulda. E esta confirmou que a condenação predita em Deuteronômio 28.15 a 68, cairia sobre a nação de Judá. Porém, Deus permitiria que Josias fosse sepultado antes da decretação do mal.

Meus amados, Josias foi poupado antes da manifestação do juízo tão terrível. Hoje, nós os que tememos a Deus, a Igreja do Senhor Jesus, também seremos salvos da ira futura. Josias foi poupado porque se arrependeu, crendo na revelação das Escrituras. E nós, os crentes que temos esta bendita esperança, também seremos guardados da Grande Tribulação.

Ora, mesmo sabendo que seria poupado, Josias intercedeu pelo povo, pedindo a Deus com insistência que incluísse a nação nesta bênção. Mas, o povo não se arrependeu. E a condenação do juízo foi apenas adiada.

Pai e mãe, o irmão e a irmã têm intercedido pelo seu filho e por sua filha?

No século XIX, uma irmã em Cristo, por necessidades financeiras, trabalhava também lavando roupas. Enquanto trabalhava junto ao tanque com água e sabão, orava intercedendo por seu filho Eduardo, distanciado da vida da Igreja. “Senhor, salva meu filho”. E suas lágrimas se misturavam com a espuma ao mesmo tempo que derramava sua petição diante do Senhor. Deus ouviu sua oração, e seu filho foi salvo, tornando-se o professor da Escola Dominical e muito responsável pela sua classe. Assim como foi gerado pela oração de intercessão de sua mãe, ele sentiu grande peso de responsabilidade por um jovenzinho que frequentou uma vez a Escola Dominical, estudante, com 17 anos de idade, e o visitava na loja de calçados onde trabalhava. A princípio este estudante o resistiu muito. Mas, ele não desistiu. E este mocinho se converteu a Cristo. Chamava-se D. L. Moody. E, simplesmente, tornou-se o maior pregador do Evangelho de sua época. Este evangelista alcançou multidões e multidões para o Senhor Jesus. Quão pouca aquela anônima lavadeira seria reconhecida por ter intercedido com insistência e perseverança pelo seu filho, para que o Senhor o salvasse, e através dele, posteriormente, Deus salvaria a Moody. O irmão e a irmã podem imaginar a fonte de todas as obras de Deus operadas pela intercessão e como a oração é uma poderosa arma nas mãos dos pais que intercedem?  

II – A RENOVAÇÃO DO PACTO COM O SENHOR

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada