Buscar no blog
17/05/2024
“E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor” – I Coríntios 10.10.
A prática da murmuração enfraquece a vida espiritual, acaba com a comunhão da igreja local e nos impede de desfrutar das promessas de Deus.
Êxodo 16.1-7; I Coríntios 10.10,11
Êxodo 16
1 – E, partidos de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois que veio da terra do Egito.
2 – E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
3 – E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, estávamos quando sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendemos a ser tirados para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
4 – Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda na minha lei ou não.
5 – E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.
6 – Então, disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o Senhor vos tirou da terra do Egito,
7 – e amanhã vereis a glória do Senhor, por quanto ouvimos as vossas murmurações contra o Senhor; porque quem somos nós para que murmureis contra nós?
I Coríntios 10.10,11
10 – E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelos destruídos.
11 – Ora, tudo isso lhes diz sobreveio como figura, e estão escritos para aviso nosso, para quem já chegou aos fins dos séculos.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Na caminhada da carreira cristã, o crente enfrenta a tentação do pecado da murmuração, que fragiliza a nossa vida espiritual, prova a nossa fé e pode impedir a nossa entrada no Céu. Nesta lição veremos a fidelidade de Deus e as consequências de quem murmura contra Ele.
No Antigo Testamento a palavra hebraica para ´murmurar´ é o verbo lyn , que ocorre por 83 vezes e tem diversas acepções. Tem o sentido negativo de alguém obstinado em reclamar. Originalmente, eu fiz: “parar normalmente toda a noite); por implicação, ficar permanentemente; onde (num mau sentido) ser obstinado (especialmente em palavras, reclamar-se). Permanecer a noite toda, resistir, passar a noite, ficar toda a noite, demorar-se a noite toda, aquela noite”. O que se percebe por esta palavra, que há uma “parada”, uma “paralização”, uma “permanência”, isso “durante toda a noite”. “Murmurar” é, pois, manter-se, permanecer, estagnar-se numa posição, num estado de escuridão, uma obstinação que foge à luz. I João 1.5: “…Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” .
No Novo Testamento , o substantivo grego goggyzõ – é uma onomatopéia, uma figura de linguagem que reproduz um som, e por esta reprodução, forma-se uma palavra que reproduz aproximadamente, o som associado. No caso de ´murmuração´ em grego, imita o som do arrulhar das pombas e das rolinhas. No Novo Testamento, ocorre por oito vezes, com o mesmo significado de ´resmungar´, ´reclamar´, demonstrando descontentamento, falando num murmúrio baixo e constante.
Murmurar , na Bíblia, é reclamação, protestar, de maneira injustificada, sempre expressando insatisfação de forma negativa.
Um comportamento murmurador afetivo, além da vida espiritual, a saúde mental, emocional e física.
A sinceridade injustificada, contínua, é causa de estresse, de insatisfação. A insatisfação anda de mãos dadas com a incredulidade. O murmurador irrita as pessoas ao seu redor, sendo causador de erros, levando outras pessoas a pecar também.
A murmuração é contagiosa. Afeta o entusiasmo, o ânimo de quem está próximo do resmungão. Com o comportamento repetido, o passar dos dias, as pessoas tendem a se afastar do murmurador recorrente.
Consultando o site Phychology Today – https://www.psychologytoday.com/intl/blog/significant-results/201706/the-três-types-complaining – vemos que são elencados as seguintes maneiras que a saúde mental é afetada pela lesão contínua :
1 – Os hormônios do estresse aumentam a cada nova tranquilidade. Níveis elevados de cortisol podem ocasionar hipertensão, insônia, AVC e até ataque cardíaco.
2 – Afeta o hipocampo, conhecida como a ´sede da memória´. Quem reclama demais começa a ter dificuldades para se lembrar de eventos.
3 – Estímulo pensamentos negativos, impedindo de ver o lado positivo das situações.
4 – Afetam a saúde do corpo. Causa fadiga, cansaço constante, interferindo no aproveitamento do dia a dia.
5 – Resulta na incapacidade de resolver situações problemáticas. A perspectiva do murmurador é maiormente negativa. E ele introduz para dentro de si aversão a si mesmo.
O crente murmurador é caracterizado por:
1 – Difamar o próximas às escondidas – Salmos 101.5: “Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei” .
2 – Espalhar fuxico, calúnias entre os irmãos – Levítico 19.16: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo” .
3 – Falar mal do próximo – Tiago 4.11: “Irmãos, não falei mal uns dos outros” .
4 – Viver se queixando e amarguradas – Judas versículo 16: “E estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse” .
5 – Reclamar dos líderes na vida da Igreja – Êxodo 15.24: “E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? “ .
Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias