Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2023 – 14-05-2023 – Lição 7 – O relacionamento entre nora e sogra

13/05/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. –  Rute 1.16

VERDADE PRÁTICA

A fé cristã exalta o amor familiar e, mais especificamente, o respeito e a honra entre nora e sogra, bem como genro e sogro.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Rute 1.1-5, 8, 12-14 

Juízes 13 

1 – E sucedeu que nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos. 

2 – E era o nome deste home Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali. 

3 – E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos. 

4 – Os quais tomaram para si mulheres moabitas, e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. 

5 – E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido. 

8 – E disse Noemi às suas duas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use de benevolência, como usastes com os falecidos e comigo. 

12 – Tornai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda tivesse filhos, 

13 – esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. 

14 – Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na sequência dos livros da Bíblia, após sairmos da leitura de Juízes, um livro com narrativas de desvios, fracassos e arrependimentos repetidos do Povo de Israel, entramos a ler o livro de Rute, que se apresenta como um oásis de refrigério em meio do deserto. Uma história de amor reverente de uma jovem viúva por sua sogra, mãe de seu falecido marido. O tema desta lição poderia ser: Deus honra a quem sabe honrar.

Que por meio deste breve estudo, relacionamentos possam ser sarados, senão, pelo menos, possam ser revistos.

I – A CRISE ECONÔMICA NA TERRA DA JUDEIA

1 – A escassez que provocou fome na “casa de pão” (Rt 1.1)

Rute 1.1: “E sucedeu que nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos”.

É provável que esta fome registrada aqui tenha acontecido nos dias de Gideão, haja vista ser esta a única vez que lemos sobre uma fome nos dias dos juízes. Juízes 6.3 e 4 relata que os midianitas e amalequitas invadiam o território de Israel, e consumiam o que os israelitas haviam semeado. E quando saiam não restava provisão alguma. Eles atacavam com tão grande multidão que causavam fome e miséria.

Em Marcos capítulo 6, o Senhor Jesus viu a grande multidão e teve compaixão dela. Depois de lhes ministrar o Pão espiritual da Palavra, ouviu de seus discípulos que não havia o que comer ali. A multidão deveria ser despedida. O Senhor Jesus respondeu – Marcos 6.37: “Dai-lhes vós de comer”. Apareceram cinco pães e dois peixinhos. O Senhor Jesus mandou que todos se assentassem sobre a grama verde. Jesus é o bom pastor e nada nos faltará. Ele nos faz assentar ainda hoje, nos pastos verdejantes. Multiplicou os pães e os peixes. Repartiram a todos, todos ficaram fartos, e ainda sobraram doze cestos cheios.

A palavra ´Belém´ significa ´casa do pão´; porém, havia escassez de alimentos no que antes fora um lugar de fartura e colheitas. Meus amados, hoje, a Igreja é a Casa do Pão, a Belém espiritual, onde os famintos devam ser providos e os celeiros devam estar cheios. Não pode haver falta da Palavra de Deus na vida da Igreja.

2 – A crise de uma família (Rt 1.1-3)

A família era formada por Elimeleque, Noemi e dois filhos, Malom e Quiliom. O nome Elimeleque significa ´Meu Deus é Rei´. É um lindo significado. O registro do pequeno livro de Rute, nos primeiros versículos, sugere que esta família era pacífica, próspera e feliz. Moravam em Belém, terra bíblica anotada como a cidade de Davi, o amado rei de Israel. Nos seus campos, nos campos de Belém, os anjos anunciaram o nascimento do Rei Jesus, amado de todos nós.

Mas, os dias em Belém mudaram, e esta família padeceu a falta de pão. Elimeleque emigrou para as terras de Moabe, pois a notícia era de que lá tinha alimento com abundância. Pela razão e pela lógica, ele fez o que parecia certo ao emigrar. Sim, pois havia abundância de pão em Moabe e escassez em Belém. Porém, numa avaliação espiritual ele não estava tomando a melhor decisão: deixava para trás a terra do Deus de Israel, e mudava-se para uma região idólatra e de costumes mundanos. Moabe era um país ímpio. Então, a família de Elimeleque perdia a vantagem espiritual. Não é sábio dar como pouca vantagem os valores e as bênçãos espirituais. Que tristeza quando um crente fica mais próspero para a vida deste mundo, e empobrece para a eternidade.

Lá em Moabe, morreram tanto Elimeleque quanto os dois filhos Malom e Quiliom. Sobreveio a viuvez, o desamparo e os dias de luto. As crises, quaisquer que sejam os seus nomes, afetam os relacionamentos familiares. Como agimos e reagimos na crise, resulta em agrava-la ou abranda-la. No caso aqui, vamos aprender sobre como estes acontecimentos mudaram para o bem, o rumo da sogra Noemi e da nora Rute.

Como nós já bem sabemos o final desta história do livro de Rute, podemos citar Romanos 8.28 – Nova Versão Transformadora: “E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com o seu propósito”

II – SUPERANDO AS CRISES EXISTENCIAIS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada