Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2021 – 18-07-2021 – Lição 3 – Acabe e o profeta Elias

12/07/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o conserto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos”. – Deuteronômio 7.9

VERDADE PRÁTICA

Deus é pai de amor, bondade e misericórdia abundantes, contudo, todo pecado e desobediência ao Senhor trazem consequências inevitáveis à vida humana.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

I Reis 16.29,30; 17.1-7; 18.17-21 

I Reis 4 

29 – E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. 

30 – E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 

31 – E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor. 

32 – E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. 

33 – Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes. 

34 – E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria. 

I Reis 16 

29 – E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos. 

30 – E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele. 

I Reis 17 

1 – Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. 

2 – Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 

3 – Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 

4 – E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 

5 – Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 

6 – E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. 

7 – E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. 

I Reis 18 

17 – E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel? 

18 – Então, disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins. 

19 – Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. 

20 – Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. 

21 – Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-os; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Dando continuidade ao estudo dos livros de Iº e IIº Reis, hoje vamos aprender juntos sobre Acabe e seu relacionamento com o profeta Elias.

O nome Elias significa ´Jeová é o meu Deus´ ou “Jeová é Deus”, e ocorre 71 vezes no Antigo Testamento. Tem quatro personagens bíblicos chamados Elias: o primeiro e mais destacado é o profeta Elias, os demais são um benjamita, citado em I Crônicas 8.27, e um sacerdote do tempo de Esdras e, por final, um Elias, filho de Elão, estes dois últimos mencionados em Esdras capítulo 10.

I – O CASAMENTO DE ACABE COM JEZABEL

1 – Consequências de escolhas erradas

O nome “Acabe” significa ´irmão ou amigo de seu pai´. Este nome ocorre 93 vezes no Antigo Testamento. Tem dois personagens bíblicos chamados “Acabe”. O primeiro é este desta lição dominical, o sétimo rei do Reino do Norte. O outro personagem bíblico chamado Acabe, trata-se de um falso profeta mentiroso, citado em Jeremias 29, de quem o verdadeiro profeta Jeremias profetizou que Nabucodonosor o haveria de frigir no fogo, como de fato aconteceu.

I Reis 16.30 resume sua biografia: “E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele”.

Acabe praticou o mal acima de todos que reinaram antes dele. E fez isso em particular inimizade contra o Senhor, levando Israel à ruína. E casou-se com Jezabel, a mais perversa mulher de toda a Bíblia. Seu pai, Onri, já antes na história de Israel, pecou mais do que os que reinaram antes dele. Porém, Acabe pecou mais do que seu pai. Um governo de transgressões e ofensas a Deus tornou-se progressivo na casa real do Reino do Norte. Quase a terça parte dos Livros de I e II Reis narram o período de 34 anos do reinado de Acabe e de seus dois filhos, Acazias e Jorão. Nesse período triste e de decadência espiritual, a luta entre o Reino de Deus (representado pelos heróis da fé, profetas Elias e Eliseu) e o reino de Satanás, foi intensa!

Quando saímos de diante da face do Senhor, arriscamos a levar gerações para o inferno!

O grande pecado de Acabe, aquele pelo qual ele excedeu em ofensa a Deus e em maldades contra o próximo, foi a introdução do culto ao falso deus Baal. Ele importou a adoração a Baal, ídolo fenício de sua esposa Jezabel, construindo um templo a Baal na cidade de Samaria.

Ninguém jamais endureceu o coração contra Deus e prosperou. Elias profetizou contra Acabe, e a profecia se cumpriu perfeitamente, tendo ele morrido no campo de batalha, e os cães lamberam seu sangue.

A leitura do capítulo 16 de I Reis faz-nos assinalar o fim de todos os que não se arrependem, e insistem em viver na prática diária de iniquidades. Até então, o povo professava adorar ao Senhor sob o símbolo do bezerro. Acabe introduziu a idolatria na sua forma mais grosseira, declaradamente estabelecendo o culto a Baal como religião nacional.

O casamento de Acabe foi a causa de sua ruína. Isto nos adverte que uma escolha sem visão, tola, contra todos os apelos dos conselhos bíblicos, pastorais e de crentes piedosos, pode resultar em desonra duradora. O mandamento do Senhor proibia, claramente, qualquer união e menos ainda comunhão, com os cananeus. Nenhum rei antes dele fez isso, ou seja, casar-se com uma idólatra. E este casamento foi ainda mais grave e fatal por causa do mau caráter da rainha.

Meus amados, dar um passo errado contra os mandamentos do Senhor, leva-nos a outro pior. Acabe deu o passo errado de casar-se com Jezabel, e o próximo passo foi pior: começou a cultuar os deuses terríveis dela. Provérbios 13:20 está escrito que “o companheiro dos tolos será afligido”, ou destruído, ou acabará mal.

2 – A rainha perversa

Jezabel, cujo nome significa ´casta´, era mulher de temperamento impulsivo, vingativa, e exercia domínio sobre seu esposo Acabe. Era adoradora fervorosa do falso deus Baal. Intolerante com quem a contrariasse, mandou matar a todos os profetas do Senhor que caiu em suas mãos.

Baal era considerado o deus da fertilidade, da agricultura, do clima e das águas. Sua esposa, era chamada de Aserá. Nós estudaremos, na próxima Lição 4, o enfrentamento de Elias contra os profetas de Baal e de Aserá.

Jezabel não tinha escrúpulos. E isto se demonstra com mais evidência em I Reis capítulo 21. Acabe está chateado, se sentindo humilhado e contrariado, porque quis comprar a vinha de seu vizinho Nabote, e este não a vendeu.

I Reis 21.2: “Dá-me a tua vinha.” E ofereceu outra em troca e também muito dinheiro. Nabote recusou a proposta, respondendo: “Guarde-me o Senhor de que eu dê a herança de meus pais.” Acabe ficou desgostoso e indignado. Então, Jezabel planejou um mal para conseguir tomar com astúcia diabólica a vinha de Nabote. E, no seu espírito vingativo, mentiu, falsificou documentos, contratou duas testemunhas falsas para acusar a Nabote de ter ofendido ao rei e a Deus. Hipócrita e sem nenhum respeito pela Palavra de Deus, Jezabel acusa a Nabote de pecado que ela, mais do que qualquer outro em Israel, cometia continuamente. Ela corrompeu o sistema do judiciário de Israel, com testemunhas falsas, e Nabote foi apedrejado juntamente com seus filhos, para que não houvesse herdeiros legítimos – II Reis 9.26.

Hoje, muitos poderosos distorcem a lei e corrompem o sistema judicial. Hoje, são mais sofisticados, com argumentos falsamente intelectuais e rebuscados em seus procedimentos, mas ainda são culpados do mesmo pecado de Jezabel. Apocalipse capítulo 6.16 inclui os tribunos, entre os que gritarão aos montes e aos rochedos: “Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono da ira do Cordeiro.” Não escaparão e nem subsistirão do grande Dia da ira de Deus.

Nestes últimos dias que antecedem a vinda do Senhor Jesus para arrebatar a Sua Igreja, o mundo, com mãos dadas à carne e sob a liderança do diabo, diz ao crente: “Dá-me a tua vinha.” Diz ao pastor, aos obreiros, às famílias que servem a Deus, aos jovens que ainda temem ao Senhor: “Dá-me a tua vinha. Dá-me o teu testemunho, a tua chamada ministerial, dá-me a criação de seus filhos, para que tanto fanatismo? Dá-me os teus costumes santos de separação do mundanismo; dá-me o teu temor a Deus, dá-me o teu tempo, a tua história, dá-me o teu destino eterno!”

Que o Senhor tenha misericórdia de nós, dando-nos graça e fidelidade em responder como Nabote: “Deus nos livre de dar a herança de nossos pais! “

Desde o livro de Gênesis a proposta do diabo é que troquemos a herança de Deus por fama, prazer ou riqueza. E tantos que já vimos negociando com o inimigo o que é inegociável. Não negocie sua fidelidade, sua lealdade, seu temor a Deus, seus valores morais.

O mundo ridiculariza nossos valores. Como Acabe, chama de horta o que chamamos de vinha e de herança. Não negocie, jamais, por nenhuma oferta do mundo, da carne ou do diabo, a herança de vida eterna que Deus lhe deu.

Agostinho escreveu comentado sobre o patriarca Jó: “Jó perdera tudo o que tinha; mas não perdera Aquele que lhe dera tudo.”

II – ELIAS PREVÊ A GRANDE SECA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada