Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2023 – 28-05-2023 – Lição 9 – Uma família nada perfeita

27/05/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. – Gálatas 6.7

VERDADE PRÁTICA

Tudo o que os membros da família plantarem colherão. Essa é uma lei universal de Deus que pode ser constatada na própria natureza.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Samuel 3.2-5; 5.13-15; 12.10-13a 

2 Samuel 3 

2 – E a Davi nasceram filhos em Hebrom; foi o seu primogênito Amnonm, de Ainoã, a jezreelita; 

3 – e seu segundo, Quleabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; 

4 – e o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital, 

5 – e o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom. 

2 Samuel 5 

13 – E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas. 

14 – E estes são os nomes dos qu elhe nasceram em Jerusalém: Samua, e Sobabe, e Natã, e Salomão, 

15 – e Ibar, e Elisua, e Nefeque, e Jafia, 

16 – e Elisama, e Eliada, e Elifete. 

2 Samuel 12 

10 – Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezastes e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher. 

11 – Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. 

12 – Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. 

13 – Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor […].

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

O Senhor Jesus disse em Mateus 5.48: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus”. O adjetivo grego téleios é a origem da tradução da palavra ´perfeito´, que ocorre por 19 (dezenove) vezes no Novo Testamento, com o sentido de algo que alcançou o estágio final, de algo completo porque concluído, de algo consumado ao cumprir todo o processo necessário. Também tem o significado de ´maduro´, e em nós, homens, implica crescimento, numa comparação de homens na maturidade em contraste com bebês. Em Deus a perfeição não é algo alcançado, pois Ele é eterno. Deus é perfeito eternamente. E nós nos aproximamos da perfeição Dele participando da natureza divina em Cristo Jesus – I Pedro 1.4: “…para que por elas fiqueis participantes da natureza divina…”. Somente Deus é perfeito, no sentido absoluto. Nós podemos buscar a perfeição, porém, no sentido relativo de viver na área da perfeição. A perfeição do crente é comparativa e não absoluta. A nossa perfeição em Cristo é do tipo de excelência que deve diferenciar o discípulo do Senhor Jesus dos mundanos. Porque mais deve ser esperado dos seguidores de Cristo do que de quem não serve ao Senhor. E, pelas bênçãos que seguem a salvação, mais será encontrado num filho de Deus.

No Antigo Testamento, a palavra ´perfeito´ é o adjetivo hebraico tamim com o sentido de irrepreensível, íntegro, reto. Ocorre por 91 vezes. A primeira vez que esta palavra ocorre, está em Gênesis 6.9, referindo a Noé: “Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus”. Em Gênesis 17.1 há um imperativo divino a Abraão: “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito”. Andar aqui tem a ideia de progresso, buscando o crescimento espiritual e moral. Andar continuamente diante do Senhor. O comando “Anda em minha presença e sê perfeito”, é o de viver uma vida na busca contínua de agradar a Deus, sob o ponto de vista de Deus. 

Assim compreendido, a família perfeita é aquela com a disposição de agradar a Deus, de cumprir a vontade de Deus, sempre buscando o perdão dos pecados, até porque não há família perfeita no sentido absoluto, mas há família em busca da perfeição em Cristo Jesus, que segue sempre pronta em busca da santificação. 

I – O REI DAVI E SUA GRANDE FAMÍLIA

1 – Davi, o ungido por Deus

Davi foi ungido por três vezes. A primeira vez em em casa de seu pai, Jessé – I Samuel 16.13: “Então, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.”. A segunda vez, em Hebrom pela tribo de Judá – II Samuel 2.4: “Então, vieram os homens de Judá e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá”. E a terceira vez, ungido pelos anciãos de Israel, conforme II Samuel 5.3: “Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram Davi rei sobre Israel”.

A primeira unção foi de nomeação por Deus.

A segunda unção foi de aceitação.

A terceira unção foi de confirmação.

2 – Davi, o homem de Deus

A primeira vez que alguém foi designado como homem de Deus, na Bíblia, está registrado em Deuteronômio 33.1, referindo-se a Moisés. A frase se explica pela contrapartida de Deuteronômio 34.5, onde Moisés é chamado de ´servo do Senhor´. Portanto, sobretudo, um homem de Deus é antes e primeiramente, um servo do Senhor. Pela Bíblia, entende-se um homem de Deus, o servo com inspiração e revelação do Senhor. Davi foi chamado de homem de Deus, em II Crônicas 8.14.

Sete homens são assim chamados em toda a Escritura Sagrada:

1 – Moisés – Deuteronômio 33.1;

2 – Semaías – I Reis 12.22;

3 – Elias – I Reis 17.18;

4 – Eliseu – II Reis 4.7;

5 – Davi – II Crônicas 8.14;

6 – Jigdalias – Jeremias 35.4;

7 – Timóteo – I Timóteo 6.11.

3 – A grande família de Davi

Há estimativa de estudiosos da Bíblia, de que o rei Davi, provavelmente, teve mais de 50 filhos, haja vista que I Crônicas capítulo 3 relaciona o nome de vinte, e acrescenta no versículo 9: “afora os filhos das concubinas”. Outro registro que nos diz de sua grande prole é I Crônicas 14.3: “E Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém; e gerou Davi ainda mais filhos e filhas”.

Com família tão grande, a probabilidade de minar a paz e a unidade dela, estava sempre à porta da casa de Davi. Aprendemos a lição de que a poligamia está realmente fora do ideal de Deus, que é a de um homem para uma mulher. E a história da grande família de Davi enfatiza a tendência de que, tal prática, é completa e irremediavelmente ruim.

II – FILHOS E PARENTES NA CASA DE DAVI

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada