Buscar no blog
06/04/2020
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” – Efésios 1.3
Deus nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo para que desfrutássemos das bênçãos espirituais.
Efésios 1.3, 4, 9-14
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,
4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,
9 descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11 nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
12 com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;
13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Sublimidade é qualidade do que é perfeito, excelente e grandioso. No Português, a etimologia (que estuda a origem e a evolução dos significados das palavras) é do latim, significando ´elevado´ e ´altura´.
Portanto, o tema da Lição 2 abrange exatamente o plano eterno de Deus em outorgar-nos as bênçãos espirituais em Cristo.
Estas bênçãos, em Cristo, são elevadas, excelentes, celestiais, perfeitas e grandiosas.
Basta lembrar-nos, de imediato, da bênção da vida eterna. Também da nova vida em Cristo. Ou, antes, da salvação e o processo que ela envolve, relembrados no estudo da primeira Lição deste segundo trimestre: regeneração (e adoção), justificação, santificação (com sua fase final: a glorificação).
Por todas estas bênçãos louvamos e agradecemos ao Deus Bendito!
Doxologia – grego: doxa, glória e logia, palavra.
Uma fórmula para glorificar a Deus.
Efésios 1.3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.”
Por exemplo, os cinco livros que compõem os Salmos, terminam em Doxologias:
Nas Cartas de Paulo há várias doxologias: Romanos 11.33 a 36; Romanos 16.27; I Timóteo 1.17 e esta de Efésios 1.3, nosso Texto Áureo.
Outra muito apreciada pelos crentes é a de Judas versículos 24 e 25.
Aqui em Efésios, dos versículos 3 ao 14, há uma sequência de louvor magnífica, adorando a Majestade de Deus, pela Sua graça salvadora em Cristo Jesus. Atribui louvor ao Senhor pela eleição e redenção dos santos.
E esta doxologia, nestes versículos, está em harmonia com a Graça de Deus que caracteriza todo o Novo Testamento. O versículo 14 é chamado por piedosos comentaristas da Bíblia, de “resumo do Evangelho”, haja vista sua profundidade.
“Bendito o Deus e Pai” – a doutrina da paternidade de Deus está aqui. E é objeto de nosso louvor e não de pavor. Nós nos alegramos pela ternura desta expressão. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”, é um título maravilhoso. Se já nos deixa contentes ler sobre o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, quanto mais como o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Após a Sua ressurreição, o Senhor Jesus chamou-O de “meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” – João 20.17.
“Bendito” – grego eulogetós, é um adjetivo usado somente para Deus no Novo Testamento. Único digno de louvor e de toda adoração.
Aleluia!
Efésios 1.3 – “…o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais…”
Na Carta aos Efésios capítulo 1.3 a 14, estas bênçãos estão reveladas. E podemos listar algumas:
1 – A eleição em Cristo – Efésios 1.4;
2 – A adoção de filhos – Efésios 1.5;
3 – A remissão dos pecados – Efésios 1.7;
4 – A revelação da Sua vontade – Efésios 1.9;
5 – O Espírito Santo – Efésios 1.13 e 14;
Há um livro antigo, “Efésios, a Tríplice Epístola”, que propõe um estudo de agrupamento tríplice. E nesta seção doutrinária introdutória, ele comenta:
“I. A TRÍPLICE FONTE DE NOSSA SALVAÇÃO. 1.1-18.
A nossa salvação, que é a soma de todas as bênçãos, encontra a sua fonte:
Efésios 1.3 – “…nos lugares celestiais em Cristo.”
“Nos lugares celestiais” é do grego epouránios, que Paulo usa por cinco vezes na Carta aos Efésios: 1.3; 1.20; 2.6; 3.10 e 6.12. Na Atualizada está a expressão ´regiões celestiais. ´
Este é o versículo onde o apóstolo Paulo sobe a mais elevada altura, conduzindo-nos às ´regiões celestiais´. E esta expressão é a chave desta Carta. Vimos que ocorre por cinco vezes na Epístola aos Efésios. Paulo não a usaria se não tivesse significado real. Se eu e o amado irmão pudéssemos ter esta visão espiritual da nossa posição em Cristo, esta realidade traria uma revolução na nossa vida!
Esta frase ´lugares celestiais´ era muito usada e popular entre os cristãos do Primeiro Século, porque traduzia a concepção judaica muito típica do Povo de Israel, de que há três céus: o primeiro, é o atmosférico. Onde estão as nuvens. O segundo é o sideral, onde estão o sol, a lua e as estrelas. O terceiro céu é a expressão que Paulo usou em II Coríntios 12.2, dizendo que foi arrebatado ao terceiro céu. É a esfera da habitação de Deus.
E Paulo nos ensina que estamos lá em Cristo! O Senhor Jesus, em Seu corpo já glorificado, depois da ressurreição, já está lá, conforme o mesmo Paulo cita em Efésios 1.20 – “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus.“ Ou como melhor traduziu a Almeida Atualizada: “fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais.“
“Em Cristo” é a união:
1 – Ideal. A nossa mais alta aspiração espiritual: estar na eternidade com Cristo.
2 – Legal. Pela justiça que há em Cristo, da qual nós nos apropriamos pela fé. Os méritos de Cristo nos justificam. Tornam-se os nossos méritos.
3 – Moral. Somos nova criatura em Cristo. Moldados à imagem de Jesus Cristo. Mente, coração, conduta e caráter semelhantes ao de Cristo.
4 – Vital. Andamos em Cristo pela vida santa que Ele nos concedeu. “Em Cristo” nos proporciona o poder de ´andar Nele´.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias