Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2020 – 12-04-2020 – Lição 2: A sublimidade das bênçãos espirituais em Cristo

06/04/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.”  – Efésios 1.3

Verdade Prática

Deus nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo para que desfrutássemos das bênçãos espirituais.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 1.3, 4, 9-14 

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,

4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,

9 descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 

10 de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; 

11 nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, 

12 com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; 

13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; 

14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Sublimidade é qualidade do que é perfeito, excelente e grandioso. No Português, a etimologia (que estuda a origem e a evolução dos significados das palavras) é do latim, significando ´elevado´ e ´altura´.

Portanto, o tema da Lição 2 abrange exatamente o plano eterno de Deus em outorgar-nos as bênçãos espirituais em Cristo.

Estas bênçãos, em Cristo, são elevadas, excelentes, celestiais, perfeitas e grandiosas.

Basta lembrar-nos, de imediato, da bênção da vida eterna. Também da nova vida em Cristo. Ou, antes, da salvação e o processo que ela envolve, relembrados no estudo da primeira Lição deste segundo trimestre: regeneração (e adoção), justificação, santificação (com sua fase final: a glorificação).

Por todas estas bênçãos louvamos e agradecemos ao Deus Bendito!

I – A NOVA POSIÇÃO EM CRISTO

1 – A Doxologia

Doxologia – grego: doxa, glória e logia, palavra.

Uma fórmula para glorificar a Deus.

Efésios 1.3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.”

Por exemplo, os cinco livros que compõem os Salmos, terminam em Doxologias:

  • 1 – Do 1 ao 41;
  • 2 – Do 42 ao 72;
  • 3 – Do 73 ao 89;
  • 4 – Do 90 ao 106;
  • 5 – Do 107 ao 150. O último salmo de cada série é uma doxologia.

Nas Cartas de Paulo há várias doxologias: Romanos 11.33 a 36; Romanos 16.27; I Timóteo 1.17 e esta de Efésios 1.3, nosso Texto Áureo.

Outra muito apreciada pelos crentes é a de Judas versículos 24 e 25.

Aqui em Efésios, dos versículos 3 ao 14, há uma sequência de louvor magnífica, adorando a Majestade de Deus, pela Sua graça salvadora em Cristo Jesus. Atribui louvor ao Senhor pela eleição e redenção dos santos.

E esta doxologia, nestes versículos, está em harmonia com a Graça de Deus que caracteriza todo o Novo Testamento. O versículo 14 é chamado por piedosos comentaristas da Bíblia, de “resumo do Evangelho”, haja vista sua profundidade. 

“Bendito o Deus e Pai” – a doutrina da paternidade de Deus está aqui. E é objeto de nosso louvor e não de pavor. Nós nos alegramos pela ternura desta expressão. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”, é um título maravilhoso. Se já nos deixa contentes ler sobre o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, quanto mais como o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Após a Sua ressurreição, o Senhor Jesus chamou-O de “meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” – João 20.17.

“Bendito” – grego eulogetós, é um adjetivo usado somente para Deus no Novo Testamento. Único digno de louvor e de toda adoração.

Aleluia!

2 – As bênçãos espirituais

Efésios 1.3 – “…o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais…”

Na Carta aos Efésios capítulo 1.3 a 14, estas bênçãos estão reveladas. E podemos listar algumas:

1 – A eleição em Cristo – Efésios 1.4;

2 – A adoção de filhos – Efésios 1.5;

3 – A remissão dos pecados – Efésios 1.7;

4 – A revelação da Sua vontade – Efésios 1.9;

5 – O Espírito Santo – Efésios 1.13 e 14;

Há um livro antigo, “Efésios, a Tríplice Epístola”, que propõe um estudo de agrupamento tríplice. E nesta seção doutrinária introdutória, ele comenta:

“I. A TRÍPLICE FONTE DE NOSSA SALVAÇÃO. 1.1-18. 

A nossa salvação, que é a soma de todas as bênçãos, encontra a sua fonte: 

  1. Na predestinação pelo Pai, quem nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos Seus filhos, sem mancha nem defeito. 1.4 a 6. 
  2. Na Redenção pelo Filho, por meio do qual nos é dado o conhecimento do plano eterno de Deus para o Universo, e uma herança eterna. 1.7 a 12. 
  3. No selo do Espírito, que é um penhor – o primeiro sinal – da redenção completa que será nossa no futuro. 1.13 e 14. “

3 – A nova condição

Efésios 1.3 – “…nos lugares celestiais em Cristo.”

“Nos lugares celestiais” é do grego epouránios, que Paulo usa por cinco vezes na Carta aos Efésios: 1.3; 1.20; 2.6; 3.10 e 6.12. Na Atualizada está a expressão ´regiões celestiais. ´

Este é o versículo onde o apóstolo Paulo sobe a mais elevada altura, conduzindo-nos às ´regiões celestiais´. E esta expressão é a chave desta Carta. Vimos que ocorre por cinco vezes na Epístola aos Efésios. Paulo não a usaria se não tivesse significado real. Se eu e o amado irmão pudéssemos ter esta visão espiritual da nossa posição em Cristo, esta realidade traria uma revolução na nossa vida!

Esta frase ´lugares celestiais´ era muito usada e popular entre os cristãos do Primeiro Século, porque traduzia a concepção judaica muito típica do Povo de Israel, de que há três céus: o primeiro, é o atmosférico. Onde estão as nuvens. O segundo é o sideral, onde estão o sol, a lua e as estrelas. O terceiro céu é a expressão que Paulo usou em II Coríntios 12.2, dizendo que foi arrebatado ao terceiro céu. É a esfera da habitação de Deus.

E Paulo nos ensina que estamos lá em Cristo! O Senhor Jesus, em Seu corpo já glorificado, depois da ressurreição, já está lá, conforme o mesmo Paulo cita em Efésios 1.20 – “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus.“ Ou como melhor traduziu a Almeida Atualizada: “fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais.“

“Em Cristo” é a união:

1 – Ideal. A nossa mais alta aspiração espiritual: estar na eternidade com Cristo.

2 – Legal. Pela justiça que há em Cristo, da qual nós nos apropriamos pela fé. Os méritos de Cristo nos justificam. Tornam-se os nossos méritos.

3 – Moral. Somos nova criatura em Cristo. Moldados à imagem de Jesus Cristo. Mente, coração, conduta e caráter semelhantes ao de Cristo.

4 – Vital. Andamos em Cristo pela vida santa que Ele nos concedeu. “Em Cristo” nos proporciona o poder de ´andar Nele´.  

II – UMA VIDA CRISTOCÊNTRICA NESTE MUNDO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada