Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2021 – 01-08-2021 – Lição 5 – O reinado de Acazias

30/07/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente”. – Salmo 7.9

VERDADE PRÁTICA

A coragem de Elias é exemplo e incentivo para os que são chamados a pregar e a exortar segundo a Palavra de Deus, independentemente de classe, raça ou credo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Reis 1.1-8, 13-17 

1 – E, depois da morte de Acabe, Moabe se revoltou contra Israel. 

2 – E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença. 

3 – Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 

4 – E, por isso, assim diz o SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então, Elias partiu. 

5 – E os mensageiros voltaram para o rei, e ele lhes disse: Que há, que voltastes? 

6 – E eles lhe disseram: Um homem nos saiu ao encontro e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou e dizei-lhe: Assim diz o SENHOR: Porventura, não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. 

7 –E ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? 

8 –E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita. 

13 – E tornou o rei a enviar outro capitão dos terceiros cinquenta, com os seus cinquenta; então, subiu o capitão de cinquenta, e veio, e pôs-se-de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinquenta teus servos. 

14 – Eis que fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida. 

15 – Então, o  anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se e desceu com ele ao rei. 

16 – E disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura, é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto, desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás. 

17 – Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar, no ano segundo de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, porquanto não tinha filho.

NOTA

A EBD Comentada abriu um grupo no whatsapp para que todos(as) os(as) professores(as) possam trocar informações sobre os diversos temas que envolvem a aula da semana ou dúvidas a respeito. Neste canal postaremos vídeos, texto de reflexão, dicas de leitura ou mesmo algum material que visa orientá-los em suas aulas.

Como política do grupo, pedimos a todos(as) que se reservem em apenas escrever neste grupo temas pertinentes as aulas. Parece ser áspero, mas pedimos que evitem envio de mensagens e figurinhas de bom dia, boa tarde, boa noite, salvo quando iniciará algum comentário, textos, vídeos ou áudios que nada a ver tenham com os temas das aulas. A ideia é que o grupo se restrinja apenas ao seu propósito inicial.

Segue abaixo o link para que faça parte e participe e seja muito bem vindo(a). Te esperamos lá!

https://chat.whatsapp.com/BQgs04aUvYy9jDq22AxGXe

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuidade dos estudos de lições dos livros de Iº e IIº Reis, hoje, aprenderemos juntos sobre as consequências das escolhas e dos atos idólatras do rei Acazias, quando adoeceu após uma queda da sacada do palácio do seu reinado, e sua infidelidade ao buscar o falso deus Baal-Zebube, da cidade de Ecrom, para saber se sararia.

E, também, veremos a coragem de Elias em confrontar este erro abominável de Acazias.

I – UM REINADO MARCADO PELA IDOLATRIA

1 – O deus de Acazias

II Reis 2.2 – “E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença”.

Baal-Zebube, também conhecido em outras versões como Baalzebu, ídolo da cidade de Ecrom (nome de uma das cinco cidades principais dos filisteus), era assim conhecido por acreditar-se que este falso deus controlava as moscas. Por isso, criam que era capaz de proteger contra as pragas.

Também estava ligado a este falso deus, Baal-Zebube, a crença de que provia oráculos, ou seja, dava respostas proféticas a que o consultava. Esta é a explicação do porquê o rei Acazias, desviado do verdadeiro Deus, mandou consultar esta falsidade dos filisteus, se sararia ou não de sua enfermidade.

2 – Acazias segue os passos de seus pais

Acabe, de quem a Bíblia relata ter sido o pior rei da história de Israel até então, morreu, numa batalha contra os siros, quando entrou na luta disfarçado de soldado, ou seja, sem as vestes reais e foi mortalmente atingido por um flecheiro, sendo retirado do meio do exército e levado num carro para Samaria, onde seu sangue foi lambido pelos cães, cumprindo-se expressamente a profecia de Micaias – I Reis 22.29 a 40.

Morto Acabe, foi sucedido por seu filho Acazias, que reinou apenas por dois anos.

O nome Acazias significa “Jeová é o Senhor”, porém, andou contrário ao elevado significado de seu nome, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, seguindo os pecados de seu pai Acabe e de sua mãe Jezabel, adorando ao falso deus Baal, praticando as suas perversidades e desprezando a Lei do Senhor.

Observe-se que ele cresceu testemunhando os feitos milagrosos do profeta Elias, a quem bem conhecia. Acazias é exemplo chocante do que já antes escrevemos aqui: os filhos maiormente sofrem, para o bem ou para o mal, as consequências das escolhas de seus pais.

E quanta perda há para os filhos que são criados fora da doutrina do Senhor, uma educação no lar que negligencia os caminhos do Senhor em que devem andar – Provérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Nos tenros anos de uma criança, no início de seu caminhar, ensina os mandamentos da Palavra de Deus, e a Palavra de Deus estará impressa na sua mente e no seu coração, e quando ele for homem capacitado, sua mente e seu coração estarão temperados com os princípios bíblicos bem antes que o mundo, com suas seduções e atrações, proponha ao seu filho outras impressões.

II – ELIAS DESAFIA A ADORAÇÃO A BAAL

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada