Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2020 – 31-05-2020 – Lição 9: O mistério da unidade revelado

28/05/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“O qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.” – Efésios 3.5

VERDADE PRÁTICA

Deus revelou o ministério que esteve oculto, desde todos os séculos, aos profetas e aos apóstolos do Novo Testamento.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 3.1-13 

1 Por esta causa, eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios, 

2 se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; 

3 como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima, em pouco, vos escrevi, 

4 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, 

5 o qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, 

6 a saber, que os gentios são coerdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; 

7 do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder. 

8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo 

9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou; 

10 para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, 

11 segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor, 

12 no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele. 

13 Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Dando sequência às lições da Carta aos Efésios, hoje estudaremos a introdução ao Capítulo 3, versículos 1º ao 13.

Podemos, para fins didáticos, dividir estes treze versículos assim:

1 – Paulo comissionado – dos versículos 1º ao 6;

2 – Paulo revelado – dos versículos 7 ao 13.

Esses treze versículos são como um parágrafo por si mesmos. O tema principal compõe-se de duas exposições: o mistério de Cristo e o mistério da Igreja.

Esses versículos são como mina de riquezas a ser explorada, para termos acesso e posse de tão preciosos tesouros, que enriquecem a nossa vida espiritual.

Além da exposição doutrinária de que, em Jesus Cristo, a Igreja é edificada, Paulo pincela rapidamente, quase que nas entrelinhas, três aspectos da sua chamada ministerial:

1 – O sofrimento da chamada – ele refere a si mesmo como ´prisioneiro de Jesus Cristo´ – versículo 1º – e no versículo 13 diz das ´minhas tribulações por vós´. Em II Coríntios 11.23 a 29, Paulo lista, brevemente, estas tribulações. Estes sofrimentos foram intensos, voluntários e Paulo sentiu alegria por eles – Colossenses 1.24 – “Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja. ”

2 – A bênção da chamada – O segundo aspecto de sua chamada está no fato de Paulo ser (juntamente com os santos apóstolos e profetas – versículo 5) destinatário da revelação do plano eterno de Deus, que esteve oculto às outras gerações.

3 – A dádiva da chamada – E o terceiro aspecto da chamada de Paulo, pincelado aqui em Efésios 3.1 a 13, é a graça de Deus ter feito dele um mensageiro do Evangelho, conforme diz no versículo 7: “Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus. ”  

I – O MISTÉRIO OCULTO NO ANTIGO TESTAMENTO

1 – O conceito bíblico de mistério

Efésios 2.3 – “Como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima, em pouco, vos escrevi. ”

Mistério – no original, trata-se substantivo grego mystérion, com definição curta de ´doutrina secreta´, ´segredo´.

Esta palavra grega ocorre 28 vezes em todo o Novo Testamento, sendo 21 vezes usada por Paulo em suas cartas, e destas 21 vezes, com 6 ocorrências na Carta aos Efésios.

Em termos bíblicos, a palavra mistério não significa algo impossível de ter conhecimento. Ou, incognoscível. No Português, a palavra mistério tem, segundo o Dicionário Houaiss, no verbete referido, nove acepções. Principalmente, não podemos confundir a leitura do termo mistério, no Novo Testamento, como nós o entendemos corriqueiramente: como um enigma, como um segredo, como algo escondido que não se quer repartir com outros, como algo que ninguém consegue explicar e, menos ainda, como algo secreto às pessoas comuns, mas somente de conhecimento dos privilegiados. Nada disso!

Ao contrário, mistério, no uso bíblico, trata-se de algo que somente pode ser conhecido por revelação de Deus.

Trata-se dos conselhos de Deus, que antes estavam ocultos, mas agora revelados por vontade soberana Dele. Significa simplesmente algo antes oculto e agora revelado por Deus. Tem a ideia primitiva de ´tirar o véu´.

2 – O desconhecimento do mistério

Efésios 3.5 – “O qual noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas. ”

Certamente, o leitor mais atento desta Carta aos Efésios, já observou o quanto Paulo enfatiza o antes e o agora. Paulo usa estas palavras repetidas vezes em sua Carta aos Efésios, e elas são advérbios de tempo, tanto no nosso português quanto no Grego.

Antes, dois fatos: judeus e gentios, separação e ignorância.

Agora, um só povo, a igreja, mais aproximação e revelação.

Antes, as gerações antigas desconheciam este mistério agora revelado plenamente por vontade divina. Antes, não estava tão claramente divulgada. Mas, oculta como que por um véu. Agora, o véu está desvendado.

Antes, os grandes propósitos de Deus em relação ao plano eterno de salvação para salvação dos que crerem, não estavam revelados tão claramente como agora, através do Evangelho.

Romanos 16.25 – “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto. ”

Na tradução Almeida Revista e Atualizada, o versículo termina assim: “…conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos. ”

Colossenses 1.27 – “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória. ”

3 – O mistério e os profetas da Antiga Aliança

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada