Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2024 – 30-06-2024 – Lição 13 – A cidade celestial

27/06/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” – Filipenses 3.20

VERDADE PRÁTICA

A cidade celestial é o alvo de toda a nossa jornada que iniciou com o Novo Nascimento e se consumará com a entrada pelos portões celestiais.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Apocalipse 21.9-14; 22.1-5 

Apocalipse 21 

E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. 

10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. 

11 E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. 

12 E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel. 

13 Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas. 

14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 

Apocalipse 22 

E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 

No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. 

E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 

E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome. 

E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Chegamos ao término do estudo deste segundo trimestre de 2024, o ponto final de nossa peregrinação, a cidade celestial. Vamos aprender, relembrar e refletir sobre este tema!

I – O PARAÍSO ETERNO

1 – O que é Paraíso?

Lucas 23.43: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”.

Paraíso é uma palavra de origem persa, que ocorrer por três vezes no Antigo Testamento como pardes – como ´pomar´ em Cantares 4.23; como ´mata´ em Neemias 2.8 (na Almeida Revista e Atualizada) e em Eclesiastes 2.5, como ´jardim´. No Novo Testamento a palavra grega parádeisos ocorre também por três vezes, denominando o lugar de bem-aventurança prometido ao ladrão arrependido em Lucas 23.43, o terceiro céu em II Coríntios 12.4: “Foi arrebatado ao paraíso…”, e a localização da árvore da vida em Apocalipse 2.7: “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”.

O Senhor Jesus usou esta palavra somente por uma vez, conforme registrado em Lucas 23.43, e neste caso, ´paraíso´ é visto como habitação dos justos, como uma seção separada do Hades. Cremos que, a partir da ressurreição e da ascensão de Cristo, o paraíso foi removido do Hades para o terceiro céu, e que o ´cativeiro´ que subiu com Cristo para o céu é termo coletivo que representa os santos do Antigo Testamento – Efésios 4.8: “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens”.

Paulo usa as seguintes expressões sobre o morrer em Cristo e ir para a bem-aventurança do Paraíso: II Coríntios 5.8 – “…deixar este corpo, para habitar com o Senhor” e Filipenses 1.23 como “partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”. Portanto, cremos que a perspectiva prometida por Jesus ao ladrão arrependido pertence a todos os crentes.

2 – O que é a Cidade Eterna?

A Nova Jerusalém é a Cidade Eterna que foi feita para ser o local onde Deus habitará juntamente com os homens que Lhe foram fiéis. A Nova Jerusalém é o local que substituirá o Éden como morada de Deus com os homens. Ela é explicitamente mencionada e revelada no capítulo 21 do livro do Apocalipse, mas, antes da visão do apóstolo João, já havia referências a ela nas Escrituras. O próprio Jesus já havia mencionado existir um lugar que seria por Ele preparado para que os Seus servos nele habitassem para sempre com o Senhor – João 14:2: “…pois vou preparar-vos lugar”.

A Cidade Eterna, a Nova Jerusalém, é a restauração da convivência completa e perfeita entre Deus e os homens que havia antes que o pecado causasse o atual estado de divisão que existe entre Deus e a humanidade. Somente na Nova Jerusalém, esta comunhão será restabelecida por completo, ocorrendo aquilo que é dito pelo apóstolo, de vermos Deus como ele é – I João 3:2: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.

Como está relatado em Salmo 24, o primeiro a entrar no Paraíso foi o próprio Senhor Jesus. Os segundos a entrarem na Nova Jerusalém serão os arrebatados pelo Senhor no momento repentino imediatamente anterior ao início da Grande Tribulação. Nesta ocasião, os salvos serão cidadãos dos céus. Bendita esperança! Romanos 8.18: “…as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.

3 – Quando a eternidade começará?

Como está relatado em Salmo 24, o primeiro a entrar no Paraíso foi o próprio Senhor Jesus. Os segundos a entrarem na Nova Jerusalém serão os arrebatados pelo Senhor no momento repentino imediatamente anterior ao início da Grande Tribulação. Nesta ocasião, os salvos serão cidadãos dos céus. Bendita esperança! Romanos 8.18: “…as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.

A eternidade – conhecida como o Estado Eterno –  começará após o Juízo Final, o Julgamento do Grande Trono Branco, como o novo céu e a nova terra – Apocalipse 21.1: “E vi um novo céu e uma nova terra”. Na eternidade, neste Estado Eterno, os salvos desfrutaremos de comunhão perfeita e contínua com o nosso bendito Deus.

II – O ETERNO E PERFEITO ESTADO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada