Buscar no blog
13/06/2019
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus.” Hebreus 7.26
Nosso grande e único Sacerdote é Jesus Cristo. Ele intercede eficazmente em nosso favor diante do Pai.
Êxodo 28.1; Levítico 8.22; Hebreus 7.23-28; I Pedro 2.9
Êxodo 28.1
1- Depois, tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Levítico 8.22
22 – Depois, fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagração; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro.
Hebreus 7.23-28
23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque, pela morte, foram impedidos de permanecer;
24 mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus, 27 que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
I Pedro 2.9
9 – Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Continuando o estudo sobre o Tabernáculo e seu sistema de sacrifícios, nesta lição aprenderemos juntos sobre o Sacerdócio de Cristo em comparação com o sacerdócio levítico.
Outro tópico muito importante e com lições aplicativas é o da escolha da tribo de Levi para servirem no santuário com exclusividade.
E, por sua importância acima dos demais tópicos, enfatizaremos o Sacerdócio de Cristo. A Carta aos Hebreus apresenta ao Senhor Jesus cumprindo o sacerdócio levítico e o superior, melhor e mais excelente sacerdócio de Melquisedeque.
O Senhor Jesus é o nosso eterno sumo sacerdote, e assim intercede por nós na presença de Deus Pai.
O propósito inicial de Deus era que Israel fosse um reino sacerdotal.
Êxodo 19. 5 e 6 – “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”
A condicional “se diligentemente”, era a de (1) ouvir a voz de Deus e (2) guardar a aliança feita com o Senhor.
Mas, em Êxodo capítulo 32, narra-nos que quando Moisés estava no monte Sinai, recebendo as tábuas da Lei, o povo se aborreceu da demora de Moisés, por ignorarem o que sucedia, e juntamente com a liderança de Arão, fundiram um bezerro de ouro, dizendo que era o deus que lhes tirara da terra do Egito, prestando-lhe culto. E também festejaram, cantando e dançando, corrompidos pela idolatria. Inclusive, conduziram-se vergonhosamente, pois que se despiram.
Indignado diante de tais cenas, Moisés gritou na porta do arraial de Israel: “Quem é do Senhor, venha a mim.” A única tribo que se ajuntou ao lado de Moisés foi a tribo de Levi. E cumpriram a ordem de matar aos idólatras. Por terem atendido com zelo o chamado de Moisés, foram consagrados ao serviço do Senhor, servindo como a tribo sacerdotal. De todo o Israel, o ofício sacerdotal restringiu-se à tribo de Levi.
Israel, inicialmente, seria o intercessor por toda a humanidade diante de Deus. Por serem descendência de Abraão, por meio deles, todas as nações seriam abençoadas. Mas, conforme comentado acima, Israel quebrou os dois primeiros mandamentos, fundindo para si o bezerro de ouro. Por ter se postado ao lado de Moisés, e com zelo pelo Senhor, a tribo de Levi foi separada por Deus para estar diante Dele – Deuteronômio 10.8.
Levi foi o terceiro filho de Jacó com Léia, cujo nome significa “adesão, associação”, “união”, “que se junta”. (John D. Davis, Brown-Drives-Brigss). Teve três filhos: Gérson, Coate e Merari. Foi, portanto, o pai da tribo de Levi. Morreu no Egito aos 137 anos de idade – Êxodo 6.16.
Levitas, desse modo, é o nome dos descendentes de Levi. Moisés e Arão eram levitas da casa de Anrão e da família de Coate – Êxodo 6.16, 18 e 20.
Os sacerdotes eram da tribo de Levi e da casa de Arão. Por claro que somente uma família não seria suficiente para atender a todas as demandas dos ofícios no Tabernáculo. Então, os levitas foram designados para auxiliarem.
Números 3.6 – “Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam.”
Números 3.7 – “Os levitas devem obedecer às ordens de Arão e cumprir bem os deveres que cada um tem no Tabernáculo. Farão isso no lugar do povo de Israel.” (Bíblia Viva).
Os levitas caracterizavam pelo compromisso com os ofícios especiais. Deus os chamou para isso. Chamada abençoada e honrosa.
1 – Ministrar – Números 3.7 – “…para administrar o ministério do tabernáculo.” Este era o principal ofício dos filhos de Levi. Eles guardavam a Arca da Aliança. Assemelham-se ao ministério da Graça na excelência do ofício de propagar a Palavra de Deus. Não se espera de homens mundanos, embaraçados com os negócios deste mundo, laborem com o ministério da Palavra, com o poder e a sabedoria dos separados por chamada específica.
2 – Bênção – Números 6.23 – “Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes…”
Autorizados a pronunciar as bênçãos sacerdotais:
“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.” – Números 6.23 a 27.
E este privilégio continua, entre nós, nesta dispensação da Graça. É certeza graciosa da parte de Deus que as bênçãos impetradas pelo obreiro chamado e fiel, serão recebidas por aqueles que a esperam.
I Coríntios 13.13 – “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!”
3 – Altar – Deuteronômio 18.1 e 2 – “Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel (…) Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhe tem dito.”
Não eram sobrecarregados com as preocupações seculares. Os sacerdotes e os levitas comiam de parte das ofertas queimadas oferecidas ao Senhor.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias